Na Mira

Na Mira

Clique aqui e acesse todo o conteúdo desta edição.

Matéria reproduzida da revista Franquia & Negócios – Edição 52

Onodera reduz custos com marketing digital
A Onodera conseguiu reduzir em 68% o custo de 43 lojas que aderiram ao marketing digital, desenvolvido pela OndaLocal. Com os serviços da empresa de tecnologia, as franqueadas da Onodera tiveram, em média, uma taxa de conversão de 23% em suas “páginas otimizadas”. Isso significa que a cada quatro cliques que visitam o site da empresa, um é convertido em novo contato para uma unidade varejista.
SestiniSestini entra para o franchising
A Sestini, fabricante de mochilas, quer expandir as vendas através da abertura de lojas no modelo de franquia. A intenção da empresa é encerrar 2013 com quatro lojas em funcionamento, todas no Estado de São Paulo. Segundo a empresa, o investimento para quem deseja ter uma loja da marca é a partir de R$ 350 mil, e o prazo de retorno está previsto em 24 meses. A Sestini afirma que manterá a sua distribuição no varejo multimarcas.

Camisetas Da HoraGrupo Camisetas da Hora abre lojas físicas

O grupo Camisetas da Hora, especializado em vendas online, resolveu fazer o caminho inverso daquele adotado pelas varejistas tradicionais, e está expandindo seu negócio para lojas físicas. Com investimento de R$ 437,5 mil, a primeira unidade foi inaugurada em outubro, no Shopping Jaraguá, na cidade paulista de Araraquara. Até o final de 2013, a marca também previu a inauguração de uma loja em Salto (SP) e dois quiosques: um em Itapecerica da Serra (SP) e outro em Passo Fundo (RS). Com esta empreitada, a empresa espera crescer 30% em 2014.
GrilettoGriletto chega a Pernambuco
A rede de franquias Griletto, especializada em grelhados e parmegianas, inaugura a primeira unidade em Pernambuco, na cidade de Vitória do Santo Antão. Para 2014, a empresa pretende abrir outras cinco unidades na região.
Guarida Imóveis triplica número de franquias em dois anos 
A rede de franquias da Guarida Imóveis completou dois anos de atividades com o triplo do número de agências no período. Criado a partir da identificação da oportunidade de expansão e alta demanda do mercado imobiliário, o sistema de rede hoje conta com 19 unidades. Até o início de 2014, outras duas agências serão inauguradas nas cidades de Porto Alegre e Canoas, no Rio Grande do Sul.
Loja Tip TopTIP TOP quer alcançar 100 franquias
Na corrida para alcançar a meta de 100 lojas franqueadas em 2014, a TIP TOP inaugurou sua primeira unidade em Bauru. A loja está localizada no Shopping Bauru, no bairro Vila Nova Cidade Universitária. De acordo com a marca, a perspectiva para 2013 é fechar o ano com 85 lojas.

