Na Mira

Na Mira

Clique aqui e acesse todo o conteúdo desta edição.

Minds Idiomas avança no Nordeste
O mercado de ensino de idiomas está em alta e, de olho nisto, a Minds Idiomas inaugura três unidades franqueadas no Nordeste, localizadas em Maceió (AL), Salvador (BA) e João Pessoa (PB), alcançando a marca de 21 unidades no Nordeste. A rede está com 100 lojas em operação e implantação e pretende abrir outras dez até o final deste ano.
Monnalisa abre 20 lojas até 2016
Interessada no mercado promissor de moda infantil e também no de alto luxo, a Monnalisa pretende expandir sua atuação no Brasil nos próximos anos e abrir 20 lojas até 2016.
Multicoisa- Revista Franquia & Negócios - Abril 2014Multicoisas alcança  28ª loja em São Paulo
O plano da Multicoisas para este ano é lançar 20 unidades em várias regiões do Brasil. E o primeiro passo já foi dado para isto. A rede especializada em soluções para o dia a dia acaba de abrir a 28ª loja em São Paulo e a 173° da rede no Brasil. O novo ponto fica localizado na Vila Leopoldina, zona Oeste.
Quiznos Franquia & Negócios Abril 2014Quiznos Sub planeja 104 novas lojas
A norte-americana Quiznos Sub traçou um plano de crescimento ousado para este ano e pretende inaugurar 104 unidades. Atualmente, a rede tem 39 lojas no Brasil e a expansão, segundo a empresa, deve acompanhar o momento positivo do franchising no País.
Casa&Coisa aumenta faturamento
O faturamento da rede Casa&Coisa em 2013 foi de R$ 27,2 milhões, um crescimento de 65% se comparado ao mesmo período de 2012. E parte deste resultado é decorrente da abertura de dez novas unidades no ano passado.
Ragazzo chega Em Joinville
Com planos de abrir 15 lojas neste ano, o Ragazzo iniciou suas operações em Joinville (SC) como parte do plano de expansão nacional do Grupo. A unidade ocupa uma área de 425 m², entre salão e estacionamento no Bairro América, e tem capacidade para receber 113 clientes.
Orthocrin Franquia & Negócios Abril 2014Orthocrin inaugura primeira franquia em Vitória 
A Orthocrin, fabricante de colchões e travesseiros, acaba de inaugurar uma franquia em Vitória e se prepara para alçar voo para outras cidades no Espírito Santo. Após fechar 2013 com crescimento de 38%, a empresa tem previsão de fechar 2014 com faturamento na casa dos R$ 140 milhões. Atualmente, as franquias da marca representam 10% do faturamento da empresa.
Mundo das Pérolas - Revista Franquia & Negócios - Abril 2014Mundo das Pérolas em Porto Alegre
O Mundo das Pérolas acaba de inaugurar uma unidade em Porto Alegre. A franquia é composta por quiosques interativos que comercializam joias com pérolas. No quiosque, os clientes pescam uma ostra do aquário exposto, descobrem sua pérola e montam sua própria joia, na hora. A loja está localizada no Shopping Total, no bairro Floresta. O conceito do Grupo Multifranquias foi trazido de Las Vegas.
100 franquias da Limpeza com Zelo
Mirando chegar a cem franquias até dezembro, a rede Limpeza com Zelo inaugura dez unidades até abril. A empresa já tem 11 franquias comercializadas e, para crescer, aposta numa demanda cada vez maior por serviços personalizados de limpeza.
Grupo CRM e Lindt anunciam joint venture
O Grupo CRM, detentor das marcas Kopenhagen e Chocolates Brasil Cacau, fechou acordo com a Lindt para comercializar produtos com a marca de chocolates suíça. Com participação de 51%, a Lindt tem na parceria com o Grupo CRM o objetivo de obter acesso mais rápido ao mercado regional que é muito peculiar pela regionalização e hábitos de consumo. Já o grupo brasileiro vê no negócio a oportunidade de buscar um nicho de consumidores complementar àquele já atingido com suas duas marcas.
Hope Franquia & Negócios - Abril 2014Hope inaugura 50 franquias em 2014
Até 2016, a Hope, rede especializada em lingerie, pretende chegar a 300 unidades, e um dos focos da marca em seu plano de expansão é a abertura de lojas de rua. Apenas para este ano, a empresa planeja colocar 50 lojas em funcionamento. A expectativa da rede é que o projeto ganhe maior representatividade em cidades do interior, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Americanflex entra no franchising
Forte na indústria de colchões, com faturamento anual superior a R$ 100 milhões, o grupo Americanflex acaba de entrar no mercado de franchising e planeja estar em dez cidades até o final do ano. De acordo com a empresa, para a consolidação do projeto foram investidos mais de R$ 2 milhões.
Megamatte Revista Franquia e Negócios - Abril 2014Aos 20 anos, Megamatte muda visual
A rede Megamatte completa 20 anos e, para comemorar, pretende renovar seu visual e inaugurar 30 lojas até o final deste ano. Está no radar da empresa a expansão no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. Outra novidade da marca é a ampliação de seu portfólio de produtos, com o lançamento da linha Mega Gourmet, em parceria com o chef boulanger Alfredo Galhões.
Spedini Revista Franquia & Negócios - Abril 2014Spedini Trattoria Expressa: fermento no crescimento
No ano em que celebra duas décadas de atividades, a franquia Spedini Trattoria Expressa, de culinária italiana, planeja a abertura de ao menos oito novas unidades. O foco principal é São Paulo, onde pretende abrir cinco lojas na capital e em cidades como Ribeirão Preto e Campinas. Também estão nos planos do grupo ter novas lojas no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e em Florianópolis, onde a rede experimenta um novo nicho: praças de alimentação de hipermercados. A Spedini tem 23 unidades.
Centro das Sobrancelhas: 90 unidades em cinco anos
O Centro das Sobrancelhas vai abrir 90 unidades no modelo de franquias nos próximos cinco anos. A estratégia será adotada dentro dos grandes centros urbanos e terá estratégia semelhante a que a empresa já utiliza hoje, com lojas nos bairros do Alto da Lapa, Lapa e próximo à Av. Paulista, em São Paulo.
Ateliermix cresce 130%
