Na Mira Edição 71

Matéria reproduzida da Revista Franquia & Negócios – Edição 71

Clique aqui e acesse todo o conteúdo desta edição.


Amor aos Pedaços expande parceria com o Pão de Açúcar

A doçaria Amor aos Pedaços ampliou a parceria com a rede Pão de Açúcar e agora, além dos Ovos de Páscoa, Colombinas e Panetones da marca encontrados nas gôndolas do supermercado nas datas comemorativas, 30 lojas do Pão de Açúcar na Grande São Paulo receberão a linha de bolos Delícias Congeladas, em dois sabores: Floresta Negra e Abacaxi com Coco. “Nossa expectativa é crescer 5% no volume total de vendas até o final do ano”, afirma a gerente de vendas corporativo da Amor aos Pedaços, Kátia Velletri. Para o segundo semestre, a marca pretende expandir as vendas em mais lojas da rede, nas demais bandeiras do Grupo Pão de Açúcar e em outros super e hipermercados.
www.amoraospedacos.com.br

Jorge Bischoff - Portal do FranchisingJorge Bischoff abre flagship em Miami
A Jorge Bischoff iniciou a expansão de suas lojas no mercado internacional com a inauguração de uma flagship nos Estados Unidos. A unidade foi aberta em Miami, no Brickell City Centre; um complexo de shopping centers, escritórios, hotéis e construções residenciais, localizado entre os distritos de moda, artes e negócios da segunda cidade mais populosa da Flórida. “O cenário econômico norte-americano é favorável e gera oportunidades de novos negócios. O Grupo acreditou ser o momento ideal para investir”, afirma o CEO do Bischoff Group, Jorge Bischoff.
jorgebischoff.com.br

Mestre Cervejeiro - Portal do FranchisingMestre-Cervejeiro.com INAUGURA primeira loja em Niterói
A rede de franquias de cervejas artesanais Mestre-Cervejeiro.com inaugurou em janeiro sua primeira unidade em Niterói. “O Rio de Janeiro é um estado muito importante para a nossa rede. Sabemos do potencial da região, que tem ampla base de público consumidor e um número crescente de microcervejarias”, afirma o sommelier de cervejas e diretor da rede, Daniel Wolff. A nova unidade tem 60 metros quadrados e oferecerá mais de 200 rótulos da bebida, além de um mix de produtos, como camisetas da marca, kits cervejeiros, taças, copos e petiscos gourmet. Hoje com seis lojas no Rio de Janeiro, a empresa pretende fechar o ano com 13 operações na região.
www.mestre-cervejeiro.com/franquias

Mr. Cheney - Portal do FranchisingMr. Cheney lança oitava unidade no Rio de Janeiro
Com presença no Plaza Niterói, BarraShopping, Menezes Cortes, Nova América Shopping, ParkShopping Campo Grande, Shopping Rio Sul e Tijuca Shopping, a rede de cookies Mr. Cheney inaugurou a oitava loja no Rio de Janeiro. O local escolhido foi o Botafogo Praia Shopping, na Praia de Botafogo. Com taxa de franquia de R$ 43 mil e investimento inicial em torno de R$ 395 mil, a Mr. Cheney tem 59 unidades no País. A meta da empresa é inaugurar 50 a 60 pontos até dezembro. O faturamento deve crescer 120% em relação a 2016, quando fechou em R$ 31 milhões.
mrcheney.com.br

Mr. Kids - Portal do FranchisingMr. Kids quer vender 50 franquias em 2017
Com 134 franquias e mais de seis mil máquinas em diversos pontos de venda, o Mr. Kids prevê vender 50 unidades este ano e crescer 40% em relação ao ano passado. Uma das regiões de expansão da marca é a Baixada Santista, onde a Mr. Kids tem 30 pontos comerciais negociados (hipermercados Extra e Rodoviária do Guarujá), em oito cidades litorâneas. Em todo o Brasil, são mais de 800 pontos disponíveis para instalação imediata das máquinas de doces e brinquedos. A marca cobra taxa de franquia de R$ 18,7 mil, sendo R$ 5 mil à vista e o restante pago em cinco vezes no boleto ou em seis vezes no cartão. Em 2016, a rede faturou R$ 3,6 milhões.
www.mrkids.com.br

