Na Mira Edição 73

Matéria reproduzida da Revista Franquia & Negócios – Edição 73

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Fini INVESTE EM novo posicionamento de marca
Com o conceito “Abriu, Sorriu”, a Fini lançou novo posicionamento de marca este ano, baseado em transmitir sensações boas ao consumidor. Segundo o coordenador de Marketing Digital da Fini, Luiz Henrique Ferreira, a ideia é que as pessoas tenham um momento surpreendente, colorido e feliz quando consomem um produto da marca. Para divulgar a ação, além de ações em mídia impressa, a Fini lançou um vídeo produzido pela Fri.to – veja no QR Code ao lado – e uma landing page sobre a campanha, na qual o usuário pode publicar suas fotos com balas da Fini e compartilhar nas redes sociais com a #abriusorriu.
mundofini.com.br/abriusorriu

NYS Collection lança home-based
A marca norte-americana NYS Collection lança na metade deste ano a primeira franquia de óculos que cabe numa bolsa ou mala. No formato bolsa, é possível comportar 50 óculos. Já a mala conta com gavetas e o estoque chega a aproximadamente 100 modelos. O investimento inicial nessa franquia home-based – desenhada para o empreendedor que não deseja arcar com custo de um ponto comercial – é de R$ 15 mil, a taxa de franquia de R$ 5 mil e o capital de giro de R$ 3 mil. A marca cobra 15% do valor das compras em royalties e 2% de taxa de publicidade. O faturamento médio mensal estimado é de R$ 5 mil. Fundada em 1996 nos Estados Unidos, a NYS Collection está no Brasil desde 2014.
www.nysbrasil.com.br

Gendai inaugura flagship
O Gendai reformulou a sua primeira unidade no Brasil, localizada no Morumbi Shopping, e a transformou em flagship (loja-conceito). Inaugurada há 24 anos, a unidade foi transferida para a área gourmet, localizada no Piso Lazer do centro de compras da capital paulista. As mudanças fazem parte do projeto de lifting, que tem previsão de ser concluído até o final de 2018 e que combina elementos tradicionais da cultura japonesa com traços modernos. Nesse novo conceito, a marca busca resgatar a tradição por meio do origami e de uma paleta de cores que remonta as ilustrações japonesas antigas. O Gendai tem mais de 60 lojas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Ceará e Mato Grosso do Sul.
www.gendai.com.br

Carlos Wizard compra 35% da WiseUp
Pouco mais de três anos após vender o Grupo Multi por cerca de R$ 2 bilhões para a Pearson, o empresário Carlos Wizard Martins voltou ao mercado de ensino de idiomas com a aquisição de 35% da WiseUp. A aquisição, no valor de R$ 200 milhões, foi feita pela Sforza – family office de Carlos Wizard – e pela Santorini – empresa de investimentos de Charles Martins, filho de Carlos Wizard. Fundada em 1995 pelo empreendedor Flávio Augusto da Silva, a WiseUp foi vendida por R$ 1 bilhão em 2013 para a Abril Educação e recomprada por R$ 350 milhões no final de 2015. A previsão é que a rede feche 2017 com 320 unidades em todo o Brasil (hoje são 280), 70 mil alunos e receita de R$ 400 milhões. Carlos Wizard e Charles Martins terão assento no Conselho de Administração da empresa juntamente com Flávio Augusto, que continuará atuando como CEO.
www.wiseup.com

Bob’s quer abrir 100 unidades em 2017, quando completa 65 anos
Este ano, quando completa 65 anos, o Bob’s investirá R$ 150 milhões para abrir 100 unidades e reformar 140. O foco de crescimento em 2017 inclui tanto capitais como cidades do interior com mais de 100 mil habitantes. Atualmente, a rede tem mais de 1,1 mil pontos de venda em todo o Brasil. Em abril, o Bob’s também realizou sua Convenção em Angra dos Reis, quando debateu a modernização da marca e o desejo de atingir os consumidores da geração millenial. Na ocasião, o diretor-geral da marca, Marcello Farrel, apresentou aos franqueados as novas tecnologias utilizadas para trazer mais conveniência e agilidade para o cliente, além de permitir a customização dos pedidos.
www.bobs.com.br

