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Franqueador capixaba exporta mais negócios

A Gazeta de Vitória – FERNANDA ZANDONADI – 07/06
O Espírito Santo mostra sua forçano cenário nacional quando o assunto são franquias e se torna uma boa fonte de novas empresas desse tipo. Em 2012, 21 franqueadores tinham sede em terras capixabas. Esses grupos de empreendedores que apostaram nesse modelo de negócios abriram, pelo Brasil, 295 unidades, entre próprias e franqueadas. Os setores com mais franqueadores são: saúde e beleza e vestuário com 20% de participação cada setor.
De forma geral, esse mercado também gerou no Estado, no ano passado, 1.746 empregos e movimentou mais de R$ 390 milhões. Por aqui, são 939 unidades em operação, e Vitória ocupa o 33° lugar norankingdas lOOmelhores cidades para instalar uma franquia. Vila Velha está em 45° e Serra, na 80a colocação.
Para 2013, o cenário parece promissor para o setor, com expectativa de crescimento em relação ao ano passado, mesmo com a estimativa do mercado de recuo de recuou de 2,93% para 2,77% no Produto Interno Bruto (PIB).
“Mesmo sem apresentar a enorme evolução dos últimos cinco anos, que variou entre 6% e 10% anuais, o ano de 2013 deverá apresentar um cenário bem intenso, com pelo menos 6% de crescimento da rede, equivalente a 11 mil negócios instalados durante o ano”, segundo Marcos Rizzo, da Rizzo Franchise.
O diretor-executivo da ABF, Ricardo Camargo, é ainda mais otimista e estima um crescimento em torno dos 15% para este ano. “Estamos mantendo o ritmo de abertura de novos negócios, que gira em torno dos 10% de novos pontos comerciais por ano. Além disso, muitas empresas começam a usar o modelo de franquias para expandir os negócios”, explica o diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo.
A tendência, segundo Camargo, é de que setores como o de turismo ganhem um novo gás ainda este ano e no próximo, por conta dos eventos esportivos que aportam no Brasil. A elevação do dólar deve ser um fator determinante para a abertura desses novos negócios.
“Além disso, temos setores que já estão em expansão e devem permanecer no topo, caso do setor de informática e eletrônicos, e as microfranquias, como empresas de limpeza, marketing digital. Esses últimos por conta da alta do poder aquisitivo da nova classe média, que quer ter seu negócio mas não tem tanto dinheiro para investir”, diz o diretor.
Ele cita ainda as áreas que tradicionalmente já encabeçam a lista dos mais procurados, como alimentação.
AS TENDÊNCIAS DO SEGMENTO
Negócios em alta Educação e treinamento
O aumento na renda gera a necessidade de melhoria do nível educacional, especialmente da população jovem.
Saúde e beleza também impulsionado pelo aumento na renda do brasileiro, o setor está em alta porque a vaidade se manifesta mais fortemente e esses negócios continuarão em alta.
Alimentação Parte de população começa a ter suas primeiras experiências com alimentação fora de casa e especialmente o fast food continuará tendo grande procura.
Alimentação especializada
Também tem forte tendência de alta, assim como o delivery, associado a necessidades de conveniência e falta de segurança nos grandes centros. Um exemplo é o Nartortilla, especializada em comida mexicana.
Vestuário Especialmente as marcas com produtos de preço acessível terão forte demanda, sobretudo devido ao crescimento da indústria de shoppings, busca a interiorização.
Cuidado ao investir
Livrarias
Gradativamente estão sendo agredidas pelos produtos com entrega eletrônica.
Frozen Yogurt
Uma onda que se espalhou rapidamente nos últimos dois anos, esses negócios possuem grande sazonalidade, com altos custos de implantação e tíquete médio baixo, aliado a clientes sazonais que aumentam o risco.