Minds Idiomas - Portal do FranchisingMinds Idiomas apoia o Corinthians em 2017
Como uma das ações comemorativas de dez anos de fundação, a rede de escolas Minds decidiu patrocinar o time de futebol Corinthians em 2017. Com investimento de R$ 2 milhões, a marca terá um espaço na camisa do clube e exposição nas redes sociais do Corinthians, que contam com mais de 17 milhões de seguidores. “Apoiar um dos principais clubes esportivos do País vai além da divulgação da nossa marca. O principal intuito é realizar a sinergia entre o esporte e a educação”, explica a CEO da rede Minds, Leiza Oliveira. A parceria também prevê benefícios para funcionários do clube, atletas e sócios do programa Fiel Torcedor. Em outros anos, a Minds já apoiou os times Palmeiras, Santos e Portuguesa.
www.mindsidiomas.com.br

Água Doce mira Rio de Janeiro, Minas Gerais e capitais do Sul
A rede Água Doce Sabores do Brasil inaugura em 2017 unidades em Londrina (PR) e São José do Rio Preto (SP) e busca interessados para abrir restaurantes no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e nas capitais da região Sul (Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre). Segundo o presidente da rede, Delfino Golfeto, a marca adotou algumas ações para melhorar a gestão em momento de crise econômica e isso ajudará na expansão: lançou novidades no cardápio, mudou louças, receituário, otimizou cortes, enxugou custos, aprimorou processos internos e investiu em treinamentos. A rede tem 91 unidades franqueadas e uma unidade própria em funcionamento.
www.aguadoce.com.br

Multifranqueados - Portal ABFMultifranqueados reúnem-se em Las Vegas
De 23 a 26 de abril, será realizado em Las Vegas (EUA) o “2017 Multi-Unit Franchising Conference”, evento que reúne multifranqueados de todo o mundo. O encontro, que está em sua 17ª edição, é focado nas questões que permeiam o cotidiano do franchising e tem como objetivo identificar ideias e desenvolver ações para expansão dos negócios. O evento já tem as presenças confirmadas do investidor, filantropo e estrela do programa O sócio da CNBC Profit, Marcus Lemonis, e do visionário de negócios, fundador da Global SOAP e CEO do Centro de Direitos Civis e Humanos, Derreck Kayongo. Mais informações pelo e-mail [email protected] e telefone (11) 3050-5555.
www.multiunitfranchisingconference.com

Ortoplan estima crescimento de 30% em 2017
Ortoplan - Portal do Franchising

A Ortoplan prevê uma expansão de 30% este ano, totalizando 78 unidades em operação no Brasil e no exterior. Hoje com 60 franquias, sendo 54 clínicas em 14 estados do Brasil e seis no Paraguai, a empresa tem como alvos os estados do Sul do Brasil, bem como capitais no Sudeste e no Nordeste. Das 18 clínicas pretendidas até dezembro, 14 devem ser instaladas em território brasileiro e as outras quatro em países do Mercosul, com prioridade para o Paraguai, onde a rede já conta com unidades em operação, e Chile, país em que há negociações avançadas.
www.ortoplan.com

Divino Fogão - Portal do FranchisingDivino Fogão expande com novo software de gestão
O Divino Fogão, rede de restaurantes de comida típica da fazenda, inaugurou em Suzano (SP), no Suzano Shopping, a sua loja de número 190. A abertura é a primeira das dez que devem acontecer até o final de 2017. Outra novidade na rede é a aposta na tecnologia da TOTVS para atualizar e padronizar processos de gestão e impulsionar o seu crescimento com uma maior agilidade na administração da fila de clientes. A rede também modificou seu controle fiscal e migrou do ECF (Emissor de Cupom Fiscal) para o SAT (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos), que tem por objetivo documentar eletronicamente as operações comerciais do varejo no estado de São Paulo.
www.divinofogao.com.br