Casa do Construtor PREVÊ INAUGURAR 29 unidades este ano
Para 2017, além de 14 unidades somente no estado de São Paulo, a Casa do Construtor projeta inaugurar outras 15 lojas em estados como Minas Gerais e Rio Grande do Sul e em localidades nas regiões Norte e Nordeste do País, onde a rede enxerga grande potencial para os negócios. Para alcançar a meta, a Casa do Construtor adota quatro estratégias: loja nova, conversão de bandeira, expansão interna e o lançamento de unidades + Rental, modelo de franquia compacto, para cidades de até 50 mil habitantes, instalado dentro de lojas de material de construção. Atualmente, a rede tem 115 unidades no estado e 250 franquias em todo o País.
www.casadoconstrutor.com.br

Arena Baby investe em consumo consciente de roupas
Criada em 2015, a marca de roupas infantis Arena Baby entrou para o franchising no final de 2016 com um novo conceito: gerar créditos aos clientes que levarem às suas lojas produtos que os filhos não usem mais. Essas peças, que devem estar limpas, sem manchas e em ótimo estado de conservação, são de 40% a 70% mais baratas do que em lojas convencionais. Produtos novos também são encontrados nas araras. Iniciando a terceira loja própria em abril, a rede de franquias espera fechar o ano de 2017 com sete unidades (Santo André, Mauá e São Bernardo do Campo) e quatro franqueadas. O investimento inicial em uma unidade da Arena Baby é de R$ 250 mil, com taxa de franquia de R$ 40 mil e faturamento bruto mensal de R$ 60 mil.
www.arenababy.com.br

Griletto adota bandeja inteligente em suas lojas
A partir deste ano, o Griletto deixa de usar lâminas de papel nas bandejas e passa a adotar uma bandeja plástica inteligente. A intenção é gerar uma economia anual de R$ 600 mil e reduzir o impacto ambiental de 12 milhões de lâminas, que correspondiam a cerca de 57 toneladas de papel. De acordo com especialistas, são necessárias onze árvores para produzir uma tonelada de papel. “A bandeja inteligente permite melhor distribuição da refeição, com espaços adequados para o prato e para a bebida, além de facilitar o transporte do balcão para as mesas da praça de alimentação”, afirma Christiano Evers, diretor de Marketing da Halipar, holding que administra o Griletto.
www.griletto.com.br

Mary Help foca expansão na região Sudeste
A Mary Help pretende conquistar 38 novos franqueados até o final do ano, expandindo suas operações em quatro estados: 15 em São Paulo, dez no Rio de Janeiro, cinco em Minas Gerais e oito nas regiões Sul e Centro-Oeste. A empresa, que conta com 62 unidades franqueadas espalhadas por todas as regiões do País, fechou no ano passado com um faturamento de R$ 17 milhões. O investimento em uma unidade da rede é a partir de R$ 40 mil. O prazo de retorno costuma variar entre 12 a 14 meses e seu faturamento pode chegar a mais de R$ 150 mil por mês.
www.maryhelp.com.br/home

Recém-chegada ao franchising, Super Estágios quer 25 unidades em 2017
Com sede em Vitória (ES) e sete unidades atualmente – sendo três próprias e quatro franquias –, a Super Estágios quer chegar ao final de 2017 com 25 operações. Um dos focos da primeira rede de franquias de estágios do País é abrir novas unidades no estado de São Paulo, que, segundo o Censo Escolar, corresponde po 20,6% do total de matrículas de universitários do País. A Super Estágios tem hoje mais de 50 mil estudantes credenciados em seu sistema e parcerias com diversas instituições de ensino do País. O investimento inicial em uma unidade da Super Estágios é de R$ 120 mil, com taxa de franquia de R$ 50 mil e faturamento médio de R$ 108 mil.
www.superestagios.com.br

