Na Mira Edição 42

Matéria reproduzida da revista Franquia & Negócios – Edição 42

ABF de cara nova

Em comemoração aos 25 anos de atividades da Associação Brasileira de Franchising, a Editora Lamonica Multicanal produziu e a BySide criou uma nova logomarca para a ABF. Seu conceito está antenado com o mundo globalizado e inspirado na qualidade e melhoria dos serviços prestados aos seus associados e parceiros.

Vivendo o inglês

A Quatrum – English Schools é uma rede de franquias de escolas de inglês voltada ao público infantil, à partir de quatro anos de idade. Com mais de 28 anos de mercado, possui uma metodologia inovadora e exclusiva, o Living and Learning, que juntamente com as salas temáticas se tornou um poderoso diferencial para a rede. O método utiliza recursos como DVD’s, aulas de culinária, dramatizações e outros projetos que substituem a rotina do ensino tradicional.

Os cursos da Quatrum são bastante diferenciados: Ballon (para crianças de 4 a 6 anos); Kids (crianças de 6 e 7 anos); Pré-teen – (alunos de 4ª, 5ª e 6ª séries); Teenager (alunos de 7ª, 8ª e ensino médio); Refresher (para adultos com pouca experiência em inglês; Interact (para adultos que já falam o básico, mas querem melhorar a fluência do idioma). A Quatrum oferece também cursos especiais, como o Vip Classes (aulas particulares ou em grupos); Vestibular Prep (curso preparatório para os principais vestibulares); Toefl/toeic Prep (curso preparatório para os testes exigidos por empresas e universidades internacionais) e programação extraclasse.

A Quatrum possui suporte do Grupo Multi, a maior franqueadora de educação do País. O investimento inicial em uma unidade franqueada da Quatrum é de R$ 96 mil (inclui taxa de franquia, obras, decoração e primeiro estoque, abertura de empresa e equipamentos). Em fevereiro, a Quatrum inaugurou sua primeira escola no estado de São Paulo, no bairro Campo Belo. Com capacidade para 1.000 alunos, faz parte da estratégia de expansão da Quatrum no Sudeste. A expectativa é de que pelo menos 40 escolas da marca sejam abertas em todo o Brasil em 2012.
www.quatrum.com.br

Qualificação profissional

Empresa Especializada em educação corporativa e consultoria nas áreas de franchising, canais de vendas e varejo, a Praxis Education, em parceria com a Woli Consultoria e Treinamento, empresa pioneira em sistema de gestão de pessoas focada nos canais de varejo, desenvolveu quatro cursos (dois já disponíveis no site da consultoria (www.praxiseducation.com.br) direcionados aos profissionais que buscam um diferencial competitivo no mercado.

‘Como escolher a melhor franquia para você’ é destinado a  empresários, executivos em vias de se aposentar, e público em geral interessado em ter um negócio próprio. O objetivo nesse módulo é orientar as pessoas a tomarem uma decisão de investimento mais assertiva e contemplando todas as variáveis que impactam na aquisição e uma franquia.

Já o ‘Formação de consultores de campo e negócios’ é indicado para profissionais de mercado, atuando ou não em negócios ou empresas franqueadoras.

Cada módulo custa R$ 29,90 e os coordenadores sugerem uma carga horária mínima de quatro horas para melhor aproveitamento do conteúdo.

‘O formato EAD (Ensino à Distância) trás vários benefícios para os participantes, como a disponibilidade dos cursos, flexibilidade nos horários, linguagem clara de fácil entendimento e possibilidade de adquirir novas competências que podem tornar o profissional mais valorizado pelo mercado de trabalho’, diz Leonardo Marchi, sócio-diretor de Educação Corporativa da
Praxis Education.
www.praxiseducation.com.br

Coleta de pilhas nos pontos de vendas

Pensando na consciência ambiental, a rede Casa&Coisa disponibiliza, há mais de um ano, coletores de pilhas nos pontos de venda e em locais de grande fluxo, como farmácias, escolas e empresas.

‘Confeccionamos as caixas de coleta e, além de recebermos as pilhas usadas nas lojas da rede e darmos a elas o destino correto, também disponibilizamos as caixinhas para locais de grande fluxo para que sejam retiradas posteriormente pelas instituições responsáveis por esse serviço’,explica Marcos Melo, diretor da rede.

Em algumas cidades a Secretaria de Meio Ambiente coleta as pilhas e destina para o local correto e em outras regiões, a rede recolhe e  envia para as indústrias de pilhas que fazem o descarte de forma apropriada.

