Na Mira Edição 90

Na Mira Edição 90

CNA lança podcast “Ser bilíngue é pra já”
O CNA lançou em março o podcast “Ser bilíngue é pra já” com o objetivo de promover debates sobre as oportunidades que se abrem para crianças e jovens a partir do domínio da língua inglesa.

O primeiro episódio foi ao ar no dia 4 de março e contou com a participação do diretor de Educação do CNA Marcelo Barros e da especialista em políticas públicas e educação Claudia Costin.

A série faz parte do programa CNA na Escola e está disponível nos aplicativos Spotify, Deezer, Soundcloud e YouTube.

O CNA tem mais de 600 escolas no Brasil e prevê inaugurar mais 80 novas este ano e chegar a mil unidades até 2025.
www.cna.com.br

Água de Cheiro chega em Santa Catarina
A Água de Cheiro inaugurou a sua primeira unidade em Santa Catarina: no Porto Belo Outlet Premium, shopping às margens da BR101, na cidade de Porto Belo.

De acordo com Olindo Caverzan Junior, diretor geral da Água de Cheiro, a chegada nesse Estado reforça o plano de expansão da rede para este ano.

“Nosso objetivo é ampliar a presença da marca em todas as regiões do País e alcançar a marca de 280 operações até o final de 2020”, explica.

O franqueado de Porto Belo adquiriu outras duas operações da marca, que serão inauguradas em breve. A Água de Cheiro foi fundada em 1976 em Belo Horizonte e conta atualmente com 180 unidades e mais de 400 produtos em seu portfólio.
www.aguadecheiro.com.br

Target Mais entra para o franchising
Fundada em 2016, a agência de marketing digital Target Mais Publicidade acaba de entrar para o franchising no formato home based.

Segundo a empresa, além da estruturação enxuta, o modelo conta com acompanhamento e suporte constantes, com gerentes de campo trabalhando in loco e auxiliando os franqueamentos do momento da implantação até o início das operações.

Com investimento a partir de R$ 37,9 mil, a Target Mais calcula retorno do capital investido em até 12 meses.

A agência oferece soluções focadas em resultados, sendo utilizadas ferramentas e técnicas como SEO, Inbound Marketing, Google Ads e Facebook Ads.
www.targetmais.com.br

300 Franchising incorpora Mais Top Estética
Empreendimento liderado pelos irmãos Leandro e Leonardo Castelo – fundadores da Ecoville –, a aceleradora de franquias 300 Franchising anunciou a aquisição da rede de franquia Mais Top Estética.

Os números da transação não foram divulgados. A Mais Top tem 40 unidades em implantação e o objetivo é alcançar a abertura de uma clínica a cada três dias e a venda de uma nova a cada dois dias. Para 2021, impulsionada pelo aporte da 300 Franchising, a rede projeta um faturamento de R$ 180 milhões, com pelo menos 300 unidades em operação.

“Alcançar essa meta é fundamental para sermos líderes de mercado em 2021”, afirma Caio Rodrigues, CEO e sócio-fundador da Mais Top Estética. Já os irmãos Castelo querem chegar ao fim deste ano com 30 marcas aceleradas, chegando a um ritmo de pelo menos 300 contratos de franquias por mês até o final de 2021.
www.maistopestetica.com.br

Chicken in House almeja 100 franquias em 2020
A Chicken in House prevê alcançar 100 franquias em operação este ano. Atualmente, a rede tem 38 franquias em atividade e 25 a serem inauguradas, além de seis máster franquias.

Para balizar o crescimento, a empresa aposta no lançamento da marca Chicken in House Gourmet e na expansão do seu modelo delivery em tempos de isolamento social. O modelo, que a empresa iniciou em 2015, custa a partir de R$ 69,9 mil para cidades com até 100 mil habitantes.

“Nascemos no delivery e só depois viramos franquia, por isso resolvemos trazer essa opção para o nosso público. Atualmente é o modelo mais procurado pelos os interessados em adquirir uma franquia, já que custa menos, traz comodidade e lucro certo”, diz o John Lenon, fundador da Chicken in House.
www.chickeninhouse.com.br

Arena Baby traça plano de expansão
A Arena Baby quer comercializar 35 unidades este ano e alcançar R$ 30 milhões em faturamento. Para tanto, a marca pretende aumentar a estrutura interna da franqueadora, elevar os investimentos em expansão e implantar um aplicativo próprio.

Com cinco anos no mercado, a rede de franquia de brechó infantil cresceu 1000% no ano passado (de uma unidade franqueada para dez) e faturou R$ 6,6 milhões.