A rede de franquias Ateliermix, especializada em calçados, espera inaugurar 20 lojas neste ano. A empresa encerrou 2013 com 41 unidades, crescimento de 130% em comparação com o ano anterior. A marca, do grupo Paquetá, comercializa produtos da Capodarte e Dumond.
Coldwell Banker no Ceará
A rede norte-americana Coldwell Banker, que atua no ramo de franquias imobiliárias, inicia suas operações no Ceará por meio de seis contratos de franquias em Fortaleza. A marca já tem presença no Brasil em cinco estados. No exterior, a empresa está em 53 países e reúne 100 mil corretores e mais de 3,5 mil escritórios.
Phitofarma almeja 300 lojasPhitofarma Revista Franquia & Negócios - Abril 2014
A farmácia de manipulação Phitofarma está com planos ousados e almeja inaugurar 300 franquias até o final de 2015, apoiada no crescimento médio de 10% no mercado de remédios manipulados ao longo dos últimos dez anos. Hoje, a rede já soma 18 lojas em diversos estados brasileiros.
Salgados Brasil Revista Franquia & Negócios - Abril 2014Formato móvel é alternativa na Salgado Mania 
A Salgado Mania, franquia móvel de fast-food, planeja abrir 50 unidades, sendo que as primeiras 20 estão previstas para a região Sudeste. A rede tem se posicionado como alternativa ao custo de aluguel de ponto em shopping centers.
Mr Mix Milk Shake Revista Franquia & Negócios Abril 2014
Mr. Mix investe em interatividade
O Mr. Mix Milk Shakes, rede de franquias especializada em milk-shakes, acaba de criar um jogo da memória online para aumentar a interatividade da marca com o público. Além disso, a ação visa promover o novo portal da companhia e fomentar a mascote da rede, o Shakelino.
Chiropatia no franchising
O Instituto Brasileiro de Coluna, atuante na área de Chiropatia, acaba de se lançar no franchising. A empresa pretende abrir, logo de início, três unidades nas regiões Sul e Sudeste.
Love Brands quer dobrar de tamanho
A Love Brands prevê inaugurar 25 unidades franqueadas neste ano e elevar o faturamento da rede em 50%. A marca encerrou 2013 com 26 franquias em operação e um crescimento, em número de lojas, de 160% em relação a 2012.
Spoleto Revista Franquia & Negócios - Abril 2014Spoleto aposta em websérie
O Spoleto já disponibilizou no Youtube o segundo episódio de “Spoletando pela Itália”, websérie da rede lançada em novembro de 2013 pela rede de culinária. A produção assinada pela Guanabara Baby e Vira-Lata, com imagens da Capim Filmes, traz o chef da marca, o italiano Gianni Carboni, viajando por sua terra natal e preparando pratos inspirados em sua jornada. Desta vez, Gianni mostra um pouco de Roma e Parma e prepara uma versão caseira do novo corte de massa do Spoleto, o Lumaconi, original da Ligúria, região noroeste da Itália.
Starbucks aposta em quiosque no Shopping JK Iguatemi 
A maior rede de cafeterias do mundo está com um quiosque no 3º piso do shopping JK Iguatemi.  O projeto, que foi desenvolvido pela equipe de design da rede, possui assentos internos e também na área externa do shopping, no terraço que fica no mesmo andar, com vista exclusiva para a cidade, especialmente para compor um dos shoppings mais sofisticados e elegantes da capital paulista.
Lig Lig Revista Franqua & Negócios - Abril 2017Lig-Lig de olho em Minas Gerais
A franquia Lig-Lig, especializada em comida chinesa, está interessada em entrar no mercado mineiro. As cidades prioritárias para a rede são Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares,  Ipatinga, Sete Lagoas, Divinópolis e Santa Luzia, entre outras.
Ópticas Ipanema prevê 50 lojas em 2014
No sistema de franquias desde 2009, a Ópticas Ipanema pretende abrir 50 lojas neste ano. Segundo a empresa, está confirmada a inauguração de seis unidades no segundo trimestre, em cidades do interior paulista, como Campinas e Indaiatuba e na região Centro-Oeste.
Lanchão & Cia alcança 60 unidades no País
Com seis lojas abertas em seis meses, a Lanchão & Cia se prepara para inaugurar duas unidades, uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo. Com isso, a rede de franquias alcançou a marca de 60 unidades distribuídas em oito estados brasileiros.
Natortilha almeja 200 franquias em cinco anos
A franquia Natortilha, rede de restaurantes especializadas em comida mexicana, pretende inaugurar 200 unidades em cinco anos em todo o Brasil. A marca, hoje com dez lojas, está focada em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.
iGui Revista Franquia & Negócios - Abril 2014iGUi no ranking das franquias que mais faturam 
A marca iGui entrou  para o seleto grupo das empresas que mais faturam no franchising brasileiro. Com receita anual de R$ 500 milhões, a iGui ficou em quinto lugar no ranking, atrás de marcas como O Boticário, Ri Happy, Farmais e Ótica Diniz.
Unidas Revista Franquia e Negócios - Abril 2014Unidas investe na rede de seminovos
A Unidas, empresa especializada em soluções de gestão de frotas e locação de veículos, lançou um modelo de venda de veículos no qual alguns dos seus franqueados do Rent a Car passaram também a revender os carros da empresa que não fazem mais parte da frota disponível para locação. Como resultado, a companhia expandiu em 100% o número de lojas de seminovos no último ano.
ABF-Rio reinaugura sede do centro 
A sede da Associação Brasileira de Franchising Rio de Janeiro (ABF-Rio) foi reinaugurada no final de março. A partir de agora, o local contará com uma novidade tecnológica: terá infraestrutura para transmitir ao vivo os eventos, cursos e palestras para a unidade Barra da Tijuca, inaugurada no ano passado.  Com isso, todas as atividades da ABF-Rio poderão ser acompanhadas simultaneamente nos dois auditórios, independente de onde o evento está acontecendo de fato.
franchising apoia o Natal da Xuxa
A ABF fechou parceria para apoiar o Natal da Xuxa 2014. O evento acontecerá em 6 de dezembro no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Cada marca que participar terá direito a 40 convites para o show.
Feira de Franquias Revista Franquia & Negócios - Abril 2014Feira de franquias em Brasília gera mais de R$ 50 milhões