Cada caixa coletora custa em média R$ 2,50, porém a rede Casa&Coisa tem distribuído às empresas gratuitamente. Os interessados em participar da campanha devem entrar em contato pelo telefone:
(17) 3238-2309.

Giuliana Flores comemora crescimento

Apoiada no aquecimento do comércio eletrônico nacional, a  Giuliana Flores, loja virtual líder na venda de flores pela internet, anunciou crescimento de 47% no ano de 2011, em comparação ao mesmo período do ano de 2010. Além disso, a empresa constatou um crescimento de 50% na visitação de páginas, alcançando o número de 1,8 milhão de page views por mês. Atualmente, a empresa detém 55% de market share, na área de vendas de flores pela web. Para 2012, o foco é aumentar a verba para campanhas de marketing e publicidade.

‘Na Giuliana Flores temos a preocupação de renovar e atualizar constantemente as opções de produtos oferecidos no site, gerar novas parcerias e manter as antigas, criando oportunidades que instiguem a vontade do cliente em presentear. A meta da Giuliana é crescer 50% neste ano’, afirmou Juliano Souza, gerente de marketing da empresa.
www.giulianaflores.com.br

Jani-King inicia expansão no Brasil

A Jani-King, empresa americana especializada em limpeza comercial, contratou a Naxentia para liderar seu processo de expansão em território nacional. No Brasil desde a década de 90, a Jani-King está presente principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro e pretende levar os negócios, por meio do modelo de máster franquias, para as principias capitais e regiões metropolitanas do País. A expectativa da companhia americana é manter um crescimento de 30% ao ano, nos próximos cinco anos no Brasil.

Em 2011, a operação da Jani King no Brasil registrou faturamento de R$ 85 milhões e a meta é ultrapassar os R$ 100 milhões neste ano. As cidades escolhidas para a negociação de máster franquias são: Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegra (RS), Curitiba (PR), Salvador (BA), Recife (PE), Vitória (ES), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Belém (PA), São Luís (MA) e Natal (RN).
www.janiking.com.br

Yes! ultrapassa metas

Em fevereiro, a YES! Curso de Idiomas inaugurou 13 novas unidades pelo Brasil. Com investimentos que chegam a R$ 3 milhões e cerca de 300 empregos diretos gerados, as novas unidades ficam na Rocinha, Itaguaí, Vargem Pequena, Pedra de Guaratiba, Petrópolis, Santa Cruz da Serra e Rocha Miranda (RJ), São Vicente, Ipiranga e Jundiaí (SP), Manacapuru (AM), Vila Velha (ES) e Cuiabá (MT).

A YES! fechou o ano de 2011 ultrapassando em 40% a meta estabelecida. Foram 28 unidades comercializadas por todo o país, o que fez a rede encerrar o ano com mais de 100 franquias espalhadas por 15 estados brasileiros. Além destas, a rede inaugurou sua primeira unidade no exterior, em Miami. Ainda para 2012, a YES! planeja a abertura de  30 novas unidades, com investimentos que podem chegar a R$ 4 milhões.
www.yes.com.br

Empreendimento mixed-use

Hoje em dia, uma das maiores dificuldades na hora de abrir uma franquia de qualquer segmento é encontrar um ponto comercial estratégico. Em face disso, nas grandes e médias cidades, os franqueadores têm se aliado com futuros franqueados nos empreendimentos mixed-use, que reúnem escritórios comerciais, apartamentos residenciais, lajes corporativas, flats e até shopping centers.

A facilidade de residir e trabalhar no mesmo local, sem a necessidade de se deslocar diariamente evitando, com isso, o trânsito e estresse de grandes centros urbanos é o fator primordial para a expansão do conceito de empreendimento mixed-use.

Levantamento realizado pela consultoria em soluções imobiliárias Cushman & Wakefield, mostra que existem atualmente sete empreendimentos mixed-use nas principais regiões comerciais de São Paulo. Entretanto, esse número deverá ser de 17 até o final de 2013.

World Tennis no norte e nordeste

A World Tennis,  primeira rede de lojas especializadas em tênis e  maior rede do Brasil com cerca de 250 lojas distribuídas em diversas cidades nas cinco regiões do País, mira o foco da sua expansão nas regiões Norte e Nordeste que ganharão novos shoppings ainda esse ano. Para a abertura de novas lojas nas duas regiões o grupo (que inclui a World Tennis e a World Tennnis Classic) seleciona novos franqueados interessados em investir em cidades como Manaus, Belém, São Luiz, Boa Vista entre outras.