China in Box amplia programa de fidelidade e lança nova campanha
O Programa de Fidelidade “Meu China in Box”, que atende desde 2015 pedidos via aplicativo e site oficial, ampliou os serviços para os canais off-line, ou seja, telefone e loja física. Pelo programa, a cada R$ 1 real em compras, o cliente ganha um ponto e, a partir de 50 pontos, ele pode trocar por um item do cardápio. O cadastro é feito unicamente via site ou app oficial China in Box e, ao final do processo, o consumidor ganha automaticamente 50 pontos e pode trocar por uma unidade de banana caramelada no próximo pedido. A rede também lançou nova campanha publicitária criada pela agência Havas, para mudar a percepção dos consumidores de que a caixinha comporta menos comida que a realidade – aproximadamente 800g. Os filmes mostram que a comida chinesa da embalagem equivale a 12 esfihas, ou três hambúrgueres ou seis fatias de pizza.
www.chinainbox.com.br/fidelidade

Fry´s completa cinco anos em 2017
Inspirado nas hamburguerias americanas, o Fry´s completa cinco anos em 2017 com onze lojas inauguradas na região Sudeste e expectativa de crescimento de 50%. Em 2016, a rede faturou R$ 15 milhões e até dezembro pretende atingir R$ 20 milhões. Idealizada pelos empresários José Guilherme Leibel Aranha e Silze Takano Olivieri, a marca de sanduíches artesanais tem lojas no Rio, Teresópolis, Nova Iguaçu, São Paulo, Betim e Vila Velha. Nos restaurantes, os clientes montam seu sanduíche escolhendo entre os cinco tipos de molho, quatro sugestões de queijos e seis opções de vegetais frescos. A carne é preparada com gado da raça Angus.
www.frysburgers.com.br

Aplicativo Delivery Much recebe primeiro aporte financeiro
A Delivery Much, plataforma de delivery online que faz a comunicação entre restaurantes e clientes, recebeu aporte financeiro da Novità Aceleradora de Investimentos Ltda para ampliar a expansão de suas franquias no Brasil. A empresa de investimentos em tecnologia é do mesmo grupo investidor da CVI Refrigerantes, que atua na comercialização e distribuição de produtos das linhas The Coca-Cola Company, Heineken, Leão Alimentos e Bebidas e Monster Beverage Company. A Delivery Much não revelou o valor do aporte, mas informa que continua sendo controlada pelos seus fundadores Guilherme Kruel, Pedro Judacheski e Fernando Giaretta. Hoje, as franquias Delivery Much têm mais de 150 colaboradores e o aplicativo está presente em cerca de 100 cidades brasileiras.
www.deliverymuch.com.br

Divino Fogão patrocina Rally dos Sertões em 2017
O Divino Fogão irá patrocinar a 25ª edição do Rally dos Sertões, que este ano será realizado de 16 a 26 de agosto entre Goiânia (GO) e Bonito (MS). Essa é a principal competição off-road do País, válida pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. Além de patrocinar a competição, o presidente e fundador do Divino Fogão, Reinaldo Varela, também é piloto profissional juntamente com seus três filhos, tendo participado 18 vezes do Rally dos Sertões. Varela foi sete vezes campeão por categoria (98, 99, 2000, 2007, 2008, 2012 e 2015) e duas vezes (2000 e 2015) na classificação geral. Ao todo, o piloto acumula 361 corridas e 114 vitórias.
www.divinofogao.com.br

Grupo Boticário cresce 7,5% e fatura R$ 11,4 bilhões em 2016
O Grupo Boticário, controlador das marcas O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box, registrou faturamento de R$ 11,4 bilhões no varejo em 2016, o que representou alta de 7,5% sobre 2015. Foram abertas 100 lojas em 2016 – o dobro do previsto –, totalizando 4.063 lojas das quatro marcas. A empresa fechou 2016 com oito mil colaboradores diretos, 1 mil a mais do que o apresentado no balanço do ano anterior. “Criamos outras três marcas, abrimos novos canais de relacionamento com o consumidor, modernizamos e fortalecemos nossa rede franqueada. Investimos em inovação, sustentabilidade e, principalmente, em pessoas”, explicou o CEO do Grupo Boticário, Artur Grynbaum.
www.grupoboticario.com.br

