Na Mira

Clique aqui e acesse todo o conteúdo desta edição.

Matéria reproduzida da revista Franquia & Negócios – Edição 51

Arranjos expresse busca expansãoARRANJOS EXPRESS BUSCA EXPANSÃO
A rede de franquias da Arranjos Express que transforma um serviço tido como tradicional, o de costureira doméstica, em uma experiência diferenciada projeta chegar a 250 lojas franqueadas até o final de 2015. O espaço mínimo de uma unidade é de 25 metros quadrados com pelo menos três funcionárias. O investimento inicial, sem contar o ponto, é de R$ 95 mil e o prazo estimado de retorno é a partir do oitavo mês com uma rentabilidade na ordem de 25 a 30%.
www.arranjosexpress.com.br

RECONHECIMENTO
A Depyl Action foi reconhecida como a 7ª empresa no Ranking de Internacionalização de Franquias Brasileiras divulgado pelo  Núcleo de Negócios Internacionais da Fundação Dom Cabral. O estudo foca as particularidades e variáveis presentes durante o processo de internacionalização por meio do sistema de franchising.
www.depylaction.com.br

NOVA MARCA
A  Restaura Jeans, rede de franquias especializada em manutenção e customização de roupas  lançou  a marca Restaura Jeans Store, voltada para atender cidades de até 60 mil habitantes.  Uma franquia neste modelo compacto requer um total de R$ 60 mil, enquanto um ponto de venda do tamanho tradicional pede um investimento de R$ 100 mil.
www.restaurajeans.com.br

Estética e BelezaESTÉTICA E BELEZA
O setor de beleza e estética vem crescendo expressivamente no Brasil. E foi acreditando nesta tendência que nasceu o VIVA Spa Tecnológico que oferece aos clientes, a preços acessíveis, procedimentos estéticos inovadores e não invasivos. No VIVA Spa, a partir de R$ 95 mil, entre taxa de franquia, capital de giro e recursos destinados para obras de infraestrutura, já é possível começar o negócio. O faturamento gira em torno de R$ 60 mil/mês, com potencial para a obtenção de lucro médio mensal de até 25% do faturamento bruto.
www.vivaspatecnologico.com.br

L’ENTRECÔTE DE PARIS ABRE AS PORTAS EM MIAMI
O restaurante L’Entrecôte de Paris inaugurou, no início de setembro, sua primeira unidade internacional. Localizada na 1st. Avenue, em Miami, o restaurante oferece o famoso entrecôte Francês servido com o molho secreto e fritas à vontade, além de uma variada carta de vinhos. A inauguração faz parte do projeto de expansão tocado pelo fundo SMZTO, liderado pelo empresário José Carlos Semenzato.
www.smzto.com.br

NOVO MODELO DE NEGÓCIOS
Denominado “Evolute Cursos Fit”, o novo formato  tem como objetivo a expansão da escola de cursos profissionalizantes Evolute, em cidades com no máximo 30 mil habitantes. O modelo ideal para unidades com estruturas menores, oferece a mesma qualidade de ensino e atendimento ao aluno de escolas situadas em locais com maior concentração populacional. O investimento inicial para os interessados em abrir uma unidade é de até R$ 25 mil, com prazo de retorno estimado em até 12 meses. A Evlute é um das melho
www.evolute.com.br

AVANÇO PELO MERCOSUL
A Ortobom — maior fabricante de colchões da América Latina — prevê abrir, até 2016, 240 novas lojas na Bolívia, no Paraguai e no Uruguai. As inaugurações são parte do processo de expansão da franquia pelo Mercosul, iniciado há três anos, na Bolívia, onde já há sete lojas da marca. Em julho, foi aberta uma unidade em Montevidéu, no Uruguai, e em agosto, a primeira loja no Paraguai, na Cidad del Este. A rede também planeja atuar na Guiana Francesa e no Suriname. A mesma tecnologia utilizada no Brasil será levada para estes países, com alguns diferenciais nos tecidos e nos tamanhos dos produtos. A Ortobom é a única empresa brasileira do segmento com lojas próprias no exterior.
www.ortobom.com.br

PARCERIA
A Candice Cigar Co. comemora sua parceria com a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) para o SNOOKER CLUB BY CANDICE CIGAR, localizado no Park Palace ao lado da tabacaria Candice Cigar Co House no local. O único lugar na Barra da Tijuca com Snooker, Dardos e Jukebox, agora conta com a exclusividade do Chopp Estella Artois.  Criada em 1992, a rede de tabacarias Candice Cigar Co virou franquia no ano passado. Hoje, a marca tem dez lojas em funcionamento. As franquias estão disponíveis nos formatos quiosque ou loja tradicional. A empresa é especializada na venda de charutos cubanos. O público-alvo é formado, basicamente, por homens acima dos 30 anos.