A World Tennis tem o selo de Excelência em Franchising ABF (Associação Brasileira de Franchising) de 2003 até 2011, foi eleita  Franqueador do Ano 2006 também pela ABF, ganhou por três anos seguidos o Prêmio Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping Centers) e hoje é lojista Hors Concours na categoria calçados esportivos com voto do consumidor.
www.worldtenis.com.br

Crédito especial

O grande desempenho que o setor de franchising vem demonstrando nos últimos anos incentivou a Agência de Fomento Paulista, instituição financeira do Governo do Estado, a criar  uma linha especial para financiamento de franquias, disponível para abertura, ampliação e modernização de franquias em todo o Estado de São Paulo. A taxa de juros está entre as mais baixas do mercado, com 0,57% ao mês, atualizada pelo IPC/FIPE, e prazos que chegam até cinco anos para abertura, incluindo a carência de 18 meses, e três anos para ampliação e modernização, com carência de 12 meses.

‘O setor de franquias é um dos que mais crescem em todo o país, responsável por 2,3% do PIB nacional. Em São Paulo, a Agência de Fomento Paulista está pronta para incentivar ainda mais esse empreendedor’, diz Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Agência de Fomento Paulista.
O atendimento da Agência de Fomento Paulista é focado no pequeno e médio empresário. Seu principal objetivo não é o lucro financeiro, mas sim a criação de empregos e o crescimento da economia do Estado.
www.agenciadefomentopaulista.com.br

Five Star Painting é a mais nova associada da ABF

A Five Star Painting, empresa norte-americana especializada em pinturas residenciais e comerciais, iniciou, em fevereiro, processo para associar-se à ABF – Associação Brasileira de Franchising.

‘O mercado de franchising está em evolução no Brasil e Five Star ainda tem muito a crescer. Acreditamos que a parceria trará ainda mais visibilidade à empresa no País’, afirmou o CEO da Five Star Painting da região Sudeste, Ricardo Rocha.
www.fivestarpinturas.com.br

Novidades da Soft Tacos

Faz sucesso em todas as unidades da Soft Tacos as deliciosas potato skins, prato exclusivo da rede  feito com batatas pré assadas, gratinadas com queijo, salpicadas com bacon, cheiro verde e servidas com sour cream. A Soft Tacos introduziu, recentemente, em toda a sua rede de lojas, novas embalagens para guardanapos, talheres e pratos para viagem, feitos com  materias que seguem rígidas normas de fabricação para que não ofereçam riscos ao ambiente. A rede investe também no desenvolvimento de ações de comunicação e marketing que possam fortalecer a marca e aumentar a competitividade das suas unidades no Brasil.
www.sofftacos.com.br

Parceria Fashion

O Extra fechou parceria com o estilista Marcelo Sommer para assinar uma linha exclusiva da coleção outono/inverno da rede. A contratação do estilista objetiva vincular ainda mais o Extra como opção de compra para roupas, trazendo para os clientes peças alinhadas às últimas tendências de moda.

Além da coleção outono/inverno, Sommer assinará uma linha exclusiva para a coleção de namorados, primavera/verão e alto verão, que vão para as mais de 130 lojas Extra Hiper do País. Ao todo, serão 80 peças exclusivas assinadas pelo estilista, durante o ano de 2012.

Alto nível

Em atividade há mais de 40 anos o Damásio Educacional inovou na área de redes para educação, franqueou seu modelo de negócio e disponibilizou a qualidade dos seus cursos por meio do sistema de transmissão de aulas via satélite ministradas ao vivo pelos melhores professores do País.

As franquias do Damásio contam também com cursos preparatórios para o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A experiência na preparação específica para essa prova torna hoje, o Damásio Educacional, o mais expressivo curso preparatório para este Exame da Ordem.