Não+Pelo quer inaugurar 40 novas lojas em 2017
Neste ano, em que completa dez anos de existência, a multinacional Não+Pelo pretende inaugurar 40 franquias no País. Depois de um ano aquém das expectativas – em função do ceticismo dos interessados por causa da crise político-econômica no Brasil, avalia a empresa espanhola –, a expectativa é atingir o número de 380 pontos de atendimento em todo o território nacional. O Brasil já tem hoje o maior número de unidades da Não+Pelo entre os 14 em que a marca está presente. O investimento inicial em uma franquia da multinacional é de R$ 125 mil. As taxas de royalties e de publicidade são valores fixos: R$ 1,6 mil e R$ 1 mil, respectivamente.
www.naomaispelo.com.br

José Carlos Semenzato, da SMZTO, dá dicas para franqueados
O fundador da SMZTO Holding de Franquias Multissetoriais, José Carlos Semenzato, lançou o portal Franquias de Impacto com o objetivo de fornecer conteúdo para quem quer investir na área, levando em consideração as peculiaridades do franchising. Segundo Semenzato, o empreendedor encontra no portal tendências, entrevistas com especialistas, histórias de sucesso para se inspirar e dicas de gestão, marketing e vendas. A SMZTO é sócia das marcas L’Entrecôte de Paris, Instituto Embelleze, Casa X, Espaçolaser, OdontoCompany, Oralsystem, LifeUSA, PartMed e Totallaser, dentre outros projetos que estão sendo estruturados. Com faturamento de R$ 600 milhões em 2016, a SMZTO responde pela operação de mais de 700 franquias no Brasil.
www.franquiasdeimpacto.com.br

Outer Shoes e Kube Arquitetura são premiadas na A’ Design Award
Com projeto “Jardim Urbano” desenvolvido pela Kube Arquitetura, a Outer Shoes foi premiada na categoria Interior Space and Exhibition Design da A’ Design Award – a maior competição de design do mundo, realizada na Itália em abril de 2017. O objetivo principal do projeto arquitetônico foi a criação de uma atmosfera leve, fresca, contemporânea e inserida nos habitats da marca, trazendo um pouco de natureza para dentro da cidade. De acordo com a empresa, essa ideia foi expressa através do uso de texturas naturais, elementos encontrados em jardins e nas grandes metrópoles, tais como tijolo, madeira de demolição e chapa de contêiner, dentre outros. A Outer Shoes conta com 32 lojas no Brasil.
www.outershoes.com.br

Espaçolaser quer alcançar 250 clínicas em operação este ano
A Espaçolaser projeta chegar a 250 clínicas em operação este ano, com faturamento de R$ 240,8 milhões. Nos próximos anos, a rede de franquia de depilação a laser pretende alcançar todas as capitais, regiões metropolitanas e principais cidades em todo território nacional, com planos para mercado nos Estados Unidos e Europa. Em 2016, a rede cresceu 92,9% em faturamento, em comparação a 2015, e passou de 47 unidades em operação para 222 comercializadas. Recentemente, a marca inaugurou uma clínica no NorteShopping, no Rio de Janeiro, do empresário Rafael Dias, em parceria com os sócios Ygor Moura, Tito Veiga Pinto, Paulo Morais, SMZTO Holding de Franquias, Xuxa Produções e L Catterton.
www.espacolaser.com.br

5àsec busca franqueados no Rio de Janeiro
Com planos de crescer 5% em número de lojas este ano, a 5àsec tem como foco a procura por empreendedores em cidades do Rio de Janeiro. “Percebemos que essa região possui um grande potencial para as lojas da 5àsec”, afirma o diretor de franquias da rede, Alex Quezada. Dentre as cidades com potencial para receber uma unidade da 5àsec estão: Niterói, Cabo Frio, Duque de Caxias, São Gonçalo, entre outras. Atualmente a 5àsec Rio de Janeiro conta com 12 unidades sob o comando de máster franqueado. “Gradativamente essas lojas migrarão para a fachada utilizada em todas as unidades do Brasil. Já as futuras lojas que serão abertas na região metropolitana do Rio de Janeiro, interior, região serrana e litoral farão parte da 5àsec Brasil”, disse. Há mais de 20 anos no Brasil, a rede conta com 420 unidades.
www.5asec.com.br

