ABF firma parceria inédita com ACATE

Parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia poderá gerar novas oportunidades de negócios para os associados da ABF, entre outros benefícios.

17/01/2022

Para impulsionar o ecossistema de inovação no mercado de franquias, a ABF – Associação Brasileira de Franchising firmou uma parceria inédita com a ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia, entidade com 35 anos, vencedora de dois prêmios Startup Awards e duas vezes entre as Top 5 melhores incubadoras do mundo pela UBI Global. A primeira iniciativa conjunta é o LinkLab, com foco exclusivo em franquias, primeiro programa desse tipo no País.

O objetivo da parceria é fazer o “match” entre redes de franquia com demandas de negócio e startups com soluções aplicáveis e inovadoras, gerando assim negócios e oportunidades para ambos os lados. Atualmente, a ABF dispõe de cerca de 1,3 mil redes de franquias associadas e a ACATE tem acesso a milhares de startups, tanto no ecossistema catarinense como de parceiros.

Entre outros benefícios, esse intercâmbio mais próximo gerará ainda mais ideias e oportunidades de negócios, abrindo assim um novo caminho para o desenvolvimento do setor.

O trabalho do LinkLab envolve cinco etapas principais: mapeamento dos desafios e oportunidades com os envolvidos; divulgação dos desafios e oportunidades das redes; captação de startups aderentes ao desafio – etapas em que a ACATE tem bastante experiência; apresentação das soluções das startups; definição do escopo do projeto, conexão com a startup e desenvolvimento da solução. Para isso, o LinkLab dispõe de metodologia e ferramentas próprias, promove eventos de discussão e “matching”, e disponibiliza o acesso a três coworkings para estimular uma maior convivência entre as partes.

Dentro da parceria, a ABF e ACATE planejam também a realização de eventos conjuntos, rodadas de negócio e a realização de missões nacionais e internacionais. Nesse sentido, vale lembrar que em 2021 a ABF criou a categoria Startup para associação dessas empresas, visando a fomentar essa aproximação.

Ser ABF é ser mais forte.