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Franquias de um produto e/ou serviço exclusivo

Segmentos de beleza, estética e bem-estar, e alimentação, seguem a tendência da supersegmentação

 
Falar de franquias é pensar em criatividade, gestão, inovação e principalmente planejar uma estratégia baseada na pesquisa de mercado que deve ser realizada antes do empreendimento abrir suas portas. Há quem prefere oferecer diversos serviços e/ou produtos para um público consumidor mais heterogêneo. Por outro lado, a homogeneidade do que é ofertado ao cliente faz muitas marcas investirem somente no produto e/ou serviço específico.
 
A supersegmentação das franquias tem crescido no país e consequentemente faz com que o consumidor final tenha a noção de que a proposta é especializada. Para os especialistas, a ideia mostra amadurecimento da marca em paralelo com sua participação e reputação no mercado. Em pesquisa realizada pela Zurich Seguros – empresa global de seguros – aponta que pequenas e médias empresas reduziram a diversificação dos produtos entre 2013 e 2014 de 34,4% para 26,5%, respectivamente.
 
Com crescimento estimado em 6% em relação a 2013 e faturamento previsto na ordem de R$ 137 bilhões, as redes de beleza, estética e bem-estar, juntamente com alimentação, continuam a manutenção pela liderança no franchising e deve se manter em 2015. E por coincidência são os setores que mais fazem uso da supersegmentação. Diante de uma estagnação da economia e resultados quase nulo de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no penúltimo trimestre, atrelados ao endividamento das famílias, juros altos, escassez de crédito, inflação assustando os bolsos dos consumidores e a queda de intenção de consumo depois de 11 anos- pior resultado do terceiro trimestre desde 2003 – o franchising deve passar por transformações diante dos obstáculos que a economia tem colocado à frente dos interessados em franquia.
 
Porém, os segmentos de alimentação e beleza, estética e bem-estar estão pagando para ver a ‘cara feia’ da crise. Tanto alimentação quanto beleza são setores que estão presentes no dia-a-dia das pessoas. A alimentação por ser uma necessidade fisiológica, e beleza por ser o ‘X’ da questão na Era da Imagem. Sendo assim, as áreas são menos suscetíveis às crises. A rede paulista Espetinhos Mimi é um exemplo de marca que direcionou o negócio voltado para um tipo de produto, inovando na década de 70 com os gêneros de churrasco no palito. O segmento de alimentação também deixa otimista quando o assunto é o prazo de retorno do investimento.
 
No segmento de beleza, estética e bem-estar a Não+Pelo, especializada no serviço de foto-depilação (tratamento que reúne a eliminação gradativa do pelo e aumento do espaçamento de tempo para as seções seguintes juntamente com os benefícios dermatológicos provenientes da Luz Pulsada Intensa), e a Nailz, esmalteria que começa a ganhar corpo no Rio de Janeiro com serviço exclusivo de design e higienização das unhas, são exemplos dessa escolha por um serviço específico. A multinacional espanhola que em quatro anos – contando com o término de 2014 – colocou 380 pontos de atendimento em todo o Brasil e em todas as 27 capitais continua sua expansão pelo país assim como as empresas espanholas que são responsáveis por grandes investimentos no país com grande parcela na economia.
 
A Nailz, esmalteria carioca que chegou ao mercado justamente no momento que suas sócias encontravam uma série de burocracias para cuidar dos pés, mãos e unhas, como por exemplo, marcar horário e mesmo assim não conseguir o atendimento pré-determinado, deu fim ao agendamento por telefone ou outro meios como as redes sociais. Com três lojas em funcionamento e mais quatro a serem inauguradas no Rio de Janeiro, a Nailz oferece nas suas unidades o serviço sem hora marcada. Ampliando o leque para otimizar o tempo e os gastos de seus clientes, a empresa criou a campanha ‘Nailz In Company’ para oferecer menos custos e mais conveniência ao seu público.
 
André Pereira, sócio do Grupo Soares Pereira Consultoria Empresarial com foco no franchising, a ideia de segmentação de serviço e/ou produto induz e posiciona o consumidor final sobre a especificidade do meio. Segundo ele, as franquias que adotam a postura de um serviço e/ou produto único costumam ficar mais acesas na cabeça do consumidor final e consequentemente caracterizadas como marcas especializadas.

“As franquias que adotam o perfil de execução de serviço e/ou produto único conseguem administrar melhor a logística de estoque por ter somente um item. As franquias dessa natureza costumam ter um investimento mais acessível que desprenda um investimento capaz de ter interessados em classes emergentes como a C. As empresas de um serviço e/ou um produto somente precisam ter a consciência que o custo caracterizado como o mais baixo implica numa demanda de venda maior”, diz André Pereira, formatador de mais de 80 marcas para o franchising e autor do livro ‘Franquia: 100% Varejo Serviços. 
 
 
Serviços:
Espetinhos Mimi: Avenida Presidente Castelo Branco, n° 2387 – Cotai – Vinhedo – São Paulo – Tel.: (19) 3836-4900 – Site: www.espetinhosmimi.com.br
Não+Pêlo – Avenida das Américas, 500/bloco 16, loja 108, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ, Tel.: (21) 3153-7643 Site: www.naomaispelo.com.br
Nailz– Rua Farani, 42/loja F, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ – Tel.: (21) 3547-0550 – www.nailz.com.br