Os benefícios aos novos franqueados incluem: assessoria na escolha do ponto; acompanhamento  para as ações de reformas, inauguração e plano de negócios; treinamento inicial em todas as áreas do negócio e consultores especializados  em toda fase inicial da unidade. A lucratividade média das franquias Damásio é de 37% ao ano e a meta de crescimento é de 600 Unidades até 2016.
www.damasio.com.br

Sacolas sustentáveis

Reforçando o compromisso com a sustentabilidade  a Mundial Calçados, uma das maiores varejistas especializada em calçados do Brasil, investiu na substituição das antigas embalagens produzidas com plástico oxi-biodegradável por uma nova linha de sacolas feitas de papel. Os profissionais da Antilhas, líder no fornecimento de embalagens para o varejo, foram os responsáveis pela produção da sacola impressa em papel Kraft, em três tamanhos diferentes que possibilitam o acondicionamento de diversos produtos em uma só sacola, o que garante conforto e segurança para o consumidor. As cores azul e branca completam o layout e conferem um visual moderno à nova linha.
www.antilhas.com.br

Yoguland chega à bogotá

Reforçando a estratégia de internacionalização da marca, a Yoguland, uma das principais redes de frozen yogurt do Brasil, inaugurou na Colombia, sua primeira loja fora do Brasil. Instalada em um dos shoppings mais frequentados de Bogotá, consumiu investimento de R$ 115 mil; tem expectativa de faturamento de R$ 25 mil por mês, e conta com todos os produtos da Yoguland, incluindo smoothie, fruit cup, frozen e toppings.
www.yoguland.com.br

Novas oportunidades de trabalho

A rede de franquias CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos já conta com mais de 20 novas unidades para inaugurar em 2012. Os contratos com os novos investidores já estão fechados e a marca está pesquisando os pontos onde cada uma vai funcionar. Com isso, além de oferecer seus conceituados cursos de profissionalização à população local, a rede de franquias também vai gerar novas oportunidades de emprego nessas regiões. Para cada unidade são contratados de 10 a 15 funcionários.

‘Vamos gerar, aproximadamente, 300 novas oportunidades de emprego pelo País. As vagas são para gestores, recepcionistas, instrutores, telemarketing, área administrativa e comercial, entre outras’, conta Wilson Roberto Giustino, presidente do Cebrac, marca que foi fundada em 1995 numa cidade do interior paulista e que a partir de 2005 se expandiu pelo sistema de franchising.
www.cebrac.com.br

Hotelaria e turismo em alta

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias do setor de hotelaria e turismo fecharam 2011 com uma alta de 85,9% em relação ao ano anterior. Uma grande surpresa em relação a 2010, já que o segmento não figurava entre os líderes na abertura de franquias e o ranking era liderado por empreendimentos de alimentação. Segundo Julio Monteiro, da Serese Franquia Empresarial e membro da ABF Rio, esse quadro se deve à vitrine que o Brasil se tornou após ser confirmado como sede dos principais eventos esportivos mundiais.

‘Além disso, como as Classes B e C cresceram muito nos últimos anos e a franquia empresarial é um facilitador para esse público, a procura por franchisings que têm uma perspectiva positiva de crescimento nos próximos anos é natural’ Monteiro.

Habib’s investe R$ 15 milhões em parceria com Marvel

A rede de fast-food Habib’s firmou a parceria com a Disney-Marvel na divulgação e campanha do filme ‘Os Vingadores’, que será lançado mundialmente no final de abril. A parceria vai incluir, nos combos voltados para as crianças,  brindes como DVDs com o desenho animado, copos, uma mini-mochila e as miniaturas dos super-heróis do filme. Além disso, o Habib´s anunciou o lançamento do sanduíche Vingador, que entrou no cardápio da rede no final de março e segue em  temporada até o final de maio. A expectativa é que sejam vendidos uma média de 1,2 milhão de produtos da parceria por mês, quantidade três vezes superior às 400 mil unidades comercializadas mensalmente de beirutes em geral.

O licenciamento firmado é o maior da sua história do Habib´s: R$ 15 milhões, valor que envolveu todas as etapas do desenvolvimento do produto até o marketing do lançamento. A estimativa do Habib’s é que o movimento de clientes nas redes, durante o período da campanha, cresça de 20% a 30% comparado ao ano anterior.

Segundo Alberto Saraiva, presidente do Habib’s, o novo lanche será oferecido pelas 407 lojas da rede inicialmente por dois meses. Se  tiver sucesso e ganhar escala, o executivo avalia a continuidade do produto. Ainda segundo Saraiva, ‘Trata-se do maior licenciamento da marca, que desde julho do ano passado trabalha não só na negociação com a Disney Marvel, como também no desenvolvimento de produtos e brindes’.

Com 14 cm de diâmetro e pesando cerca de 500 gramas, o sanduíche ‘matador’ é feito de pão artesanal coberto por gergelim,  hamburguer, ovo na chapa, bacon, cebola, tomate, alface, maionese, mussarela, molho especial e custa R$ 11,90.