É difícil encontrar alguém que ainda não tenha experimentado um lanche do Mc Donald`s, ou deitado em um colchão Ortobom, ou ouvido falar sobre as academias expressas para mulheres, como a Contours. Pode-se até encontrar quem não saiba definir franchising, mas é inegável que esse modelo faz parte de nossas vidas.
O livro Franchising de A a Z, do consultor especializado no setor, José Schwartz, tem como propósito, justamente, atender a essa necessidade de conhecimento. Seu objetivo é ensinar os conceitos mais utilizados no dia-a-dia do Franchising de uma maneira prática e objetiva. No formato de um dicionário, com verbetes um pouco mais extensos, a publicação acaba de ganhar sua segunda edição, revisada e atualizada.
O livro que chega agora às livrarias aborda novos temas, como a tributação, a internacionalização do setor e iniciativas importantes da Associação Brasileira de Franchising (ABF), como o selo de excelência e a atuação da AFRAS. A primeira edição saiu em 2003 com tiragem de 2 mil unidades, esgotadas.
Em tempos de crise mundial e retração da economia, o franchising supera previsões de crescimento. Segundo a ABF, o setor obteve faturamento de R$ 55 bilhões em 2008, 19,5% a mais do que o ano anterior. O crescimento previsto para o período era de 17%.
Como usar
Para alguns leitores, vários termos e expressões já fazem parte do cotidiano, enquanto que, para outros, pode ser o primeiro momento em que se está lendo algo sobre o tema. Os primeiros terão uma constante fonte de consulta para complementação e confirmação de seus conhecimentos. Para os demais, a leitura completa do livro será, sem dúvida, elucidativa.
Além da conceituação, o livro traz no apêndice a indicação de sites, revistas, livros e guias como fonte complementar de conhecimento sobre o franchising.
O autor
José Schwartz pretende mais uma vez contribuir para o franchising brasileiro, dividindo com os leitores seus 20 anos de especialização no assunto. Formado em economia, com mestrado em administração pela PUC-Rio e MBA em finanças pelo IbmecRJ, ele é sócio-diretor da Schwartz Consultores Associados que, desde 1988, já transformou mais de 150 negócios de diferentes segmentos em franquias.
É membro fundador, atual diretor e palestrante da ABF (seccional RJ). Schwartz também é consultor credenciado pelo SEBRAE/RJ, instituição por meio da qual publicou, em 1994, seu primeiro livro: Franchising: o que é, como funciona.
É parceiro internacional do professor Michael Kahn da Universidade Robert Schuman em Estrasburgo (França). Atualmente, Schwartz representa a ABF no Salão de Franquias da França em Paris, onde o Brasil foi convidado de honra em 2009.
Título: Franquia de A a Z – O que você precisa saber
Autor: José Schwartz
Editora:Qualitymark
Nº de páginas: 72
Preço sugerido: R$ 20
Onde Comprar: Sede da ABF São Paulo e Rio; principais livrarias, como Siciliano e Saraiva; aeroportos; editora Qualitymark
Contatos para entrevistas
Renata de Luna
(21) 8143-6609
[email protected]
José Castro Schwartz
(21) 2544-3417
[email protected]