MyGlossMyGloss prepara entrada no Nordeste

Depois de conquistar mais de 1,5 milhão de fãs nas redes sociais, a rede MyGloss Acessórios inicia um período de expansão rumo ao Nordeste. A ideia da marca é chegar a oito unidades na região ainda no primeiro semestre de 2014. O capital mínimo para abrir uma unidade da marca é de R$ 330 mil mais ponto comercial.
HSBC oferta crédito para franquias
O HSBC fechou parceria com a Casa do Pão de Queijo, a DryClean USA e a Eurodata para ofertar crédito a seus franqueados. Com isto, o banco alega que dará condições exclusivas de crédito para financiamento inicial de uma nova loja ou reforma e modernização de estabelecimentos já existentes. Outra diferença, segundo a instituição financeira, está no relacionamento com estes clientes, que serão atendidos por especialistas que conhecem todas as especificidades do setor. Com essas três novas redes, o banco já tem cerca
de 100 parceiros.
Dr. ShapeDr. Shape expande em São Paulo
A Dr. Shape, loja de artigos esportivos e suplementos alimentares, acaba de inaugurar loja em São Paulo, desta vez no bairro de São Miguel Paulista, na Zona Leste da capital. Lá estará disponível ao consumidor uma variedade de produtos destinados a diversas modalidades esportivas, entre elas: musculação, ginástica funcional, natação e artes marciais, além de roupas para academia. A rede já conta com 15 unidades nas principais cidades do Brasil.
PolimetalPolimetal na liderança da comunicação visual
Produzir pontos de venda em série, respeitando as mais rigorosas normas da comunicação visual, para empresas como Shell, TAM, Burger King, Ambev, YPF, Audi, Petrobras, Itaú, Ipiranga e Santander, entre outras, colocou a Polimetal na liderança nacional desse disputado segmento. Graças a esse posicionamento, a Polimetal tornou-se a única empresa de comunicação visual do mercado a manter estoques reguladores, uma operação logística com frota própria e uma equipe de instaladores de alta qualificação.
QualityQuality Lavanderias: mais roupa, mais economia
As lojas da Quality Lavanderias estão mudando o modelo de atendimento. Agora, quem levar roupas a uma das 90 lojas da rede pagará R$ 84,00 e receberá uma Econobag, que poderá ser usada nas próximas demandas. A cobrança será da seguinte maneira: cada sacola cheia custará R$ 79,00, independentemente de quantas peças o cliente levar.
Vivenda do Camarão
Vivenda do Camarão nos Estados Unidos
Especializada na venda de frutos do mar, a rede Vivenda do Camarão começa seu processo de internacionalização, inaugurando duas lojas nos Estados Unidos. As primeiras serão no Estado da Flórida, seguindo a estratégia de iniciar as operações em áreas com clima de praia e propício para o consumo de frutos do mar.
O nome internacional da marca será Shrimp House.
C+Capacita avança no franchising
Um ano após entrar no mercado de franchising, a C+Capacita, rede que promove a oferta de cursos de capacitação, começa a ver os primeiros resultados: a empresa tem sete operações com cinco franqueados e prevê fechar 2013 com a inauguração de mais quatro franquias. Hoje, a marca está presente em São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.
BobsNovos lanches no Bob’s
Quem for a uma loja do Bob’s encontrará no cardápio os hambúrgueres da nova linha “Família Picanha”. Com os novos lanches, a rede estima que poderá alavancar as vendas da categoria sanduíche em até 6%. A campanha de marketing destes produtos tem orçamento de R$10 milhões. A expectativa do Bob’s é inaugurar 200 pontos, por ano, até 2015. Atualmente, a rede tem cerca de mil pontos de venda, que geram mais de 20 mil vagas de trabalhos diretos.
Leve PizzaRede Leve Pizza quer conquistar mercado
O gosto do brasileiro por pizza está alavancando os negócios da Rede Leve Pizza, que já está em 47 cidades, em 11 estados. A empresa atua no ramo de massas pré-assadas e tem como diferencial oferecer um produto 50% mais barato do que o tradicional. Segundo o presidente da rede, Tiago Azem, há muito espaço no mercado para ser conquistado, pois o investimento neste tipo de negócio é reduzido se comparado com outros segmentos alimentícios.
Fini terá quiosques em parques de diversão
Interessada em se aproximar dos consumidores, a marca de balas Fini está abrindo lojas em parques de diversão, como Hopi Hari e mais recentemente no Parque O Mundo da Xuxa. Segundo a companhia, os quiosques terão à disposição dos clientes uma variedade de itens maior do que aquela encontrada em vendas tradicionais do varejo. A próxima empreitada da Fini será a inauguração de um quiosque dentro do parque aquático Wet’n Wild.
Zaiom de olho no mercado paranaense
O mercado paranaense está no radar da Zaiom para 2014. O grupo especializado em microfranquias inaugurou uma unidade da Home Depil (fotodepilação e estética) em Campo Mourão, interior do Paraná, e uma Dr. Jardim (manutenção de jardins e piscinas) em Curitiba. Nos próximos 12 meses pretende inaugurar 35 operações
no Estado.
MoranaMorana abreloja em Los Angeles
Os executivos do grupo Ornatus fizeram as contas e perceberam que podem se dar bem com um possível novo ciclo de crescimento dos Estados Unidos. De olho nisto, a companhia inaugurou a primeira loja Morana da cidade de Los Angeles, na Califórnia. A meta da empresa é atingir faturamento de U$ 55 mil por mês.
Prepara Cursos vai ao Japão