O investimento inicial de um quiosque da rede é de R$ 115.100,00 e o prazo de retorno é de 12 a 18 meses.
www.candicecigarcom.com.br

GRÁFICA ONLINE PRESTA SERVIÇO EXCLUSIVO PARA FRANQUIAS
Uma das principais características do franchising é a padronização da comunicação de uma marca. No entanto, para que isso seja cumprido é necessário um rígido controle entre o marketing da franqueadora e as unidades. Uma ideia, no entanto, visa diminuir a incidência de divergências nos materiais distribuídos pelas unidades. Trata-se da gráfica online Printi. O franqueador faz orçamento gratuito de suas artes no site da empresa e se interessar, abre uma página própria na plataforma Cloud by Print, onde os franqueados poderão acessar os arquivos, inserir os dados referente à unidade nos espaços em branco e encomendar a impressão.

“Além disso, temos um dashboard que permite à franqueadora ter acesso a quais franquias fizeram a impressão, pagaram, ou não”, conta o CEO da empresa, Mate Pencz.

O executivo afirma que por não ter um espaço físico – todo atendimento é feito online – os preços têm condições de serem bem competitivos. “As gráficas online são o futuro. Os serviços terão que ser segmentados, como estamos fazendo”, enfatiza ele.

Além da impressão do material, a Printi presta suporte aos franqueados sobre formato de comunicação (banner, cartaz, panfleto) e orientações de disposição na loja.
www.printi.com.br

Hope Lingerie segue em expansãoHOPE LINGERIE SEGUE EM EXPANSÃO
Dando continuidade ao seu plano de expansão, a HOPE Lingerie anunciou a abertura de uma nova unidade no shopping Jardim Sul, em São Paulo. Segundo o diretor de expansão da rede, Sylvio Korytowski, a expectativa é de que até o fim do deste segundo semestre de 2013 sejam inauguradas mais 20 lojas por todo o território nacional.

O investimento para a abertura de uma unidade HOPE é de aproximadamente R$ 350 mil, valor que inclui mobiliário, taxa de franquia e estoque inicial. Estima-se que o retorno deste investimento ocorra em média, após dois anos. A marca não cobra royalties e dá suporte total em todas as etapas: desde a escolha e negociação do melhor ponto comercial até a abertura da loja.

Além das 110 lojas em todo o Brasil a Hope mira o mercado internacional e planeja expandir sua atuação em outros continentes, em especial na Europa. Vale lembrar que a marca já conta com duas unidades em Portugal, duas em Israel e três na Argentina.
www.hopelingerie.com.br

UNS IDIOMAS  INVESTE EM  PARCERIAS COM O MERCADO CORPORATIVO
A UNS Idiomas, rede de escolas de inglês formatou um planejamento ousado para o mercado corporativo com a criação da área Corporate, programa de atendimento que otimiza o relacionamento com outras empresas por meio de convênios e parcerias, principalmente com foco no público da classe B, que necessita de um ensino de inglês diferenciado em um curto prazo de tempo.

Na primeira fase do programa, o Corporate atuará em quatro frentes: parceria com benefícios para colaboradores de companhias, que contará com desconto em qualquer unidade da rede; o In Company, unidades de ensino dentro das empresas; o Núcleo de Idiomas, direcionado às instituições acadêmicas, para que proporcionem aulas acessíveis aos alunos e o inglês em condomínios, com cursos em grandes complexos residenciais em regiões de todo o Brasil.

A primeira frente anunciada é a criação do Núcleo de Idiomas nos campus do Complexo Educacional FMU, referência na qualidade de ensino há 45 anos. O objetivo da união é oferecer aos universitários da FMU um curso de inglês em 18 meses formatado para o público adulto.
www.unsidiomas.com.br

Master franquia na AcquazeroPARA GRANDES INVESTIDORES
A AcquaZero, marca que atua no segmento da estética automotiva, expandiu seus negócios para o sistema de Máster Franquia – ação que permite ao franqueado a concessão do direito de revender o know-how de implantação, operação e comercialização da linha de produtos ou serviços de uma marca em determinada região.

Marcos Mendes, diretor da rede, explica que o crescimento da franqueadora gerou a necessidade de regionalizar a administração e suporte da rede, oferecendo, desta maneira, novas oportunidades para grandes investidores.

