Estreando na programação da ABF Franchising Week, o Congresso Internacional de Franchising, em sua quarta edição, debateu na manhã desta quinta-feira (28/6) oportunidades e desafios que envolvem o setor globalmente. Altino Cristofoletti Junior, presidente da entidade, deu as boas-vindas a todos e apresentou um panorama do processo de internacionalização das franquias made in Brazil. De acordo com dados da ABF, há 142 redes nacionais atuantes em 100 países.
A internacionalização das marcas made in Brazil foi analisada por Thelma Rodrigues, professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). O assunto é tratado na coletânea de livros publicados bienalmente desde 2010, fruto de uma parceria entre a ABF e a ESPM. Sob o tema “marca”, a quinta edição do chamado “livro verde” intitulado A internacionalização das franquias brasileiras será divulgada em outubro, durante a Convenção ABF do Franchising.
A professora detalhou os aprendizados obtidos em cada um dos estudos. Entre as principais recomendações da especialista para as redes estão: considerem operar no exterior, pois a concorrência aumentará no Brasil; planejem sua atuação internacional, tenham uma estrutura que permita crescer e invistam em pessoas.
Israel: “a nação das startups”
As lições que podemos aprender com Israel, “a nação das startups”, foram apresentadas por Luciana Detoni, diretora de desenvolvimento de negócios do Consulado de Israel. O país tem cultura criativa e DNA empreendedor, é número 1 do mundo em capacidade de inovação, densidade de starups per capita e em gastos totais com planejamento e desenvolvimento (P&D) e o segundo em gestão de capital de risco.
Segundo Luciana, entre as principais características dos Israelenses, o “chutzpah”, a ousadia, se destaca. “A frase ‘missão dada, missão cumprida’ está no mindset [mentalidade] dos israelenses”, disse. Esse mindset israelense explica, por exemplo, a criação de 1.000 startups por ano.
A falta de recursos naturais e as adversidades de um país desértico não são problemas para Israel, onde 80% da água potável é dessalinizada. De acordo com Luciana, o empreendedor israelense se agarra às soluções, não aos problemas. E diante das limitações de um país pequeno, com reduzido mercado interno, os israelenses criam soluções para serem usadas não em Israel, mas no mundo.
Franchising ibero-americano
Um painel sobre os principais desafios e oportunidades no franchising ibero-americano reuniu líderes do setor, membros da Federação Ibero-Americana de Franquias (FIAF).
Participaram Lucas Secades (Argentina), José Roberto Fernández (Guatemala), Julio Beleki (México), Daniel Gavilan (Paraguai), Paulo Antunes (Portugal) e Marcel Burgos (Uruguai). Sob moderação de Altino Cristofoletti Junior, representante do Brasil, eles detalharam o ambiente e as oportunidades de negócios em seus países. Já o mexicano Diego Elizarrarás, secretário geral da FIAF, falou a respeito da trajetória da entidade e do seu papel na representação do sistema de franquias ibero-americano.
Por ocasião da ABF Franchising Week, o Brasil sediou a segunda reunião do ano da FIAF, realizada nesta quinta-feira.
Fotos: Keiny Andrade