Na Mira

Na Mira

Clique aqui e acesse todo o conteúdo desta edição.

Matéria reproduzida da revista Franquia & Negócios – Edição 53
Divino FogãoDivino Fogão ganha território

Prestes a completar 30 anos de existência e duas décadas no mercado de franquias, o Divino Fogão planeja inaugurar, no mínimo, 20 restaurantes em 2014, sendo que dez já estão com contrato assinado entre a rede e os franqueados. Em 2013, o crescimento do grupo foi de 13%, comparado a 2012. A rede atualmente conta com 169 lojas, emprega 3,8 mil funcionários e serve 1,6 milhão de refeições por mês.

PrimiciaPrimicia planeja expansão em 2014
Mais 13 cidades paulistas devem receber unidades da Primicia em 2014. A marca especializada em malas e acessórios para viagens mira regiões que considera prioritárias em seu plano de expansão: Campinas, Guarulhos, São José dos Campos, Santos, Sorocaba, São José do Rio Preto, Piracicaba, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Barueri, São Caetano do Sul, Santo André e São Bernardo do Campo. Com isso, a empresa dá continuidade à expansão por franquias iniciada no ano passado, após 60 anos vendendo seus produtos no varejo multimarcas.
Boticário moderniza comunicação
O Grupo Boticário fará um investimento de R$ 1,3 milhão para modernizar sua comunicação. Trata-se da adoção de um sistema por meio do qual 4,6 mil funcionários da empresa se comunicarão, sem custo adicional e sem custo de tarifação entre estados. Para isto, usarão ferramentas de vídeo, áudio, conferência web, salas de instant messaging e chats. A tecnologia utilizada será provida pela Microsoft, e a implantação do projeto pela InfoSERVER.
Coxinha Du Chef mira comunidades
A rede de franquias Coxinha Du Chef pretende inaugurar 35 lojas nesse ano. De acordo com a empresa, as novas lojas devem ficar em pontos comerciais próximos às comunidades, onde será possível atender ao público das classes C e D. Cada uma das lojas atende, em média, 7,5 mil clientes por mês e o faturamento previsto é de R$ 40 mil mensais.
Sabores do verão no Bob’s
A aposta do Bob’s para o verão é o novo sabor Limão com Flocos para o cardápio de sobremesas, que engloba produtos como o Big Cascão, Sundae e Milk Shake. A expectativa é que a novidade caia no gosto do consumidor nessa estação. A nova linha está disponível nas lojas e quiosques da rede em todo o Brasil.
Social Lounge chega ao Vale do Paraíba
A franquia Social Lounge, especializada em planejamento estratégico para mídias sociais e marketing digital, acaba de inaugurar uma unidade em São José dos Campos, interior de São Paulo. A empresa pretende levar à região do Vale do Paraíba serviços como planejamento estratégico para mídias sociais, gestão de conteúdo e ativação, ações de marketing digital, campanha de links patrocinados, entre outros serviços.
Risoto MixDe olho na Copa, Risotto Mix abre unidade em Manaus
A Risotto Mix, rede de franquias especializada em gastronomia internacional e brasileira, acaba de abrir sua quinta operação no Amazonas. O restaurante fica no Shopping Ponta Negra, em Manaus. A estratégia da empresa é que a unidade atenda ao público esperado durante os jogos da Copa, e se mantenha com a demanda crescente da região, uma das principais da marca. Atualmente, a rede conta com 40 lojas instaladas nos principais shoppings e aeroportos de 14 estados brasileiros.
Play Space terá programa de milhagens
A rede especializada em recreação infantil em shopping centers, Play Space, passa a oferecer um programa de milhagem em que os clientes podem reverter pontos acumulados em mais diversão. Isso será possível com a implantação do Opus Franchising System, sistema de gerenciamento de franquias da Linx. A partir do uso da plataforma, a rede poderá unificar os dados das unidades, além de agilizar a expansão da marca.
Brou’ne de vento em popaBroune
O crescimento da rede Brou´ne, especializada em brownies e doces americanos, foi de 70% em 2013, com a inauguração de seis unidades em Brasília, Goiânia, Taubaté, Santos, Sorocaba e São Paulo. Atualmente, a rede conta com mais de 15 lojas em operação. Para 2014, a expectativa é inaugurar cerca de 30 novas franquias, e os primeiros destinos mapeados são Salvador, São Paulo, Guarujá e Curitiba.
Grupo Zaiom avança
O Grupo Zaiom começou 2014 com cinco novas unidades. Só em janeiro a marca Home Angels fez duas inaugurações, uma em Campinas (SP) e outra em Miguel Pereira (RJ). Já a Dr. Faz Tudo chegou à cidade de Hortolândia (SP).  No Paraná, a cidade de Maringá recebeu a primeira unidade da Dr. Jardim, especializada em manutenção de jardins e piscinas. E a Home Depil expandiu sua atuação no estado do Rio de Janeiro com uma unidade na capital.
Via VerdeVia Verde
Naturais entra no franchising
A Via Verde Naturais, especializada em alimentos naturais e orgânicos, entrou 2014 com a inauguração de sua primeira franquia na Cidade Nova, no Centro de Convenções Sul-América. Em fevereiro, a Via Verde foca suas atenções para o Nordeste com a inauguração de duas unidades em Salvador e uma em Recife. A marca cresceu mais de 100% em 2013, e mantém a meta para 2014.