Para obter uma Máster Franquia da Acqua Zero é necessário um investimento inicial de R$ 42 mil e R$ 5 mil pelo kit inicial de produtos. Em contrapartida, o franqueado obtém a participação de 15% sob os lucros das franquias contratadas, além de 10% sobre os produtos que vender. O setor automotivo cresce em média 6% ao ano e deve-se manter assim até 2020.
www.acquazero.com.br

INSTITUTO MIX DE PROFISSÕES
um case de sucesso!

Uma empresa compromissada com a qualidade do que vende e com o futuro dos profissionais que forma. Assim é o Instituto Mix de Profissões, que, em apenas três anos de mercado, formatou mais de 50 cursos profissionalizantes nas áreas de: beleza, saúde, tecnologia, comercial, administrativa e idiomas. Esses cursos são regulamentados pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de número 9.394/96, o que faz com que todos os seus certificados sejam reconhecidos no Brasil inteiro. No breve histórico da marca, que conta com cerca de 3.000 colaboradores didáticos, mais de 130 mil alunos já foram qualificados. Atualmente, a rede atende mais de 70.000 alunos em suas 93 unidades franqueadas (mais 25 em fase de inauguração) espalhadas por todas as regiões do Brasil.

Estruturada em um modelo de negócio bem definido e constantemente avaliado, o Instituto Mix é um case de sucesso entre franqueados, cuja maioria já adquiriu mais de uma franquia da rede.  A meta dos sócios Jairo Marcilio Vieira (diretor de expansão) e Alex Cavalheiro (Ceo da marca) é fechar o ano com  250 unidades franqueadas. Para isso, um agresssivo plano de expansão foi elaborado, onde se destaca a figura do master franqueado.

Os serviços oferecidos aos franqueados são: assessoria na escolha do ponto comercial e projeto arquitetônico; manuais de padronização e operacionalização da franquia; treinamentos iniciais e de reciclagem, funcionamento da franquia em uma única sala de aula, livros didáticos desenvolvidos especialmente para a metodologia interativa, entre outros. Além disso, o Instituto Mix trabalha regularmente na divulgação da marca por meio de campanhas publicitárias, promoções e ações de marketing.

O investimento para se tornar um franqueado da marca fica entre  R$ 10 mil e R$ 35 mil e o custo de instalação varia de R$ 40 mil (para unidades de 40 m2) e R$ 100 mil para as de 300m2.
Para mais informações acesse o site: www.institutomix.com.br

MEGAMATTE APRESENTA NOVO MODELO DE NEGÓCIO
A Megamatte lançou, oficialmente, sua primeira microfranquia. O modelo de negócio chama atenção pelo baixo valor de investimento, estimado em R$ 80 mil e sua infraestrutura móvel, novidade entre os modelos apresentados. Além disso, a Microfranquia possui um mix de produtos diferenciado, selecionado a partir de uma pesquisa feita em toda a rede, de forma a gerar lucratividade para a unidade.

Com o lançamento deste novo modelo, a marca  disponibiliza, atualmente, quatro tipos de franquias: (Master, Compacta, Quiosque e Microfranquia), criados para atender às necessidades de cada região e tipo de varejo.

Com novas opções de investimentos para os franqueados, a Megamatte fechará o ano com 115 unidades, e com foco na expansão da rede nos demais estados do Brasil, onde a marca ainda não está presente.
www.megamatte.com.br

ABF promove 7ª edição do Simpósio Jurídico e reúne 150 pessoasABF PROMOVE 7ª EDIÇÃO DO SIMPÓSIO JURÍDICO E REÚNE 150 PESSOAS

Entre os dias 19 e 20 de setembro aconteceu o 7º Simpósio Jurídico e de Gestão Empresarial da ABF. Com apoio da Safe Care e Admix e realizado na sede da associação, em São Paulo, o evento reuniu mais de 150 advogados, autoridades e profissionais do franchising para debater entraves legais do setor que podem ser aplicados à rotina do negócio. “Ficou muito caracterizada a praticidade das informações aplicadas ao dia a dia da empresa”, avalia o diretor jurídico da ABF, Luiz Henrique do Amaral.

Participaram o evento o Ministro do STJ Luiz Felipe Salomão, a Desembargadora da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Teresa Castro Neves, o Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Carlos Alberto Garbi e outros especialistas. Foram mais de vinte painéis que discursaram sobre fixação de preços no franchising, expansão para o exterior, Código de Ética, marketing de emboscada, questões contratuais, concorrência desleal entre outros.