Só Varais BUSCA entrar em Campinas
Com uma unidade própria em São Paulo e uma franquia que atende a região do ABCD, Zona Leste e bairro Sacomã em São Paulo, a Só Varais procura agora empreendedores em Campinas. O plano da marca é finalizar 2017 com 13 novos franqueados em diferentes localidades do País, informa o diretor comercial, Williams Duarte. Na unidade própria, a Só Varais atende, em média, 500 clientes e produz 700 varais por mês. Segundo a empresa, o lucro médio mensal de uma unidade da Só Varais é de R$ 12 mil a R$ 18 mil, com taxa de franquia de R$ 20 mil. Recém-chegada ao franchising (2015), a empresa fundada em 1996 instala e realiza a manutenção de mais de 30 modelos de varais.
www.sovarais.com.br

Jin Jin aposta no modelo quiosque
Com o objetivo de alcançar hipermercados, aeroportos, pequenos malls e galerias, a Jin Jin aposta no modelo quiosque, criado em 2016 como parte de sua estratégia para atingir a marca de 15 novas unidades este ano. “Acreditamos que o quiosque atrairá um público diferente e vem para conquistar o mais jovem e o executivo, que normalmente procuram um local tranquilo e que ofereça rápido atendimento”, afirma Christiano Evers, diretor de marketing do Grupo Halipar – detentor das marcas Jin Jin Wok, Jin Jin Sushi, Griletto, Montana Express, Montana Steaks e My Sandwich. Em 2017, a Jin Jin prevê crescer mais de 15% em faturamento. No ano passado, a marca faturou mais de R$ 130 milhões.
www.jinjin.com.br

iGUi quer crescer no Paraguai
Após inaugurar em setembro de 2016 uma fábrica de piscinas no Paraguai, a iGUi quer chegar ao final deste ano com dez pontos de venda naquele país. Hoje, a marca tem cinco franquias no Paraguai. “Entraremos em 2018 com um balanço mais do que positivo para crescer e se consolidar neste mercado”, afirma o diretor internacional da iGUi, Marcelo Pazos. Além de abastecer o mercado paraguaio, a nova fábrica passou a suprir também a Bolívia, antes atendida por uma das fábricas da Argentina. Dedicada, até o momento, à produção de piscinas, a fábrica da iGUi no Paraguai está projetada para, futuramente, ter uma linha de montagem das Centrais de Tratamento de Água para Piscinas Progeu, como são chamadas as fábricas de filtros da iGUi.
www.igui.com/br

Grupo QG lança nova marca de franquia
O Grupo QG, detentor da rede de restaurantes QG Jeitinho Caseiro, lançou em abril, em Goiânia, nova marca de franquia: a Bupaqê. De acordo com o CEO, Guilherme Carvalho, a nova marca foi inspirada na demanda de customização e possibilitará ao consumidor escolher o recheio de hambúrgueres ou pastéis. O tamanho do prato também vai variar, o pastel, por exemplo, pode ter 15cm ou 18cm. Com a Bupaqê, o grupo goiano pretende atingir um novo perfil de empreendedor, pois demanda investimento de R$ 250 mil, quase a metade do necessário para ter uma franquia da QG. A expectativa é abrir cinco lojas ainda em 2017, no Centro-Oeste.
bupaqe.com/

Rei do Mate TEM novas embalagens para sua linha de chás prontos
O Rei do Mate desenvolveu novas embalagens para sua linha de chás prontos. As garrafas são decoradas com rótulos termoencolhíveis, sendo que as cores dos produtos remetem às frutas. As opções oferecidas pela marca são: chá mate natural, chá mate com limão, chá mate com pêssego, chá verde com lima-limão, chá verde com maçã verde e laranja com gengibre. Os chás estão disponíveis em pets de 350ml em todas lojas da rede e também em alguns pontos varejistas. O objetivo da rede é aumentar sua presença nos supermercados e lojas de autosserviço, sendo que dos  R$ 10 milhões que o Rei do Mate irá investir este ano, R$ 2 milhões serão destinados à linha de chá envasado.
www.reidomate.com.br