Início Notícias KEMP CRIA METODOLOGIA PARA REDUZIR CUSTO TOTAL DE OBRA EM FRANQUIAS

KEMP CRIA METODOLOGIA PARA REDUZIR CUSTO TOTAL DE OBRA EM FRANQUIAS

Acompanhamento de cada fase do projeto, gestão customizada e escolha de fornecedores são alguns dos fatores priorizados pelo planejamento para diminuir as despesas dos franqueados e franqueadores

Se o modelo de franquias é um forte atrativo para quem quer começar a empreender, uma vez que oferece as coordenadas e subsídios para o futuro empreendedor, também traz desafios importantes em relação à estrutura: como replicar o modelo exigido pelo franqueador, sem a dor de cabeça típica de uma obra e ainda reduzindo custos?

Visando resolver essa equação, a Kemp, empresa de projetos e gerenciamento de obras, desenvolveu um método próprio para replicar modelos já pré-estabelecidos, porém a custos mais baixos, conquistando uma redução significativa de custo por metro quadrado de implantação.

Um exemplo é a Quiksilver, loja de roupas esportivas, que vem apostando no modelo tanto de franquias como de lojas próprias para expandir sua atuação no varejo.  Para tornar seu projeto de franquias mais competitivo, a rede buscou a consultoria da Kemp que conseguiu reduzir o custo de implantação de uma loja em mais de 20% na parte civil e mais 30% na parte de mobiliários e soluções técnicas,sugerindopequenasalterações do projeto arquitetônico – sem alterar o conceito padrão – as quais foram aceitas pela matriz da rede.

“Já temos o modelo da QuikSilver muito bem definido por nossa matriz. O que buscamos é a melhor forma de replicar esse modelo de uma forma atrativa, competitiva para quem deseja ser um franqueado nosso, sem que isso afete a experiência que a marca quer oferecer para os consumidores nas suas lojas”, explica Paulo Schwarz, gerente de varejo e franquias da Quiksilver Brasil.

“A Kemp tem expertise em replicar modelos de obras já pré-estabelecidos, porém a custos mais baixos, pois cada fase é avaliada, passando pelo projeto arquitetônico, a detalhes de materiais e serviços de fornecedores. A partir desta inteligência, elaboramos um plano customizado e voltado para as necessidades de uma franquia, permitindo que o franqueado priorize o seu core business e reduza o custo por metro quadrado da obra dependendo, claro, do tipo de implantação e loja”, explica Barbara Kemp, sócia-fundadora da Kemp.

Segundo Barbara, algumas medidas que o franqueado pode adotar são:

1. Elaborar projetos executivos (arquitetura, elétrica e ar condicionado) com equipe qualificada, exigindo um memorial descritivo para ser o balizador das licitações. Um bom projeto reduz o custo de implantação e principalmente o custo de manutenção posterior à obra;
2. Exigir orçamento executivo detalhado dos projetos. Com isso é possível avaliar cada item, comparar preços e reduzir custos;
3. Ter o apoio técnico na licitação e cotação de obra, para não ter susto com despesas extras. Algumas construtoras não colocam no orçamento inicial todos os itens necessários e cobram extras ao término do trabalho;
4. Ter um gerenciamento de obra que garanta a entrega no prazo, qualidade de acabamento e instalação e material especificado em projeto;
5. Escolher empresas qualificadas na execução, mesmo que o investimento inicial seja maior, pois a contratada tem responsabilidade técnica e civil pelo que for executado, minimizando custos de manutenção futuramente.
6. Verificar sempre a capacidade da entrada de energia (relógio medidor) do imóvel de rua, pois se houver a necessidade de aumento de carga (mudança do relógio) o custo para alteração é alto, além de levar em média 60 dias. Isso é comum em locais com aparelhos que consomem muita energia elétrica como ar condicionado ou equipamentos de exaustão e refrigeração.