Leonardo Lamartine participa do II Congresso de Tecnologia para o Varejo

Evento idealizado pela Fecomércio e pelo SEBRAE contou com o apoio da ABF

Leonardo Lamartine durante o 2º Congresso de Tecnologia para o Varejo

O II Congresso de Tecnologia para o Varejo aconteceu entre os dias 29 e 30 de novembro, em Recife/PE. O diretor regional da ABF Nordeste, Leonardo Lamartine, apresentou os números mais atuais do franchising na região e as perspectivas do setor para o estado de Pernambuco. O evento contou com mais de 550 participantes e nove franqueadoras apresentaram suas marcas no evento, durante o “pitch” de franquias. Atual estudo da ABF que apresenta as 30 cidades com maior número de unidades e redes no País traz Recife na 10ª posição em número de unidades e na 8ª em número de marcas.

O Nordeste do País já é visto como uma das regiões promissoras para contribuir com o crescimento do setor de franchising nos próximos anos. De acordo com recente levantamento da ABF, o mercado de franquias na Região Nordeste faturou mais de R$ 5,4 bilhões no terceiro trimestre de 2017, o que representa uma variação de 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Já o estado de Pernambuco faturou mais de R$ 1,1 bilhões também no terceiro trimestre deste ano, o que representa um aumento de 5,4 % em relação ao mesmo trimestre de 2016.

A região é responsável por 7,4% das redes no Brasil e diversas delas têm projeção nacional. Mesmo em tempos de instabilidade econômica, todos os estados da Região Nordeste são importantes e têm potencial para crescer nos próximos anos. “O Nordeste é uma região com excelentes oportunidades para os diversos segmentos de franquias. Temos muitos municípios que possuem estrutura para receber grandes marcas e expandir suas unidades. É perceptível que o movimento do franchising para o interior se tornou mais intenso, chegando a cidades com menos de 50 mil habitantes. Várias cidades do interior se desenvolveram muito, formando um novo mercado potencial”, conta Leonardo Lamartine.