A rede de franquias Prepara Cursos está em negociação para abrir duas lojas no Japão, logo no início de 2014. A ideia é oferecer treinamento e capacitação aos brasileiros que moram na terra do sol nascente. À propósito, este é o segundo passo adotado pela marca em terras estrangeiras. O primeiro foi dado ainda em 2013, com a abertura de uma escola em Angola. Agora, a marca mira a inauguração de duas novas unidades no país africano.
Vazoli inaugura loja no interior paulista
A rede de franquias Vazoli, inaugurou sua primeira loja em Ariranha, no interior paulista. A nova unidade vai ofertar todos os serviços da rede, como crédito pessoal, crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos, crédito imobiliário – financiamento e refinanciamento e seguro de vida. A marca trabalha com as principais instituições financeiras do Brasil, como Grupo BMG, BCV, Cifra, BV, Bradesco, BGN, Banco do Brasil, Crefisa, BM Sua Casa e Panamericano.
Zelo LimpezaZelo Serviços lança franquia de limpeza residencial
Após 11 anos no mercado de limpeza, a Zelo Serviços lançou seu sistema de franquia: Limpeza com Zelo. O investimento inicial gira em torno de R$ 60 mil e nele estão inclusos o bloqueio da área de atuação, a taxa de franquia, equipamentos, insumos e uniformes, o capital de giro, a constituição da empresa, o material de marketing
e o frete.
Cobra D'AguaCobra D’agua inicia operação em Fortaleza
O mercado cearense está chamando a atenção da Cobra D’agua, marca especializada em moda jovem. A empresa acaba de inaugurar sua primeira loja em Fortaleza, interessada em ampliar seus ganhos, uma vez que a cidade representa 28% das vendas de roupas Cobra D’agua no varejo multimarcas.
Sr. Computador aposta em portal de vendas
Os clientes da rede Sr. Computador poderão comprar produtos de informática pela internet. A empresa acaba de lançar seu portal de vendas, onde pretende vender itens como: computadores, notebooks, periféricos e componentes. Também serão prestados serviços de suporte para a instalação dos equipamentos aos clientes da loja virtual. “Pretendemos não só agregar valor à nossa marca, oferecendo um portfólio completo de produtos e a preços competitivos, mas também significar um canal prático, rápido e completo, por envolver duas áreas de atuação, que é a venda de produtos e serviços”, afirma o diretor da Sr. Computador,  Gustavo Freitas (à esq.).
Instituto Mix quer mais de 200 escolas em 2014
Após inaugurar 54 franquias em 2013, chegando a um total de 125 unidades, o Instituto Mix de Profissões começa a se preparar para um novo ciclo de crescimento em 2014. Segundo o sócio da marca, Jairo Vieira, a perspectiva para o ano é passar a marca de 200 escolas franqueadas em funcionamento no Brasil. Para isto, está no radar do grupo atingir cidades e bairros com até 10 mil habitantes, como
também cidades grandes.
Love BrandsLove Brands acelera expansão
Na Love Brands, o plano de expansão está a todo vapor. Nos últimos meses de 2013 a empresa, que reúne numa mesma loja as marcas Balonè (acessórios femininos), Puket (meias, lingeries e pijamas) e Imaginarium (presentes), inaugurou uma loja em Guaxupé (MG) e na cidade de Sorriso (MT). A meta da franqueadora é inaugurar 30 lojas em 2013.
5àsec faz planos para avançar em cidades do interior
O crescimento das cidades do interior está animando a rede de lavanderias 5àsec, atualmente com 430 lojas no País. O objetivo da marca é terminar 2013 com 40 novas lojas. Há 19 anos, a operação brasileira da 5àsec é líder mundial em número de franquias
e em faturamento, atingindo a
marca de R$ 176 milhões em 2012.
McDonald’s intensifica abertura de lojas
Tradicional no ramo de fast-food, o McDonald’s se mantém em expansão acelerada. Para isto, a rede aposta no crescimento nos grandes centros urbanos, como São Paulo e cidades como Osasco, São Bernardo e Santo André. Apenas em outubro, foram inauguradas quatro lojas.
Convenção ABF 201313ª Convenção ABF do Franchising bate recorde de público
Entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro de 2013, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) promoveu a 13ª Convenção ABF do Franchising, no Hotel Iberostar Bahia, na Praia do Forte (BA). O evento atraiu mais de 670 participantes, o maior público desde a primeira edição, sendo 460 congressistas. O amplo conteúdo debatido em mais de 50 mesas redondas foi uma das inovações desse ano. A 13ª Convenção ABF do Franchising foi organizada pela BYSide e contou com o apoio do Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Rede, Safe Group, Mapfre Seguros, Santander, Sebrae, Visa, Ambev e Gs1.
SMZTO cresce 43% em 2013
A SMZTO Participações, grupo de franquias multissetoriais, registrou crescimento de 43% em 2013, em relação a 2012, passando de 672 para 958 franquias em todo o Brasil. Neste período, o faturamento da rede evoluiu 31%, de R$ 184,6 milhões para R$ 241,8 milhões. As projeções para 2014 são ainda mais otimistas, com previsão de crescer 42,3% no número de unidades comercializadas e 46,4% no faturamento.
Yes Aluguel de Carros cria núcleo de expansão
A Yes Aluguel de Carros realizou mudanças no seu organograma e criou uma nova área, que se dedica exclusivamente à expansão de franquias e da frota. A ideia é que, com este investimento, a rede chegue a todas as regiões do Brasil.
Mr. Mix Milk Shakes quer fábrica
A rede Mr. Mix Milk Shakes tem planos de fabricar base para sorvete no Nordeste e, desta maneira, impulsionar seu crescimento na região em 2014. O investimento para a empreitada está previsto em R$ 10 milhões, segundo Clederson Cabral, fundador do grupo. A empreitada, conta ele, se justifica pelo fato de metade de suas franqueadas estar entre o Norte e o Nordeste. Ainda será definido o Estado onde a planta fabril será instalada.