Início Notícias ABF em Ação Jornada, cultura e expansão são temas do Encontro da Regional Sul

Jornada, cultura e expansão são temas do Encontro da Regional Sul

Jornada, cultura e expansão são temas do Encontro da Regional Sul
Participantes do Encontro da ABF Regional Sul, em Balneário Camboriú (SC)

Balneário Camboriú foi palco de palestras e networking entre representantes da ABF, associados, franqueadores e personalidades públicas.

Fechando as atividades do ano, a ABF Regional Sul  reuniu, entre os dias 06 e 07 de dezembro, cerca de 120 participantes na cidade de Balneário Camboriú (SC). No primeiro dia, foi realizada uma visita técnica à rede Oral Unic, em que o CEO, Nadin Farid, apresentou os setores da franqueadora, a unidade modelo de Itajaí e todo o planejamento da obra da nova sede da rede que será inaugurada em breve.

No segundo dia, o Encontro foi moderado pela diretora-executiva da ABF, Fabiana Estrela, e pelo diretor da ABF Regional Sul, André Belz, com o patrocínio Santander/Getnet e Unilever Pro. Além disso, contou com a participação especial do prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, e do vereador, Roberto Souza Junior, proporcionando bons momentos de networking.

Belz entregou uma placa aos políticos presentes e destacou a importância do poder público para as dores e desafios dos empreendedores do município, principalmente na conquista de redução do ISS em Balneário Camboriú. Também evidenciou a força tarefa da ABF em buscar essa redução em diversos outros municípios de toda região Sul.

A diretora-executiva apresentou os benefícios de ser associado da ABF, destacou os números do desempenho do setor e as ações institucionais da entidade, como o Selo de Excelência em Franchising (SEF). Complementando o conhecimento sobre a entidade, a vice-presidente, Adriana Auriemo, falou sobre as comissões e os eventos internacionais.

Abrindo o ciclo de palestras, o Farid e o diretor de expansão da rede, Conrado Diniz, apresentaram a história da rede, abordando os erros e acertos desde 2016, apresentaram processos internos e a jornada para geração de leads de potenciais franqueados em todo o país.

O diretor-adjunto de Estratégia Digital da ABF, Carlos Zili, discorreu sobre a jornada do cliente e a importância de as marcas estarem presentes no mundo digital e buscarem sempre a inovação e a eficiência operacional por meio de processos bem desenhados. Para ele, “é preciso entender toda a jornada. Temos que se colocar no lugar do cliente.  70% do que se considera atrito são erros no processo e por isso, sem entender quais são esses erros, não se chega a uma jornada eficiente”.

Cultura organizacional no franchising

O foi abordado pelo consultor Adir Ribeiro (Praxis Bussiness), que apresentou a palestra “Cultura de Franchising – Essência e Benchmarks”.  O especialista abordou o papel das partes e toda a essência do franchising, bem como explicou as habilidades essenciais para um empresário alcançar uma alta performance através da cultura da franquia.

Para Adir, para “crescer sem perder a essência da cultura, os empreendedores têm que sempre lembrar que as pessoas são fundamentais nesse processo e a divisão dos papeis das partes devem estar claras. Cultura é o que as pessoas fazem quando você não está lá. Por isso, se são os funcionários da franqueadora que farão a ponte com os franqueados e passarão a maior parte do tempo com eles. Eles precisam ser missionários da cultura da empresa”.

Ribeiro ressaltou que ser empreendedor é lutar todo dia contra a sua zona de conforto. As crenças e valores devem ser trabalhadas com os franqueados. “A relação deve ser verdadeira e o franqueador precisa se colocar no lugar de seus parceiros”, afirmou.

Beno Krivkin (Tribecca), responsável pelo Portal do Franchising da ABF, falou sobre a mudança do consumo digital e os novos desafios das marcas, através de um novo Ecossistema Digital usando como exemplo de ações executadas no próprio Portal.

“Cada canal você tem que mensurar quanto converte para uma ação mais certa. Sua estratégia tem que ser hiper personalizada para diferentes públicos”, disse.

Governança

Finalizando o evento, o secretário do Conselho da ABF, Juarez Leão (Leão Business Upgrade) apresentou a palestra “Governança Corporativa: Conselho bem estruturado”, trazendo a experiência de grandes marcas.

Para ele, implantar a governança corporativa é o primeiro passo para uma boa gestão, o que abrange também práticas de monitoramento, incentivo e transparência.

“O conselho das empresas é um dos itens da governança. A governança requer bastante transparência na gestão e adoção de ferramentas. Vivemos num mundo de mudanças com ciclos curtos. O processo deve ser feito a médio e longo prazo, de maneira gradativa e planejada, para evitar impacto negativo ao negócio”, explicou.

Depoimentos

Estreantes nas reuniões, os representantes da Copa Energia, marca recém-associada, Guilherme Botelho e Camila Campiol, destacaram a excelente experiencia que tiveram no encontro: “Fomos muito bem recepcionados nos dois dias tanto pela equipe da ABF quanto pelos outros associados. A visita técnica nos fez obter insights para o nosso ramo. Foi um dia incrível de palestras agregando valor e principalmente mostrando o real valor que a ABF consegue trazer para nós associados”.

Segundo Pedro Henrique Celuppi, gerente de Marketing da Gramado Royal Trudel, que participa pela segunda vez na reunião regional, essa ação proporciona uma nova visão sobre o prisma do negócio das redes: “A ABF proporciona um espaço receptivo acolhedor e de trocas profundas para o mercado brasileiro de franchising. Ela consegue conectar mentes que pensam sobre o desenvolvimento do setor sobre inúmeros aspectos e prismas, transformando as pessoas de quando elas chegam para quando elas saem. É de uma importância fundamental. Nós conseguirmos desenvolver esses insights e levamos para casa um aprendizado intenso e transformador que vai servir para melhorar gestão, o modo de operação e as equipes”, concluiu.

Foto: ABF/Divulgação