New Retail Chinês é tema de palestra na Expo Franchising ABF Rio Virtual

O sócio e head corporate da StartSe, Felipe Leal, ministrou na tarde desse sábado (26/09) durante a Expo Franchising ABF Rio Virtual, a palestra “Nova Economia – New Retail da China” sobre como o crescimento e evolução do mercado chinês podem ser inspiradores para o varejo brasileiro. O palestrante apresentou informações de empresas como a Alibaba e a percepção adquirida nas missões da StartSe na China.

Segundo Leal, o conceito do New Retail, criado primeiramente por Jack Ma – fundador do Grupo Alibaba –, vai muito além do online e offline e abrange como o cliente pode fazer para interagir. “Para integrar as ações, é preciso uma inteligência de dados e logística para gerar para cada cliente uma experiência cada vez mais personalizada e única”, disse.

Para Leal, não há como entender a China sem entender os contextos histórico, cultural, social, político e econômico. A China está competindo diretamente com os Estados Unidos para liderar o mercado de inovação e tecnologia. Ela é a nação mais avançada no e-commerce e tecnologias para o varejo físico. É líder também de investimentos em Inteligência Artificial e possui a maior quantidade de dados de consumidores do planeta, sendo uma das mais avançadas na utilização de Big Data.

O CEO apresentou cases de marcas brasileiras como a Magalu, que se inspirou na plataforma do Alibaba para desenvolver a sua estratégia e se tornar uma grande plataforma para promover a digitalização do varejo brasileiro.

Durante a apresentação, Leal evidenciou a experiência da StartSe com o modelo de desenvolvimento do mercado chinês onde a busca da inovação é o maior objetivo.Ele destacou, ainda, como é possível fazer negócio com um mercado tão diferente do mundo ocidental com o uso do anagrama da palavra CHINA. “É preciso entender como eles agem para poder conseguir investir. O essencial sobre como fazer negócios com chineses. A importância da confiança e dos costumes nas relações comerciais. Como pensam, vivem e trabalham os empreendedores na China”, disse.

O especialista destacou os novos ecossistemas chineses: “Os principais polos de inovação são as cidades Beijing, Shanghai, Hangzhou (cidade onde fica a sede da Alibaba) e Shenzhen”. “As cidades que se transformaram nos principais ecossistemas inovadores e empreendedores da China a partir de clusters concentrados. E é preciso conhecer as principais empresas de tecnologia: Alibaba, Baidu, Bytedance e outras. Como elas criaram os seus próprios ecossistemas de empresas e soluções para se tornarem onipresentes na vida dos chineses e também na vida dos brasileiros”, concluiu.

Ao fim da palestra, ele agradeceu e apresentou aos participantes as datas e condições especiais para a próxima missão China em 2021 da StartSe. Acompanhe as novidades das marcas e outras palestras da Expo Franchising ABF Rio no site: expofranchising-abf.rio.br