Para a empresa, o crescimento foi motivado pela recessão econômica, que fez com que muitos brasileiros reavaliassem seus hábitos de consumo. Segundo levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o número de pessoas adeptas ao consumo colaborativo cresceu 81% no último ano.
www.arenababy.com.br

Pello Menos planeja expansão em shoppings
A rede de franquias Pello Menos abriu a primeira unidade em shopping center no País: no Shopping Partage, na avenida Presidente Kennedy, no centro de São Gonçalo (Rio de Janeiro).

Até o final do ano, outras cinco unidades devem ser inauguradas em shoppings, além de mais dez lojas de ruas. Atualmente, a rede conta com mais de 50 unidades nos estados do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. “O shopping é uma excelente vitrine para o nosso projeto de expansão pelo País, já que proporciona maior visibilidade. Para o investidor, segurança e comodidade aos clientes também é bastante relevante na escolha da franquia”, explica Regina Jordão, CEO da rede.

Com as expansões, a rede Pello Menos prevê elevar o faturamento este ano em 10%. No ano passado, a empresa faturou R$ 46 milhões.
www.pellomenos.com.br

Fran´s Café aposta com realidade aumentada em novo cardápio
O Fran’s Café implantou realidade aumentada em seu cardápio. Com o conceito Fran’s 360º, a rede quer proporcionar uma nova experiência para o cliente, que poderá interagir com a marca ao acessar vídeos, novidades das marcas, cupons de desconto e localizador de lojas.

Desenvolvida em parceria com a ARX Technology, a realidade aumentada do cardápio pode ser acessada via aplicativo Fran´s Café. Depois, basta clicar no ícone Fran´s 360º e direcionar a câmera do celular nos pontos do cardápio que contam com o ícone Fran´s 360º.

“No futuro próximo, queremos transformar o aplicativo em canal de pagamento, o que deixará a experiência ainda mais completa para o cliente com muita informação e comodidade”, informa Francisco Conte, diretor de Marketing da rede.
www.franscafe.com.br

ABF homenageia Enzo Donna
A ABF, em nome de toda a comunidade do franchising, se solidariza com toda a família de Enzo Donna, da ECD Food Service, falecido no dia 19 de março.

“Não temos palavras para agradecer a importante colaboração de Enzo e de sua empresa com a entidade, o franchising e, em especial, o setor de Food Service.

Foram muitos anos de atuação conjunta e muitas conquistas, como a Pesquisa Setorial do Food Service e o Simpósio de Food Service, elaborados juntos anualmente há 14 anos”, disse a entidade em comunicado.
www.abf.com.br

Depyl Action mira Sudeste para abrir dez lojas
A Depyl Action pretende inaugurar dez unidades na região Sudeste do País até o final deste ano. “Nossa meta é ter franquias em todas as capitais do País, mas nesse primeiro momento o plano de expansão está focado na região Sudeste.

Temos mais de 25 unidades em operação entre os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Vamos tornar nossa marca vez mais conhecida pelo Brasil”, comenta Danyelle Van Straten, sócia-fundadora da marca. Com sede em Belo Horizonte, em Minas Gerais, a marca possui mais de 110 franquias em operação.

O investimento em uma unidade da empresa parte de R$ 340 mil, com faturamento médio mensal de R$ 85 mil e prazo de retorno estimado entre 24 e 48 meses. A lucratividade varia entre 10 e 15%.
www.depylaction.com.br

Emagrecentro aposta no interior de São Paulo
Com mais de 160 unidades em operação no Brasil, a Emagrecentro aposta no interior de São Paulo para abrir dez unidades até o final do ano. Cidades como Assis, Leme, Ourinhos e Paulínia estão no radar da marca.

“O eixo SP-Rio tem sido evitado pelos empresários devido a diversas franquias operarem na região. Porém, a alta demanda de serviços do nosso segmento faz dessas cidades promissoras para expansão. Quando o assunto é saúde, o interesse das pessoas está cada vez maior.

Paralelo a isso, mais de 54% da população é obesa no País. Nosso objetivo é diminuir esse percentual. Por isso, precisamos estar em todas as cidades do Brasil”, explica Edson Ramuth, fundador da Emagrecentro e da Best Shape, nome da marca nos Estados Unidos.

