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Mercado de franchising: conheça as expectativas de três players para o ano de 2022

Mercado de franchising: conheça as expectativas de três players para o ano de 2022

Retomada e crescimento. Essas são as duas palavras que irão reger o mercado de franquias global em 2022.  Pelo menos para os três players entrevistados pelo site do Franchising Brasil — programa de internacionalização do setor realizado por meio de uma parceria entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a ABF (Associação Brasileira de Franchising) —, que trouxeram para a conversa suas perspectivas sobre o ano que se inicia. 

A secretária geral da Associação Portuguesa de Franchising (APF) e presidente da força-tarefa do Conselho Mundial de Franchising (WFC), Cristina Maria Matos,  revelou otimismo para 2022: “A previsão atual, com a injeção dos Fundos Europeus e a retomada da economia, é de crescimento para todos os setores de atividade. Claro que existirão algumas áreas propensas a crescer mais rapidamente, mas acredito que não haverá estagnação em nenhum segmento”.

O diretor executivo da Federação Ibero-americana de Franquias (FIAF), José Roberto Fernández, aposta nas áreas de serviços pessoais, residenciais e comerciais, com destaque para os setores de construção e alimentação, que não param de se expandir. 

De acordo com José, desde o segundo semestre de 2021, o desempenho da atividade e os índices de vendas de franquias de diferentes países têm sido muito positivos. “As franquias se adaptaram a novos formatos e a tendência é destacar unidades mais eficientes em menos metros quadrados, o que gera mais renda para vagas que estavam disponíveis nas cidades e eram utilizadas por franquias em todos os ramos de negócios”, complementa.

Reencontros

O retorno aos eventos presenciais é um dos catalisadores de crescimento no mercado global de franquias. Investidores demonstram interesse e fazem contato tanto nos eventos virtuais, como físicos. Porém, nas feiras presenciais há a oportunidade de ser atendido ao vivo por um diretor ou representante da franquia, o que gera determinados elos que ainda não são substituíveis, como a empatia e a confiança inicial do contato ao vivo entre as pessoas. 

“Devemos lembrar que o relacionamento entre investidores e franqueadores não é apenas contratual e empresarial, mas humano. Esses vínculos complexos se tornam imprescindíveis para o início de uma relação de compromisso a longo prazo. É no presencial que validamos essa relação essencial para as atividades de franchising”, explica José Roberto.

Segundo Cristina, a aquisição de uma franquia exige planejamento, interação com a marca, com o franqueador e franqueados, e muitas vezes o processo tem início nas feiras. “São processos que podem durar vários meses. O online veio sem dúvida revolucionar as nossas vidas, mas ainda há muitas atividades que necessitam do contato presencial, tornando os eventos muito relevantes para o mercado”, cita Cristina.

Bruno Amado, gerente executivo do Franchising Brasil, revela estar empolgado com a retomada. “Durante os últimos dois anos, desenvolvemos uma série de iniciativas virtuais para manter e criar novos laços entre os participantes do Franchising Brasil e os investidores internacionais. Trabalhamos mercado-chave para os nossos empresários, como o latino-americano, por exemplo. Agora, é o momento de nos encontrarmos novamente nas maiores feiras do setor e missões empresariais”, conta Bruno. 

Agenda cheia 

As agendas começam o ano em ritmo dinâmico. A da APF já se inicia nos dias 19 e 20 de abril, com a “Expofranchise”, maior feira de franquias de Portugal, que acontece em Lisboa. Essa edição contará, ainda, com o lançamento dos prêmios de franchise de 2022, em que os primeiros lugares terão a oportunidade de concorrer aos prêmios europeus, organizados pela primeira vez pela Federação Europeia de Franchise, do qual a APF é membro. 

Já no segundo semestre do ano, ocorre a “Nortefranchise”, feira de franquias regional do norte do país, que será em um formato menor, com foco nos pequenos centros urbanos. Também será realizada a “Roda de Negócios”, em local e data a definir. Já a programação da FIAF, confirmou o retorno das feiras de franquias na Argentina, que acontece em maio, no México, em junho, no Panamá em julho e na Colômbia, em agosto.

A ABF também irá realizar fisicamente a ABF Franchising Expo, que promete reunir mais de 400 marcas, dos mais diversos segmentos do franchising, entre os dias 22 e 25 de junho, na cidade de São Paulo. 

Para as marcas que pretendem expor nos eventos internacionais, Cristina sugere que comecem por contatar a associação de seu país e aproveitem os incentivos existentes para fazer a ponte com as associações internacionais em que irão marcar presença. “O Conselho Mundial de Franchise, do qual a APF e a ABF fazem parte, promove a interação entre mais de 50 associações de franchise pelo mundo. Essa interação entre as organizações permite uma dinâmica maior no crescimento internacional das marcas”, pontua a presidente.

A ABF, que faz parte da FIAF, realiza esse trabalho por meio do Franchising Brasil,  disponibilizando informações sobre os destinos e meios mais adequados, e realizando missões comerciais para diversos países. “Em 2020 realizamos um primeiro exercício de troca de missões de franquias virtuais na Guatemala, que resultou na concessão de várias marcas. A partir dessa iniciativa, a ABF tem repetido esses e outros exercícios com ótimos resultados”, encerra José.

Sobre o Franchising Brasil

 O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.