Moldura Minuto - Portal do FranchisingMoldura Minuto aposta em formato express
Com mais de 60 lojas espalhadas pelo País, a Moldura Minuto inaugura novo formato de franquia, as lojas Express. Pensada para cidades com menos de 150 mil habitantes, checkouts de hipermercado, streetcenters e locais de alta circulação, o novo formato custa
R$ 110 mil. O modelo Express pode ser instalado em locais com aproximadamente 30m2 e contará apenas com a oficina e um balcão de atendimento. As unidades podem ser instaladas em áreas de serviços de shoppings, galerias, hipermercados e áreas comerciais de bairro.
www.molduraminuto.com.br

Bob's - Portal do FranchisingBob’s lança primeiro sanduíche assado na própria loja
Com maquinário que permite maior rapidez na produção, o Bob’s lançou o primeiro sanduíche com pão tipo italiano assado na própria loja. O “Bob’s Picanha Artesanal” é composto de dois hambúrgueres sabor picanha, bacon, queijo, alface e tomate, além de ovo e maionese. Segundo o diretor-geral do Bob’s, Marcello Farrel, com o Bob’s Picanha Artesanal a empresa espera um incremento de 12% nas vendas da categoria sanduíche. A empresa criou o primeiro produto da linha Picanha no ano de 2006 e atualmente inclui seis versões no cardápio. A campanha do novo sanduíche foi criada pela NBS e a ação de marketing começou com o digital influencer Whindersson Nunes para atingir o público mais jovem.
www.bobs.com.br

Influx - Portal do FranchisinginFlux traça plano de expansão para 2017
Para este ano, a rede de escolas de idiomas inFlux English School tem 17 unidades em processo de abertura e prevê alcançar mais 27 até meados de 2018. No ano passado, a inFlux abriu 14 unidades e elevou o faturamento em 18%. A rede explorou regiões que apresentavam potencial de crescimento como as cidades interioranas, fora do eixo Rio-São Paulo, que continuam no radar da franqueadora em 2017. “Foi um ano sensacional, um dos melhores de nossa história. Tivemos um recorde de abertura de novas unidades e de contratos fechados”, diz o gerente de expansão da franquia, Fabio Medeiros. Com atuação no mercado de franquias de idiomas, a inFlux conta hoje com 120 escolas em funcionamento em todas as regiões do País.
www.influx.com.br

Onodera fecha parceria com o “médico das celebridades”
A Onodera anunciou parceria com o Doutor Guilherme Corradi, o médico de celebridades como Fernanda Paes Leme, Ellen Roche e Matheus Mazzafera. A parceria prevê vantagens e descontos para as clientes da rede nas consultas com o doutor e acesso a conteúdo exclusivo com dicas de saúde, esporte e estética, que será publicado no site e nas redes sociais da marca. A princípio, o convênio especial será válido para as clientes de unidades da cidade de São Paulo. O Doutor Guilherme Corradi é criador do Protocolo Simetria Perfeita, que trabalha os pacientes de forma sincronizada em medicina esportiva, nutrologia, dermatologia, tricologia e age management.
www.onodera.com.br