A marca também prevê abrir outras 30 clínicas até dezembro em outras regiões do País.
www.emagrecentro.com.br

Odontoclinic projeta crescimento no Rio de Janeiro
Com investimento de cerca de R$ 7,2 milhões em novas unidades, aquisição de software de gestão, entre outros, a Odontoclinic prevê abrir 16 clínicas no Rio de Janeiro este ano, que devem gerar 400 postos de trabalho.

Para 2021, a previsão é inaugurar 24 unidades e, no ano seguinte, mais 32 clínicas, somando 73 unidades no Estado do Rio de Janeiro. No total, espera-se que o capital investido na região totalize R$ 32,4 milhões, com a criação de 1,8 mil empregos diretos e indiretos até 2022.

Presente atualmente em 16 estados com mais de 200 clínicas, nacionalmente a rede espera um faturamento de R$ 230 milhões este ano, 13,9% superior ao obtido em 2019, com investimento total de R$ 28 milhões.

Em relação à pandemia do coronavírus, a rede também adotou protocolos de atendimento e colocou à disposição dos pacientes canais de triagem para atendimentos para procedimentos de emergência.
www.franquiaodontoclinic.com.br

Primicia retoma expansão por meio de franquias
Depois de reestruturar lojas e contratar a consultoria financeira Duo Process, a rede de franquias Primicia traçou novo plano de expansão no franchising: alcançar 100 unidades até 2021.

Para tanto, a empresa modernizou a arquitetura, modificou cores e apostou em um modelo de loja mais clean para atrair um número maior de consumidores. Além disso, a empresa lançou o Projeto Risco Zero, segundo o qual se o franqueado seguir à risca a cartilha da franqueadora e não performar no prazo estipulado de retorno, ela recompra a unidade de acordo com o investimento inicial.

Criada em 1952 por imigrantes argentinos, a Primicia tem hoje quatro lojas no Atrium Shopping, em Santo André (SP), no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande (MS), no Shopping Esplanada Iguatemi, em Sorocaba (SP), e no Outlet de Fábrica, em Caieiras (SP).
www.primicia.com.br

Tutores lança seu material didático-pedagógico
Ao completar 11 anos no mercado, a Tutores lançou seu próprio material didático-pedagógico: o Programa de Estimulação Cognitiva Multidisciplinar. O material, elaborado em parceria com o professor, pesquisador e especialista em transtornos de aprendizagem Rafael Silva Pereira, é composto por quatro programas de estimulação: Matemática, Funções Executivas, Consciência Fonológica e Habilidade Psicomotora.

Em fase de implementação na rede, a expectativa é de que, até o final do ano, 100% dela já o esteja utilizando. E, em 2021, adianta o sócio-fundador da marca Artur Hipólito, outros quatro livros deverão ser lançados, com níveis mais avançados por temas.

Dannemann Siemsen recebe premiação
O escritório associado da ABF Dannemann Siemsen recebeu a premiação de melhor gestor do mundo dos ativos de marcas e patentes em 2019.

O prêmio foi concedido pelo grupo Abinbev, das marcas brasileiras Brahma, Antártica e Skol e das marcas internacionais Budweiser, Corona, Michelob, Stella Artois, Leffe, dentre milhares de outras marcas.

O escritório foi também selecionado para fazer a gestão mundial desses ativos em mais de 150 países.

O FRANCHISING NO COMBATE AO CORONAVÍRUS

ABF promove ações para enfrentar o coronavírus
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) tomou uma série de medidas para enfrentar a pandemia do coronavírus. A entidade estabeleceu o regime de home office desde 17 de março para seus colaboradores, reduziu em 50% as mensalidades nos meses de abril, maior e junho, suspendeu os eventos presenciais programados e montou um Comitê de Crise, que trabalha em quatro frentes: shopping centers (com o intuito de obter a redução de custos dos lojistas), financeira (para prioridade no atendimento e exclusividade em linhas de financiamento junto aos bancos), tributos (pela desoneração da folha e redução de encargos) e melhores práticas (disseminação da instrução jurídica para o momento). Além disso, a ABF lançou o projeto Mesas Redondas Virtuais, inspirado nas mesas que realizadas na Convenção Anual do Franchising.
www.abf.com.br

Grau Técnico iniciou oferta de ensino a distância
A rede de franquias de ensino Grau Técnico – carro-chefe do grupo Grau Educacional, que também conta com a Grau Profissionalizante – passou a oferecer, a partir de 30 de março, a opção de ensino a distância para os estudantes assistirem as aulas em qualquer hora e local. As aulas são válidas para todos os cursos e serão correspondentes às disciplinas teóricas. A parte prática será feita na escola, após a normalização das atividades. Já as turmas que ainda não foram iniciadas tiveram suas aulas adiadas para o fim de maio, em data a ser confirmada, conforme orientações de cada Estado. Os coordenadores pedagógicos da franquia também esclarecem dúvidas por e-mail, WhatsApp e Portal Acadêmico.
www.grautecnico.com.br

Instituto Gourmet muda rotina para combater o coronavírus
O Instituto Gourmet, rede de franquia de ensino gastronômico, adotou algumas medidas para seguir a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) no combate ao coronavírus.

