Grupo Bonaparte e Espaço Árabe unem expertises no mercado de franquias

Dois grandes nomes do mercado alimentício brasileiro unem as forças para expandir a atuação das marcas no Brasil. O Grupo Bonaparte, nome forte nas praças de alimentação do Norte e Nordeste, representado pelo diretor e sócio Leonardo Lamartine, e o Espaço Árabe, sob o comando do CEO Ricardo Rinkevicius, anunciaram, durante a ABF Expo São Paulo, as estratégias conjuntas no segmento.
 
Segundo Lamartine, enquanto o Grupo Bonaparte pretende fortalecer o nome da franqueadora nas regiões Sul e Sudeste – já que atualmente está presente apenas em Minas Gerais – o Espaço Árabe quer levar o nome forte para atrair franqueados no Norte e Nordeste. Com isso, as duas marcas passam a contar com dois estruturados centros de gestão representados no Nordeste, pelo Grupo Bonaparte, e em São Paulo, pelo Espaço Árabe.
 
Sobre a ABF Expo São Paulo, Lamartine afirma que as expectativas foram atingidas, com maior procura para as regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste do país, respectivamente. “O anúncio da joint venture com o Grupo Espaço Árabe despertou a atenção dos investidores, principalmente no Sul e Sudeste do país onde a presença da rede Bonaparte ainda não é expressiva. A previsão é de implantar uma unidade em São Paulo até janeiro de 2015 e com isso iniciar um plano mais agressivo naquela região”, explica o diretor.
 
De acordo com Ricardo Rinkevicius, o Grupo Bonaparte funcionará como máster franqueado no Norte e Nordeste para o Espaço Árabe. O modelo de negócios acordado mantém a independência das empresas, que passam a compartilhar informações estratégicas e resultados financeiros.
 
Com essa iniciativa, o Grupo Bonaparte acredita em um crescimento de 60% em três anos a mais do que esperado para o período. “Nossa característica é a inovação. Fomos a primeira empresa brasileira a quebrar a regra migratória das franquias, partindo do Nordeste para o resto do País e, em 2014, completamos16 anos de atuação trazendo novidades para o mercado”, diz Lamartine.
 
Hoje, é a maior rede de franquias do Norte e Nordeste, presente em 16 estados brasileiros, com mais de 70 lojas em funcionamento. Em 2013, a ?franqueadora apresentou crescimento de 23%, dado acima da média nacional e maior que o dobro de outras franquias nacionais.
 
Investindo nos projetos de consolidação da marca, com o conceito “mais gourmet”, e abertura de novas unidades e restaurante de rua, até novembro deste ano, a rede inaugura mais 10 novos restaurantes, localizados nos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Piauí e Pernambuco, sendo sete da marca Bonaparte, duas lojas Donatário (Frutos do Mar) e uma Monalisa. Em 2015 e 2016, já são 20 negócios fechados com previsão de abertura em Piauí, Pernambuco e Paraíba.
 
Além disso, deve trazer novos serviços aos seus clientes, como o Fidelity Gourmet, upgrade do antigo cartão fidelidade, trazendo inovação tecnológica e mais benefícios aos consumidores. O Grupo também traz mudanças no sistema Delivery, que passa por reformulação para ser retomado em breve. A novidade é a criação de um número único para todo o Brasil para facilitar a prestação do serviço aos clientes.
 
Já o Espaço Árabe, apenas com seis anos no mercado, soma 30 pontos de vendas, distribuídos entre franquias e lojas próprias. Entre as novidades, uma loja inaugurada no fim de dezembro, no Aeroporto Internacional de Guarulhos e inaugurações consecutivas durante o mês de junho nos aeroportos de Brasília, Natal e Viracopos (Campinas), que são contemplados com as sugestões árabes. As novas lojas são em formato Express, um dos quatro modelos que a rede mantém hoje e oferece um cardápio especial com sugestões típicas e leves, práticas para quem está de passagem. Entre elas, há Kibe, Mini Kibe recheado de mussarela, Esfiha aberta de carne ou mussarela ou fechada com recheio de ricota (disponível também com massa integral), Fatays e Homus. Já a nova operação que será inaugurada em meados de junho, a ARENA, traz uma parceria com a AMBEV que apresenta o modelo Sports Bar: “Reproduzimos a miniatura do Estádio Mané Garrincha dentro da área de embarque do Aeroporto Internacional de Brasília”, afirma Ricardo Rinkevicius. A Arena contará com diferentes espaços gourmets, que serão todos operados pela estrutura da nossa CIA, teremos as clássicas esfihas e kibes, os mais pedidos, como batata com queijo, Onion Rings e Hamburguer. Apresentaremos também dentro da ARENA, nossa nova marca, que é o “Espaço Sushi”, com opções de temakis e iguarias japonesas, servidas em primeira mão neste espaço.
 
Grupo Bonaparte em números:
– Investimento médio inicial: A partir de R$ 500 mil (taxa de franquia + capital para instalação)
– Taxa de Royalties: 6%
– Taxa de Publicidade: 2%
– Faturamento Médio Mensal: R$ 130 mil
– Margem de Lucro Sugerida: 11% a 17%
– Número de Funcionários: 18
– Prazo de Retorno: 24 a 36 meses
– Área da Loja: 45m²
– Unidades: 71 lojas no Brasil, em 16 Estados
– Número de funcionários: 3.000, sendo 340 em PE e 1.400 no Nordeste.