Estadão PME – Redação – 27/01
O setor de franquias no País teve faturamento de R$ 127 milhões em 2014, volume que representa crescimento de 7,7% em relação do volume registrado em 2013. Para 2015, no entanto, a projeção do mercado mais otimista é de que o crescimento chegue tenha uma variação entre 7,5% e 9%.
Segundo balanço divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) nesta terça-feira (27), os resultados obtidos são reflexo do desempenho do setor no último trimestre de 2014, entre os meses de outubro e dezembro.
A receita do sistema de franquias aumentou 12,8% no período em relação ao trimestre anterior, subindo de R$ 32,2 bilhões para R$ 36,3 bilhões. Na comparação com o último trimestre de 2013, o crescimento foi de 4,9%.
Já em número de marcas, 2014 fechou o período com 2,9 mil redes operando no sistema de franquias, alta de 8,8% frente às 2,7 mil marcas do final de 2013. No fim do ano passado, 125,3 mil unidades franqueadas estavam em operação no Brasil, 9,6% a mais do que no ano anterior.
Para Cristina Franco, presidente da ABF, o resultado apresentado pelo varejo em 2014 mostrou que o setor sentiu menos do que a indústria, por exemplo, os reflexos do baixo desempenho da economia no ano passado.
“Isso mostra que a cadeia do varejo está mais preparada para as oscilações do mercado. Por esse motivo, as franquias demoram a sentir os efeitos da retração econômica e também são as primeiras a sair da crise, no momento de retomada”, disse a executiva.