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Movimento valoriza a força dos pequenos negócios

Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN) – Cristiane Teixeira – 10/08

Estimular o consumo de produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas é o objetivo de iniciativa recém-lançada pelo Sebrae

Os negócios de micro e pequeno porte correspondem a 95% do total de empresas brasileiras, empregam 52% da população que tem carteira assinada e respondem por 27% do PIB nacional. Toda essa força passa a ser mais conhecida com o Movimento Compre do Pequeno Negócio, lançado no dia 5 de agosto pelo Sebrae.

“É a primeira vez que fazemos um movimento para a sociedade, para que as pessoas percebam que, ao comprar do pequeno, estão melhorando sua cidade, gerando empregos e ajudando a economia”, diz Luiz Barretto, presidente do Sebrae. Campanhas nas redes sociais e na mídia estimularão o engajamento da população. “Pretendemos criar um valor de cidadania. A ideia é que a sociedade abrace esse projeto e que conquistemos o apoio de vários setores.”

Entre os primeiros apoiadores do movimento estão a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e a ABF (Associação Brasileira de Franchising).

O segmento de bares e restaurantes soma 1 milhão de empresas, a maioria delas no time dos pequenos. “Nós empregamos 6 milhões de pessoas”, diz Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.

Responsável por mais de 1 milhão de vagas diretas em 37% dos municípios brasileiros, o setor de franquias acredita na capacitação do empresariado e na redução de custos como formas de continuar crescendo, segundo Maria Cristina Franco, presidente da ABF: “Nosso faturamento aumentou mais de 11% no primeiro semestre de 2015”.

Vantagens para o consumidor

Para o Sebrae, há bons motivos para que a população concentre seu consumo nos pequenos negócios. O primeiro deles é a proximidade de casa ou do trabalho, o que evita perda de tempo com deslocamentos. Como consequência, o dinheiro fica no bairro e pode ser reinvestido em melhores instalações. Outro argumento está na geração de empregos, como lembra Barretto: “É muito comum que os jovens consigam seu primeiro emprego em estabelecimentos pequenos”.

Por estarem disseminados pelo Brasil, os pequenos negócios fortalecem a economia nacional e beneficiam toda a sociedade, já que podem se adaptar mais rapidamente a mudanças de rumo, principalmente em tempos de crise.

A data oficial do movimento será em dois meses. “É claro que todo dia é dia de comprar do pequeno negócio, mas nós queremos transformar o 5 de outubro em uma data especial, assim como existem o Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama e o Dia dos Pais, por exemplo”,  afirma Barretto.

Mutirão de capacitação

A fim de que os donos de pequenos negócios estejam bem preparados para receber o público no dia 5 de outubro, na semana de 21 a 26 de setembro o Sebrae vai promover uma espécie de mutirão de capacitação, com pontos de atendimento móveis, palestras, cursos presenciais e a distância, clínicas tecnológicas, consultorias e seminários.

“Planejamos fazer 300 mil atendimentos nesse período, de norte a sul do Brasil”, diz Barretto, que contará com ações comandadas também pelo Sebrae nos estados. Toda essa capacitação, explica o presidente, visa fortalecer o empresário e prepará-lo para gerir seu negócio com mais eficiência.


 

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