Na franqueadora, a maior parte do serviço está sendo feito via home office e nas unidades a orientação é de que os colaboradores trabalhem em formato de rodízio fora do horário de pico, evitando aglomerações no transporte público.

Já em relação aos alunos, a orientação da franqueadora é que cada unidade comece a preparar pequenas pílulas diárias para suprir a falta de aula presencial, mantendo o fluxo de informações e demandas para os alunos.

A rede, que hoje pertence à Holding SMZTO, estuda a possibilidade de criar aulas EaD (Ensino a Distância).
www.institutogourmet.com

Moldura Minuto promove ações durante a pandemia
Durante o período de quarentena ocasionado pelo coronavírus, a rede de emolduramento rápido e galeria de arte Moldura Minuto lançou a ação MM Fazendo Arte, na qual escolherá um tema semanal para que as crianças se inspirem e criem desenhos.

O melhor desenho, selecionado por uma comissão interna, será emoldurado e o quadro entregue para a criança quando a pandemia. Além disso, artistas da rede estão disponibilizando suas artes para que as crianças possam colorir e postar nas redes sociais e toda a rede possa replicar em suas páginas.

O CEO da marca Antônio Carlos Viegas também está fazendo lives semanais sobre gestão de crise e estudando outras ações voltadas, por exemplo, para os maduros. “Neste momento não existe certo ou errado, bom ou mal, existe fazer e tentar acertar. O erro é não fazer nada”, disse.
www.molduraminuto.com.br

Maria Brasileira adota medidas contra o coronavírus
A Maria Brasileira investiu em campanhas escritas e de vídeos para conscientizar seus colaboradores, franqueados, prestadores de serviços e clientes sobre a pandemia. Para os seus 240 franqueados em todo o Brasil, a rede de franquias multisserviços disponibilizou materiais didáticos para que eles treinem as suas equipes de prestadores de serviços com os cuidados de higienização e técnicas de limpeza focadas no coronavírus – com treinamento para limpeza, por exemplo, de pontos estratégicos como maçanetas de portas. Além do material didático, as prestadoras de serviços da Maria Brasileira receberam um kit de proteção que inclui luvas, máscara e álcool gel, que também está sendo entregue de brinde aos clientes.
www.mariabrasileira.com.br

Colégio Brasil Canadá cria sala de aula virtual
Seguindo a determinação do Governo e autoridades de saúde na tentativa de frear a transmissão do Covid-19, o Colégio Brasil Canadá – Educação Bilíngue construiu novas alternativas às aulas presenciais e criou “salas de aulas” virtuais no Google Classroom para todos os níveis, além de contar também com a plataforma Zoom para interação entre estudantes e professores. A entrega de tarefas será diária e a carga horária será equivalente ao período de aula. Bruna Elias, coordenadora pedagógica do Colégio Brasil Canadá, explica que as aulas serão no formato “live” e gravadas, com revisões de matérias passadas e darão sequência ao conteúdo que estava previsto no planejamento letivo de 2020.
www.colegiobrasilcanada.com.br

Times Idiomas se estrutura para entregar aulas 100% on-line
Em função da pandemia da Covid-19, a rede de franquias Times Idiomas reformulou o seu modo de dar aulas. Visando a segurança dos alunos e dos funcionários, a escola de inglês optou por oferecer seus cursos de forma 100% on-line.

Todas as aulas virtuais precisam ser agendadas pelos telefones disponíveis no site, conforme a unidade, ou pelo WhatsApp (19) 99293-8709. Em seguida, os alunos baixam aplicativos como o Zoom, Skype ou Whereby para dar andamento no curso. Novas matrículas também estão sendo feitas de forma 100% on-line.

