Início Notícias Megamatte participará da 21ª Franchising Fair Belo Horizonte

Megamatte participará da 21ª Franchising Fair Belo Horizonte

A Megamatte – referência no segmento de alimentação rápida e mais saudável – marca presença na 21ª edição da Franchising Fair Belo Horizonte, que será realizada de 17 a 19 de abril, na EXPOMINAS. A participação da empresa no evento é parte da estratégia de crescimento no Estado, onde a empresa já possui três unidades. Em 2014 a Rede investiu R$ 6 milhões na construção de sua primeira fábrica, no município Patos de Minas (MG), e implementou uma nova operação logística, garantindo a entrega nos mais diversos pontos de vendas do país. No segundo semestre, a marca já havia aberto sua primeira unidade no Centro-Oeste, em Brasília (DF). Em abril deste ano, a Rede inaugura sua primeira unidade no Nordeste, na cidade de Fortaleza (CE).

O ano de 2014 foi de muitas conquistas para a Megamatte, que completou 20 anos de fundação. Mudança na identidade visual, que demandou investimento de R$ 200 mil; lançamento da Mega Gourmet, linha de produtos desenvolvida em parceria com o chef boulanger Alfredo Galhões; e a criação de um novo modelo de negócios (micro franquias) foram algumas das novidades apresentadas ao mercado no ano passado. Atualmente, a Megamatte conta com 116 unidades, distribuídas por sete estados brasileiros (RJ, SP, MG, SC, DF, CE e PR).

No total, a Megamatte abriu 14 novas unidades e apresentou um faturamento de R$ 101 milhões em 2014, o que representa um aumento de 17% em relação ao ano anterior. Com o crescimento, a marca visionou a oportunidade de investir em seu primeiro licenciamento, que trouxe a dupla Tom Jerry, os famosos personagens da Warner Bros., ilustrados em um Copão de 1L, compondo o combo promocional com 18 pães de queijo. Devido ao grande sucesso, a empresa renovou o licenciamento, e o combo ganhará uma segunda edição. O pão de queijo foi o produto escolhido para acompanhá-los por ser um dos carros-chefes da empresa, representando 15% do faturamento anual da rede.

Em 2015, a Megamatte lançou sua campanha de marketing com o primeiro garoto-propaganda, o lutador e campeão de MMA Vitor Belfort. Depois de meses de negociação, o atleta veio exclusivamente ao Brasil para estrelar a campanha do açaí, um dos produtos mais vendidos da marca. “Buscávamos um garoto-propaganda com quem tivéssemos uma identificação e que, ao mesmo tempo, pudesse representar a busca por uma alimentação mais saudável, uma das principais preocupações da rede. Então surgiu a ideia de convidarmos o lutador Vitor Belfort, um atleta de alta performance que procura, através da alimentação balanceada, ampliar seu rendimento”, destaca Julio Monteiro, diretor executivo da Megamatte.

A Rede ainda oferece aos seus clientes um amplo cardápio de bebidas geladas e quentes, com misturas à base de mate, guaraná, leite, chocolate e frutas. Um dos grandes diferenciais é o modo de produção exclusivo para o preparo do chá-mate, carro chefe da franquia. A bebida é feita de forma artesanal com erva-mate orgânica, certificado pela ECOCERT, através de uma fórmula livre de conservantes, xaropes e outros componentes químicos. Deste modo, todos os seus benefícios são mantidos, proporcionando aos clientes um produto 100% natural. A franqueadora também possui um dos melhores açaís do Rio de Janeiro, vendendo por mês cerca de 2 mil copos por loja. Além de uma grande variedade de salgados.

“A expectativa no setor de franchising é bastante otimista. Há anos o setor vem crescendo mais do que a economia global do país. Isso fortalece a expansão da Megamatte que tem como objetivo abrir mais 25 unidades no Brasil até o final de 2015. As metas são grandiosas e a Rede espera um aumento de 20% no faturamento em relação ao ano anterior. O mercado do interior de Minas Gerais é promissor, e a expectativa é abrirmos 5 novas unidades no Estado.”, afirma Julio Monteiro, diretor-executivo da Megamatte.

Formatação de Franquia:

A Franquia da Megamatte foi formatada nos mais modernos conceitos de padronização e acompanhamento (business format franchising). O candidato pode escolher entre os modelos de loja disponíveis – master, compacta, quiosque e micro franquia – que variam conforme a metragem do local de instalação. Com área mínima de 9m² (micro franquia) e até 15 funcionários, a franquia requer um investimento inicial de pelo menos R$ 80 mil (fora o ponto comercial e estoque). A taxa de franquia é a partir de 15 mil. A taxa de publicidade é de 2% sobre o valor de venda da unidade franqueada e os royalties, de 4%. O retorno deste investimento acontece de 24 a 36 meses em média. Após o início da atividade, cada franqueado contará com a supervisão periódica de campo, apoio na gestão empresarial, ações de marketing e todo o suporte da consultoria de franchising.

Megamatte Master
Espaço necessário: a partir de 60m2
Previsão de Investimento: a partir de R$295 mil
Taxa de Franquia: R$35 mil
Projetos, instalações, obras e gerenciamento: a partir de R$2.250 mil por m2
Publicidade: a partir de R$ 6.500 mil
Acessório, Utensílios e Mobiliário: a partir de R$8.500 mil
Capital de Giro (reserva de caixa): R$10 mil
Estoque Inicial: R$15 mil a R$20 mil
Equipamento e Informática: a partir de R$84 mil

Megamatte Compacta
Espaço necessário: entre 35m2 e 55m2
Previsão de Investimento: a partir de R$230 mil
Taxa de Franquia: R$35 mil
Projetos, instalações, obras e gerenciamento: a partir de R$ 2.250 mil por m2
Publicidade: a partir de R$ 6 mil
Acessório, Utensílios e Mobiliário: a partir de R$8.500 mil
Capital de Giro (reserva de caixa): R$10 mil
Estoque Inicial: de R$10 mil a R$15 mil

Megamatte Quiosque
Espaço necessário: entre 12m2 e 16m2
Previsão de Investimento: a partir de R$145 mil
Taxa de Franquia: R$30 mil
Projetos, instalações, obras e gerenciamento: a partir de R$3.980 mil por m2
Publicidade: a partir de R$5 mil
Acessório, Utensílios e Mobiliário: a partir de R$7.600 mil
Capital de Giro (reserva de caixa): R$10 mil
Estoque Inicial: R$8 mil

Microfranquia Megamatte
Espaço necessário: a partir de 9m2
Previsão de Investimento: R$80 mil
Taxa de Franquia: R$15 mil
Projetos, instalações, obras e gerenciamento: a partir de R$4 mil por m2
Publicidade: a partir de R$1 mil
Acessório, Utensílios e Mobiliário: a partir de R$1 mil
Capital de Giro (reserva de caixa): R$5 mil
Estoque Inicial: R$8 mil

Serviço:
Franchising Fair Belo Horizonte
De 17 a 19 de Abril de 2015
Horário – Sexta e Sábado das 14 às 21h e Domingo das 14 às 19h
EXPOMINAS – Av. Amazonas, 6200 – Belo Horizonte / MG