Método LEGO® para engajar equipes é o foco do Café com Franquia da ABF RIO

(A partir da esq.) Eduardo D’Avila, Rogério Gama e Maurício Mendes

Palestras do diretor de Relações Institucionais da ABF e do CEO do Empório do Galeto aconteceram na sede da entidade na cidade carioca

27/05/2022

Retomando os eventos presenciais, na manhã de quinta-feira (26/5) a Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio) promoveu a palestra “Como peças de LEGO® podem aprimorar seus programas de capacitação e engajamento”, ministrada pelo diretor de Relações Institucionais da ABF Rio Rogério Gama, durante o evento Café com Franquia. O evento aconteceu na sede da entidade na cidade carioca.

De acordo com ama, o objetivo é mostrar a riqueza de se utilizar o método LEGO® Serious Play® em programas de engajamento e em toda rede de franquia.

Como case de sucesso da metodologia, Gama convidou o CEO do Empório do Galeto, Eduardo D’Avila, com quem realizou os trabalhos e ensinamentos para os gestores da rede. “Promovemos esse ano o segundo encontro de gestores, e procuramos o Rogério para realizar um estudo com foco em duas situações que tínhamos necessidades dentro da empresa para se estruturar melhor. Nesse encontro, iniciamos já com o LEGO® Serious Play®. Os gestores trouxeram soluções incríveis apenas fazendo esculturas com as mãos”, disse.

Uma ferramenta de inovação, o método possibilita a construção de cenários estratégicos, solução de problemas, desenvolvimento de competências, comunicação, entre inúmeras outras.

Gama fez duas dinâmicas com os participantes presentes. Na primeira, ele entregou seis peças de LEGO® para cada participante, e eles tinham apenas 60 segundos para montar as peças de formas diferentes.  A última foi um trabalho que começou individual, e foi se tornando em grupo, onde os participantes tinham que responder a melhor forma de resolver um problema interno de uma empresa, usando o LEGO® para expressar essa solução. Após a montagem individual, eles conversavam entre si, e apresentavam o que sua criação significava e qual seria o melhor cenário na visão do grupo para a solução do problema.

Concluindo a apresentação, o diretor da ABF Rio explicou aos participantes que a metodologia do exercício é resolver de maneira compartilhada desafios, problemas e questões que as organizações possam enfrentar de forma segura.

Foto: ABF Rio/Divulgação