De acordo com o diretor operacional da Times Idiomas, Anderson Galvez, a facilidade de ter as aulas on-line já estava prevista para acontecer, eles apenas precisaram adiantar o processo.
www.timesidiomas.com.br

Óticas Diniz incentiva as pessoas a ficar em casa
As Óticas Diniz aderiram ao movimento #FiqueEmCasa e lançou a campanha ‘Nunca foi sobre óculos’ na TV aberta e nas mídias sociais. Com filmes de 15″ e 30″, a comunicação transmite a mensagem de que é preciso se manter firme e confiante nesse período.

“A nossa comunicação on-line visa incentivar as pessoas a se protegerem olhando adiante e com esperança no futuro. Além disso, diariamente, damos dicas que vão desde cuidados voltados para a prevenção até como adequar-se à nova rotina e como aproveitar melhor o tempo em casa”, afirma Luciane Gomes, gerente de Marketing da rede.

Os filmes podem ser conferidos nas plataformas digitais das Óticas Diniz no Instagram (@oticasdiniz), no Facebook (/oficial.oticasdiniz) e no Youtube (vide QR Code).
www.oticasdiniz.com.br

Calçados Bibi concede férias coletivas aos trabalhadores
Diante da recomendação de quarentena dos órgãos públicos, a Calçados Bibi concedeu férias coletivas de 23 de março a 12 de abril aos seus colaboradores que atuam na fábrica e na sede administrativa, ambas localizadas em Parobé, no Rio Grande do Sul, e na fábrica de Cruz das Almas, na Bahia.

Alguns colaboradores seguiram em regime de home office. Com todas as lojas da rede fechadas – são 120 unidades, sendo a maioria localizada em shopping centers –, a empresa manteve as vendas pelo e-commerce e desenvolveu uma ação em que um determinado valor de venda de cada compra on-line será enviado para a equipe de uma das lojas, que pode ser escolhida pelo próprio consumidor.
www.bibi.com

Pizza Prime muda logo para apoiar que as pessoas fiquem em casa
Para apoiar a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) que pede o isolamento social, a Pizza Prime mudou provisoriamente o seu logotipo.

O círculo, que remetia o formato de uma pizza sendo consumida foi substituído por uma casa, dando ênfase ao consumo responsável por meio do delivery e alertando seus consumidores sobre a importância de ficarem em suas casas, evitando assim o contágio da Covid-19.

“Tomamos todas as medidas preventivas com relação à saúde dos nossos colaboradores e com a higienização correta no preparo de todos os alimentos, tudo para que nossos clientes possam ficar tranquilos na hora de solicitar o delivery.

Além disso, a entrega é realizada sem que o entregador tenha contato com o cliente”, informa Gabriel Concon, sócio-diretor da Pizza Prime. A rede tem cerca de 50 unidades.
www.pizzaprime.com.br

Cielo: cresce demanda por pagamentos via link
A Cielo registrou aumento superior a 200% no credenciamento de clientes aptos a realizar transações por meio do Super Link desde o início de março, período marcado pelo começo da propagação da Covid-19 no país e de restrições ao funcionamento do comércio em vários estados brasileiros.

Dentre os clientes credenciados nesta semana estão Ri Happy, O Boticário, Santa Lolla e Grupo Itavema. O Super Link funciona da seguinte forma: lojistas e empreendedores encaminham um link de pagamentos por SMS, WhatsApp, e-mail e redes sociais para que seus clientes possam efetivar as compras.

O Super Link permite que o comerciante aceite pagamento com cartões de crédito e débito, também na modalidade parcelada, sem a necessidade de usar maquininha.

“Em tempos de Covid-19, quando os contatos entre as pessoas devem ser evitados, é necessário estar aberto a outros formatos de vendas”, afirma Rogério Signorini, diretor de E-commerce e Canais Digitais da Cielo.
www.cielo.com.br

McDonald’s fecha salão dos restaurantes durante pandemia
A Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald’s no mundo, tomou a decisão de fechar o salão de seus restaurantes no Brasil a partir de 23 de março, medida que amplia a proteção de seus clientes e funcionários num período de expansão da contaminação pelo novo coronavírus.

A rede informa que temporariamente seus mais de 1000 restaurantes no país atenderão aos clientes exclusivamente pelo delivery, drive-thru e, em algumas situações, pedidos para viagem, incluindo as lojas de rua.

“Esse é o momento de pensar na proteção dos nossos funcionários, clientes e comunidade, e ter uma visão de longo prazo para o nosso negócio”, explica Paulo Camargo, presidente da Divisão do Brasil.

O McDonald’s também abriu turmas de formação gratuita e on-line voltadas a micro e pequenos empresários do setor de alimentação no Brasil.
www.arcosdorados.com/ir