Muitos empreendedores, após a abertura de um negócio bem sucedido, se deparam com o desafio de crescer: vender mais e para mais pessoas, conquistando mais espaço ou até mesmo novos mercados. Considerar as alternativas possíveis costuma levantar muitas dúvidas na cabeça do empresário. Aumentar a linha de produtos ou intensificar a divulgação deles na mídia? Ampliar a loja ou abrir uma nova unidade em outra praça? Utilizar recursos próprios e crescer devagar, ou procurar parceiros para expandir com mais velocidade?
Existem diversos caminhos possíveis para o crescimento, dependendo de como o empreendedor responde a cada uma dessas perguntas. Pode ser, inclusive, que exista mais do que um caminho que o leve ao sucesso. O fato é que cada vez mais empresários optam pelo modelo de franquias para expandir sua atuação no mercado e estar a frente da concorrência. E o atual momento econômico do país se mostra bastante favorável a isso, graças ao amadurecimento do setor, a ampliação no número de shoppings, ao aumento de investidores estrangeiros e à abertura de novos mercados fora do eixo Rio – São Paulo.
Ao adotar esse modelo de negócio, o empreendedor permite que o DNA da sua marca seja utilizado por outra pessoa, o franqueado, e levado para outros lugares em que, talvez sozinho, ele não conseguisse chegar.
Para uma expansão de sucesso, o empresário precisa planejar cautelosamente e definir em detalhes o modelo de franquia que viabilize um crescimento ágil e estruturado do seu negócio. Feito isso, ele deve se ater ao processo de seleção dos candidatos, com o perfil ideal que ele deseja .
É recomendável então que o empresário defina os processos e metodologias que serão adotados para a expansão, estruturar a franqueadora, criar ferramentas e materiais de apoio e só então partir em busca de candidatos. Apenas após essas definições ele conseguirá que futuros franqueados enxerguem que sua marca é segura e pode oferecer diferenciais .
O modelo de franquias, esta sendo cada vez mais utilizado como uma das estratégias de expansão de um negócio, e se bem planejado e implantado, pode ser uma alternativa para que sua marca ocupe uma fatia cada vez maior de mercado.
Você já pensou que franquia pode ser uma opção para expandir a atuação da sua marca?
*Filomena Garcia, sócia-diretora da Franchise Store, é especialista em marketing e atua há 20 anos nas áreas de negócios, varejo e Franchising. E co-autora dos livros ‘Franchising – Uma estratégia para expansão de negócios’ e ‘Marketing para Franquias’