Franquia Kumon tem investimento inicial a partir de R$ 25 mil

Com um método de ensino autoinstrutivo, a rede Kumon é especializada em formar pessoas autodidatas por meio de uma orientação individualizada. Terceira colocada no ranking das franquias com mais unidades no Brasil, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), atua no País há quase 40 anos. Para abrir uma unidade do Kumon, o investimento inicial custa a partir de R$ 25 mil, que inclui a taxa de franquia, a montagem da unidade e o capital de giro, além de treinamento e suporte nas áreas pedagógica, administrativa, marketing, entre outras. Já o faturamento médio mensal é estimado em R$ 16 mil para cerca de 100 alunos matriculados. Embora o nível superior seja exigido, não é preciso formação na área de educação, porém para se tornarem orientadores, os candidatos passam por um processo seletivo criterioso com a realização de testes e entrevistas. O royalty é de 40% (inicialmente 45% até alcance de requisitos pré-determinados).
Óticas Carol quer 1,5 mil lojas em 2015Oticas Carol
Como parte do plano audacioso de chegar a uma receita de R$ 1 bilhão até 2018, a rede de franquias Óticas Carol pretende intensificar sua expansão neste ano. O projeto é chegar a 1,5 mil lojas em 2015. Hoje, a rede tem 630 unidades. As metas agressivas foram traçadas após a entrada do grupo inglês 3i no capital da empresa.
Depyl Action tem nova campanha
A Depyl Action, rede de franquias especializada em depilação, acaba de lançar sua nova campanha de marketing que visa enaltecer a beleza da pele das brasileiras. De acordo com a diretora executiva da empresa, Danyelle Van, o posicionamento da marca reflete uma postura já adotada em suas lojas há bastante tempo: a valorização da mulher brasileira.
A campanha foi criada pela GGeDesign, empresa brasileira com 14 anos de mercado. Hoje a rede conta com aproximadamente 90 lojas em todo o Brasil, além de duas unidades na Venezuela.
Mundo Verde alcança 77 lojas em São Paulo 
A Mundo Verde chegou a 77 lojas no Estado de São Paulo e 46 só na capital paulista, no início deste ano. A mais nova franquia da rede fica no bairro do Paraíso, zona sul de São Paulo. A inauguração foi estratégica, segundo a empresa, pois está próxima ao Parque do Ibirapuera, onde os frequentadores estão diariamente em busca de produtos que visam a qualidade de vida e o bem-estar.
Estratégia de peso
A rede de academias Team Nogueira, especializada em MMA, dos lutadores Minotauro e Minotouro, acaba de inaugurar uma unidade no bairro do Tucuruvi, zona norte de São Paulo. A nova unidade tem um octógono tamanho 7×7, além de tatame e ringue para as modalidades de boxe. A academia fica num prédio de 400 m², com três pavimentos.
Prima CleanPrima Clean chega ao Rio de Janeiro
A cidade maravilhosa recebe a primeira unidade da lavanderia Prima Clean, pertencente ao Grupo Acerte Franchising, na Barra da Tijuca. A localização escolhida para a inauguração levou em conta a construção de oito hotéis para a Copa do Mundo, segundo a franqueada Fabiana Moreira, o que deve aumentar a demanda para serviços como o delivery. As regiões Jacarepaguá, Recreio e Barra devem receber unidades em breve.
Rede Hotel 10 completa dez anosRede de hotel
Prestes a completar uma década, a rede Hotel 10, franqueadora e administradora de hotéis, está prestes a inaugurar uma nova unidade em Joinville (SC). Este será o sétimo empreendimento do grupo, que pretende encerrar este ano com dez unidades em funcionamento.
Samara ModaSamara Moda no franchising
A rede Samara Moda está pronta para atuar no segmento de franquias. Com um modelo de negócios em formatação desde 2008 para garantir sua expansão, a marca espera atrair interessados em atuar abrir lojas da rede.

Lanchão & Cia no metrô de São Paulo

A estação Armênia, do metrô de São Paulo, receberá a primeira unidade paulistana da Lanchão & Cia, rede de franquias de Campinas (SP). A marca possui atualmente 60 unidades e a meta é chegar a cem pontos de venda. Em 2014 serão investidos R$ 2 milhões na abertura de mais oito unidades em estações de metrô.
Camisetas da Hora projeta expansão
A Camisetas da Hora pretende entregar oito novas franquias nas regiões Sul e Sudeste do País, no primeiro semestre deste ano. Destes, o primeiro quiosque inaugurado está localizado na cidade de Vila Velha (ES) e, em seguida, serão entregues: uma unidade em São José do Rio Preto (SP) e mais dois no município de Sorocaba (SP).
ABF contrata KPMG para auditoria financeira
Com o intuito de reforçar a transparência das demonstrações financeiras, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) contratou a multinacional KPMG como parceira no processo de auditoria para trabalhos de ciclos anuais. “A KPMG será um dos nossos parceiros de auditoria em demonstração financeira. Assim, a ABF fica amparada por uma das gigantes mundiais que atuam no setor”, explica o diretor de controladoria da Associação, Roberto Ferreira. Está previsto que o resultado da primeira auditoria, referente a 2013, seja expedido no próximo mês de março.
Um alento ao bolso no Banco do Nordeste
O Banco do Nordeste divulgou as novas taxas de juros praticadas pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para 2014, destinada para quem pretende tomar crédito para comprar máquinas, equipamentos e veículos, a taxa de franquia ou o capital de giro associado ao investimento necessário ao negócio. De acordo com a instituição, a principal linha de financiamento do banco inicia com taxa a partir de 5,3% ao ano, para empresas com faturamento de até R$ 90 milhões por ano. Para ter direito a este crédito, é preciso se instalar, ampliar ou modernizar o seu negócio no Nordeste do Brasil ou no Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.
Grupo Habib’s anuncia novo diretor de OperaçõesHabibs
O Grupo Habib’s anuncia a contratação de Marcos Gonçalves como novo diretor de operações. O executivo será responsável por toda a operação do grupo, atendendo aos padrões da franqueadora, pelo desenvolvimento de produtos, implantação de novas lojas e melhoria da área de vendas.