A primeira edição da Brasília Expo Franquias, no início de fevereiro, gerou mais de R$ 50 milhões em negócios, estima a Bremem Promoção Comercial, organizadora do evento. A feira teve mais de 50 estandes e 150 expositoras.

ABF participa do Praxis ClubABF participa do Praxis Club, em São Paulo
No último dia 13 de março, a presidente da ABF, Cristina Franco, a diretora da ABF Minas, Danyelle Van Strate e o publisher da Lamonica Comunicação Integrada, José Lamônica, participaram da terceira edição do Praxis Club, realizado pela Praxis Business, em São Paulo. O evento compartilhou as novidades e insights da NRF (National Retail Federation), que aconteceu em Nova Iorque (EUA), em janeiro, da Euroshop, em Dusseldorf (Alemanha) e da Convenção da International Franchise Association (IFA), em Nova Orleans (EUA), que ocorreram em fevereiro e das visitas técnicas realizadas em Londres. “A essência das principais tendências está centrada em proporcionar uma melhor experiência de consumo para os clientes de cada empresa, dentro do conceito de hospitalidade e ambiente envolvente no ponto de venda”, comenta o presidente da Praxis Business, Adir Ribeiro.
5 a Sec Revista Franquia & Negócios - Abril 20145àsec Brasil muda o comando
A 5àsec Brasil anuncia mudanças na direção geral da rede no país. Daniel Pascuali, atual diretor geral da 5àsec na Argentina, assume a diretoria geral da marca no Brasil, no lugar de Nelcindo Nascimento, que vai liderar o início das operações da 5àsec nos Estados Unidos, após comandar por 20 anos a maior rede de lavanderias do Brasil.
De acordo com a empresa, a transição acontecerá de forma gradual, uma vez que Nelcindo continuará como presidente do Conselho de Administração da rede no Brasil e manterá sua participação societária na empresa.
A mudança acontece num momento positivo para a rede, que cresceu 13,7% em 2013 – quase sete vezes a expectativa do Produto Interno Bruto (PIB) e acima do crescimento médio do franchising brasileiro.