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Negócios em exposição: Feira de franquias é oportunidade para começar um negócio

Jornal O Estado de S.Paulo – Cris Olivette – 18/05
 
De 4 a 7 de junho, 480 marcas expositoras, sendo 43 delas participantes pela primeira vez, estarão presentes no evento que ocorrerá no Expo Center Norte, em São Paulo
 
Em 2012, os empresários Antônio Domingos Rodrigues e Edgar Silveira Rodrigues, pai e filho, visitaram a feira de franquias da Associação Brasileira de Franchising (ABF) para conhecerem franquias do ramo de lavanderia.

“Queríamos um negócio com futuro promissor. Optamos por esse segmento porque estava havendo uma transformação no comportamento dos brasileiros, por conta da nova legislação trabalhista das domésticas”, diz Edgar.


Antônio conta que o contato com a marca 5àsec ocorrido durante o evento realizado em junho foi frutífero. “No final de 2012, já estávamos com duas unidades em operação. Em dezembro de 2013, inauguramos a terceira”, diz.

Edgar afirma que eles optaram pela 5àsec após realizarem pesquisa própria, na qual identificaram o grau de aceitação do público. “Concluímos que valia a pena pagar um pouco mais por essa marca e adquirir um negócio que tem boa aceitação entre os consumidores. Assim, garantimos um retorno maior.”

Outro negócio que pegou carona na PEC das Domésticas foi a marca especializada em agenciamento de trabalho doméstico, Maria Brasileira, criada em 2012 e transformada em franqueadora no ano seguinte. Segundo um dos sócios, Felipe Buranello, a empresa estará debutando na ABF Franchising Expo 2014, que ocorrerá entre os dias 4 e 7 de junho, no Expo Center Norte, na capital paulista, e reunirá 480 expositores e 43 mercas do Brasil e exterior.

“Estamos com 75 unidades em funcionamento e esperamos chegar a 150 até o final do ano, impulsionados principalmente pelo retorno que esperamos obter após nossa participação na feira”, conta.
Opção de negócio de baixo investimento e que não exige dedicação em tempo integral é a Mr. Kids. “Franqueamos máquinas que vendem brinquedos, adesivos, balas etc”, diz o fundador, Antônio Chiarizzi.

O empresário conta que a marca foi criada em 2012 e terá estande na feira pela terceira vez. “Essa feira tem um nome respeitado e as empresas que estão lá fazem parte da ABF, o que dá uma seriedade às marcas. No nosso caso, essa é a melhor maneira que encontramos de mostrarmos ao público os vários tipos de máquinas que temos para oferecer. Após o evento, podemos medir o retorno, já que nosso segundo semestre é melhor do que o primeiro em termos de novas adesões à marca.”
 
Wanderlei Sanches Garcia, franqueado da Mr. Kids, diz que conheceu o negócio no evento realizado em 2012. “A feira foi em junho, e em agosto fechei o contrato. Hoje, tenho 40 máquinas instaladas em pontos distribuídos entre São Caetano e São Paulo.” Garcia afirma que está bem satisfeito com o negócio.

“A franqueadora é responsável pela manutenção dos equipamentos, Cabe ao franqueado definir o melhor dia e horário para passar nos pontos, retirar o dinheiro e fazer a reposição dos produtos. É um negócio que está em ascensão e tem bastante aceitação.”

Outra marca que está há pouco tempo no mercado e vai aproveitar o evento é a Container Segurança, especializada na locação de containers usados como banheiro ou dormitório em obras. “O negócio foi criado em 2009. Nossa primeira participação na feira foi no ano passado e fechamos vários negócios após o evento”, afirma o proprietário, Ivan Zafalon.

De acordo com ele, a expansão da marca que conta hoje com 87 unidades, é decorrente do cuidado e atenção com os franqueados.

Zafalon dá um recado para quem deseja adquirir uma franquia. “O candidato deve conhecer a fundo a franqueadora. Isso é possível ligando para diversos franqueados. Acho que essa é a maneira mais sensata e honesta de apresentação do negócio.”

E quem passou de cliente a dono de uma unidade da Doctor Feet foi Miguel Rogério Júnior. “Eu e minha mulher frequentávamos uma unidade instalada no Shopping Plaza Sul. Sempre que íamos lá, o franqueado dizia que eu deveria investir no segmento. Até que em 2003, resolvemos visitar o estande da marca durante a feira de franquias.”

Rogério Júnior conta que acabou comprando uma unidade no Shopping Center 3. “Hoje, atendemos 1,8 mil pessoas por mês. Acredito que localização é um dos principais aspectos a ser considerado por quem pretende atuar no segmento.”