Nos dias 14 e 21 de julho, o Franchising Brasil — programa de internacionalização do setor de franchising realizado por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF), com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) — realizou uma ação digital de orientação internacional com foco nos Emirados Árabes Unidos (EAU).
Cerca de 45 empresários participaram dos encontros, representando 38 marcas do franchising brasileiro. No dia 14, o tema da conversa foi “Conhecendo o mercado dos Emirados Árabes Unidos, suas particularidades e como preparar-se” e reuniu dois nomes de peso: João Paulo Paixão, chefe-representante do escritório da Dubai Chamber of Commerce & Industry no Brasil, entidade que congrega mais de 261 mil empresas com operações em Dubai, e Marianna Bulbuc, sócia-gerente na Bizzmosis Group, uma das maiores redes de influência B2G nos Emirados.
João Paulo abriu o evento com informações relevantes sobre o mercado, o número um no mundo árabe quando o assunto são os negócios. De acordo com João, os Emirados Árabes Unidos representam um vasto universo de oportunidades para os empresários brasileiros. Segundo o chefe-representante da Dubai Chamber of Commerce & Industry no Brasil, os EAU são o 3º destino mais seguro do mundo e a 3ª economia mais resiliente à COVID-19. Além disso, Dubai é a primeira cidade do mundo árabe em desenvolvimento humano.
Após a apresentação de João, foi a vez de Mariana trazer aos empresários insights sobre os Emirados. A fala da consultora trouxe detalhes de como funciona o setor de franchising do país. Mariana abordou temas como os tipos de franquia reconhecidos pelo Dubai Trade Register, informações sobre impostos e taxas, entre outros.
Já o dia 21 foi focado na experiência de empresários brasileiros que atuam no mercado. Em “Bate-papo com empresários: cases internacionais”, quem marcou presença na Orientação conheceu a história de sucesso de Marcio Saboya, fundador da The Açaí Spot, a primeira loja dedicada ao açaí no Oriente Médio. Além de Marcio, Alexandre Domingues, International Business Development & Partnerships no Grupo Boticário, e Dayane Rama, liderança da operação do Oriente Médio no Grupo, falaram sobre a trajetória da empresa no continente.
“Trazer atores reais para o debate foi sem dúvida um dos pontos mais positivos. O que agregou muito foi trazer um player forte e grande, como o Grupo Boticário, bem como um player pequeno como o Açaí Spot. A realidade é completamente diferente para ambos visto a força que cada um tem, mas mostra as dificuldades que qualquer ator terá ao investir naquele mercado”, comentou Asser Alouan Cardoso, da Chiquinho Sorvetes, sobre o segundo dia do evento.
Para Bruno Amado, gerente executivo do Franchising Brasil, a Orientação foi um sucesso. “São iniciativas como essa que abrem a mente dos empresários brasileiros para novos mercados”, conta Bruno. E finaliza: “Os encontros proporcionaram, ainda, as ferramentas necessárias para os participantes negociarem com investidores internacionais e fecharem negócios”.
Sobre o Franchising Brasil
O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.