Beryllos - Portal do FranchisingBeryllos abre terceira operação em SP
A rede de cuticularia Beryllos inaugurou a terceira operação da rede em São Paulo, dessa vez em Barueri, na região metropolitana. A marca, que também está presente em Taubaté e São Bernardo do Campo, pretende chegar a dez operações no primeiro semestre de 2017 nas regiões paulistas com até 100 mil habitantes. Outra novidade da marca, que dispensa o uso do alicate para fazer a unha, são os esmaltes individuais em menor quantidade, de 4 ml. O cliente usa e pode levar o frasco embora para retocar as unhas ou até mesmo utilizar outras vezes. Além disso, o consumidor poderá comprar produtos usados durante o serviço, como removedor de esmalte, sérum de unhas e cremes e esfoliantes para mãos e pés da marca.
www.beryllos.com.br

KFC - Portal do FranchisingKFC chega a Piracicaba
Especializada em frango frito, a rede de fast-food KFC acaba de inaugurar sua primeira unidade em Piracicaba, interior de São Paulo. A nova operação, instalada na praça de alimentação do Shopping Piracicaba, é a 33ª da rede no País. “Para os próximos anos queremos estar em diversas cidades do interior paulista, em shoppings com grandes fluxos de pessoas”, diz Agustin Dominguez, diretor de expansão da Yum!Brands, empresa detentora e franqueadora do KFC no mundo e também das marcas Pizza Hut e Taco Bell. Segundo o executivo, essa interiorização não altera o plano do KFC de também estar em outros estados fora do eixo Rio-São Paulo. A rede soma mais de 17 mil restaurantes distribuídos em mais de 100 países.
www.kfcbrasil.com.br

Açai Villa Roxa - Portal do FranchisingVilla Roxa inaugura segunda unidade em Campinas
Pouco mais de um mês após inaugurar a primeira unidade em Campinas, o Villa Roxa, rede especializada em açaí, expande sua presença na cidade com mais uma loja, dessa vez localizada no Shopping Iguatemi Campinas. A unidade, com aproximadamente 40 m2, está localizada no segundo piso do shopping. Hoje com 31 lojas em quatro estados brasileiros, a meta da empresa é alcançar mais 25 lojas e quiosques até o final do ano e faturar R$ 30,6 milhões. O foco da expansão é a região Sudeste.
A empresa, que já possui fábrica em Minas Gerais, também inaugurou sua segunda fábrica, localizada no estado do Amapá.
www.acaivillaroxa.com.br

Griletto quer alcançar mil unidades
O Griletto faturou cerca de R$ 230 milhões em 2016, com 170 unidades franqueadas. As últimas cinco operações da marca foram instaladas no Butantã Shopping, na capital paulista (SP); no Bragança Garden Shopping, em Bragança Paulista (SP); no Plaza Shopping Carapicuíba, em Carapicuíba (SP); no Maceió Shopping, em Maceió (AL); e no Top Shopping, em Nova Iguaçu (RJ). O Griletto pertence à holding Halipar – detentora das marcas Montana Grill, Jin Jin Wok, Jin Jin Sushi e My Sandwich –, que prevê chegar a mil unidades e alcançar faturamento de R$ 1,3 bilhão em cinco anos. Em 2016, a holding estima ter alcançado faturamento de R$ 550 milhões, em 330 pontos distribuídos em vinte estados.
www.griletto.com.br

Fran's Café - Portal do FranchisingFran’s Café e Grupo 3corações firmam ACORDO
O Grupo 3corações é o novo fornecedor oficial de cafés das lojas Fran’s Café em todo o País. A partir de agora, toda a linha de produtos com café nas lojas da rede contará com um blend exclusivo, chamado “Fran’s por 3corações”, desenvolvido pelas equipes de baristas das duas empresas, assim como por mestres de torras. O consumidor ainda poderá adquiri-lo em pacotes de 500g, para torrado e moído, e de 1 kg, em grão. A rede Fran’s Café também passará a contar com outros produtos da marca para venda, como a máquina multibebidas TRES e cápsulas. O sócio-fundador do Fran’s Café, Francisco Conte, estima aumento de 10% nas vendas já no início de 2017.
www.franscafe.com.br

Rei do Matte - Portal do FranchisingRei do Mate inicia parceria com Costazul Multimercado
O Rei do Mate fechou parceria com o Costazul Multimercado, no Rio de Janeiro, e duas unidades da marca de franquia já foram inauguradas nesse supermercado: uma em Curicica e outra na cidade de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos. “Estamos muito felizes com essa nova união, pois o Rio de Janeiro é um estado bastante estratégico para a marca”, diz o diretor de marketing e comercial da marca, Antônio Carlos Nasraui. O Rei do Mate conta com mais de vinte lojas em supermercados no Rio de Janeiro, sendo que no total são cerca de 340 lojas em 17 estados brasileiros. Além de lojas de rua e em shoppings, a marca tem investido em galerias comerciais de supermercados, modelo de negócios store-in-store, aeroportos e venda de produtos no varejo.
www.reidomate.com.br

Sigbol - Portal do FranchisingSigbol Fashion aposta em modelo de microfranquia
Para viabilizar seu crescimento fora dos grandes centros, a Sigbol Fashion – rede de franquia especializada em cursos profissionalizantes de confecção e moda – desenvolveu um modelo de microfranquia, com investimento inicial de R$ 80 mil e prazo de retorno estimado entre 9 e 18 meses. De acordo com o diretor da rede, Aluizio de Freitas, as regiões do interior de São Paulo são um mercado potencial para a expansão da rede, contemplando municípios com mais de 150 mil habitantes, como Santos, São Vicente, Piracicaba, Bauru, Americana, Ribeirão Preto, São Carlos e Limeira. A expectativa da marca é abrir, pelo menos, uma escola em cada uma dessas regiões ainda neste ano.
www.sigbol.com.br

Giraffas - Portal do FranchisingGiraffas finaliza 2016 com mais de 30 inaugurações
O Giraffas® encerrou 2016 com 33 novas lojas abertas e 20 inaugurações já assinadas para 2017. Até meados de dezembro, os novos restaurantes já haviam faturado mais de R$ 15 milhões. “2016 foi duro para o mercado, principalmente para o setor de serviços. Foi preciso se adaptar para continuar crescendo. Nós revisamos nosso modelo de negócio e repensamos valores, formatos e metragem de lojas, além de termos efetivado intensas negociações com os shoppings. O ritmo de inaugurações se manteve porque conseguimos nos reinventar” afirma o diretor de expansão do Giraffas®, Eduardo Guerra. Atualmente, a rede tem mais de 400 unidades pelo Brasil e oito nos Estados Unidos.
www.giraffas.com.br

Mahogany - Portal do FranchisingMahogany amplia portfólio de produtos masculinos
A Mahogany ampliou seu portfólio de produtos masculinos e lançou dois novos produtos: o Shampoo Barba, Cabelo e Bigode e o Sabonete em Barra Esfoliante de Gengibre. “Acompanhamos o comportamento dos nossos consumidores e levamos em consideração não somente seus hábitos de consumo, como também, e principalmente, o lifestyle. Por isso, identificamos que seria estratégico investir nesses produtos, para nos adequar à demanda de mercado”, disse o gerente de marketing da Mahogany, Brian Drummond. O shampoo tem preço sugerido de R$ 39 (200 ml) e o sabonete, de R$ 24 (160 g). Os produtos estão disponíveis nas mais de 170 lojas da Mahogany, na loja virtual, e também podem ser encomendados com as revendedoras da marca.
www.mahogany.com.br

Ice Creamy - Portal do FranchisingIce Creamy cresce 833% em dois anos
A Ice Creamy, rede de franquias de sorvetes na pedra, fechou 2016 com faturamento de R$ 50 milhões, o que representou crescimento de 833% em dois anos. A previsão da marca, fundada em abril de 2014, é dobrar o faturamento este ano e obter 500 umidades em dez anos, com mais de cinco mil pontos de venda. “Buscamos crescer cada vez mais no mercado e conquistarmos o nosso espaço com produtos inovadores e experiência de consumo”, afirma o presidente e fundador da Ice Creamy, Émmerson Serandin. Hoje, a Ice Creamy conta com 70 unidades em funcionamento e cem lojas comercializadas em todo o Brasil.
www.icecreamy.com.br

Óticas Carol - Portal do FranchisingGrupo Luxottica adquire Óticas Carol no Brasil
O Grupo Luxottica S.p.A assinou um acordo com os atuais acionistas da Óticas Carol, que prevê a aquisição de 100% da empresa. As companhias Grupo 3i, Neuberger Berman, Siguler Gutt & Company LP são os maiores acionistas envolvidos na transação. A compra, avaliada em 110 milhões de euros, está sujeita às aprovações regulatórias, e a previsão de finalização é para o primeiro semestre de 2017. Uma vez concluída, a transação marcará a entrada da Luxottica no varejo óptico brasileiro. Atualmente, a italiana opera a rede de lojas Sunglass Hut no Brasil, e tem “uma sólida presença” no País no mercado de atacado e com sua planta em Campinas. “Com essa aquisição, nós damos um passo à frente para completar nosso modelo vertical integrado de negócio, que tem mostrado muitos benefícios a todos nossos clientes”, afirma o presidente executivo do Grupo Luxottica, Leonardo Del Vecchio. Fundada em 1997, a Óticas Carol tem aproximadamente 950 lojas espalhadas pelo País e faturamento anual de cerca de 200 milhões de euros.
www.luxottica.com

Brasileirinho Delivery quer abrir 70 unidades
O Brasileirinho Delivery, rede especializada em servir comida típica brasileira em box, prevê inaugurar 70 franquias em 2017. Atualmente, a marca tem 118 franquias em funcionamento e 90 contratos fechados. A estratégia da rede é conquistar capilaridade em cidades com mais de 50 mil habitantes. Em 2016, o Brasileirinho Delivery calcula ter alcançado faturamento 16% maior que no ano anterior. A marca oferece dois modelos de negócios: delivery ou com atendimento no estabelecimento. Atualmente, a rede atende a uma média de 300 mil pessoas mês com tíquete médio de R$ 10 a R$ 20.
brasileirinhodelivery.com.br

Zip Lube - Portal do FranchisingZip lube e Uber fecham parceria
A Zip lube, especializada em serviços automotivos e troca de óleo rápida, fechou parceria com o Uber. Pelo acordo, os motoristas do serviço nas categorias bronze, prata e ouro ganham descontos de 15% em produtos e 30% em serviços na Zip lube. Todos da categoria ouro recebem ainda cortesia nos serviços de oxi-sanitização do veículo (limpeza de ar-condicionado). Já os clientes da Zip lube, que ainda não conhecem o Uber, serão presenteados com R$ 25 de desconto para utilizar o serviço pela primeira vez, a partir da inserção do código fornecido pela rede.
www.ziplube.com.br

IGUI - Portal do FranchisingiGUi lança Club iGUi Fidelidade
A iGUi, fabricante e comercializadora de piscinas em fibra de vidro, lançou o Club iGUi Fidelidade, programa voltado aos especificadores (arquitetos, engenheiros, designers de interiores e paisagistas parceiros da rede) que compram produtos iGUi. Para participar, o profissional deve se cadastrar no site do Club iGUi Fidelidade e apresentar seus dados sempre que efetuar uma compra nas lojas iGUi de todo o Brasil. Cada R$ 1 equivale a um ponto e será possível acumular pontos até o dia 31 de dezembro de 2017. Os prêmios vão desde um iPhone 7 (150 mil pontos) até um Toro Freedom 0km (5 milhões de pontos). Segundo a empresa, o objetivo do programa é estreitar os laços com os especificadores. A iGUi também comemora este ano a sua estreia na Ilha de Caras.
www.clubiguifidelidade.com