InicioFranchising BrasilNoticiasFranquia brasileira Açaí Concept desembarca na Arábia Saudita

Franquia brasileira Açaí Concept desembarca na Arábia Saudita

Franquia brasileira Açaí Concept desembarca na Arábia Saudita

Depois da inauguração em território francês, a Açaí Concept, franquia de produtos à base da tradicional fruta brasileira, prepara-se para abrir unidade na Arábia Saudita.

A nova loja da participante do Franchising Brasil — programa de internacionalização do setor de franquias realizado por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) — no Oriente Médio  já está em processo de implementação.

Atualmente, a  rede possui 330 unidades, sendo que dessas, 30 estão espalhadas em nove países. No cardápio da franquia de fast food saudável, encontram-se smoothies e misturas de açaí com outras frutas latino-americanas, como o cupuaçu e a pitaya. A Açaí tem como opção para franqueados formatos de lojas,  containers ou quiosques.

Do Brasil para o mundo

O primeiro mercado a receber a franquia foi Portugal, há cinco anos, graças à abertura na cidade de Matosinhos. Hoje, a rede já possui oito lojas no país. Segundo a Açaí Concept, os planos internacionais para 2021 são fechar novos contratos com o Reino Unido e México e inaugurar dez unidades, além de consolidar as já existentes.

Os esforços de expansão da rede, porém, vão muito além das ambições internacionais. A marca acaba de fechar parceria com uma aceleradora de franquias e tem uma meta de chegar a 1,5 mil lojas franqueadas. As projeções para 2021 são prósperas: em entrevista à revista Forbes, o CEO e fundador da marca, Miguel Teixeira da Silva, revelou que pretende abrir  120 unidades, além de repetir o desempenho de 2020, que gerou uma receita de R$ 140 milhões.

Açaí, a fruta mais brasileira

A Açaí Concept foi fundada em 2014, na cidade de Maceió, localizada no nordeste do Brasil. A rede nasceu no meio de um boom mercadológico de produtos feitos a partir do fruto de palmeiras que crescem na região amazônica. Na época, houve grande procura por pessoas interessadas nas funcionalidades da fruta, rica em antioxidantes e nutrientes com poder anti-inflamatório. Foi aí que a Açaí se posicionou como um fast-food saudável e prosperou.

A tendência não foi um modismo e segue forte: de acordo com o Sindifrutas (Sindicato das Indústrias de Frutas e Derivados do Estado do Pará), a cadeia do açaí movimenta USD 1,5 bilhão por ano. Hoje, o público-alvo da rede é muito mais heterogêneo. No Brasil, o mercado mais consolidado ainda é o nordestino. Há, porém, um polo de crescimento da rede na região sul do país.

Na matéria publicada pela Forbes, Teixeira revela um dos diferenciais competitivos: a matéria-prima, que é proveniente de uma cadeia de fornecimento de qualidade. Os cremes da fruta são da marca Frooty Brasil, a maior empresa de açaí processado do país a partir da fruta colhida na região amazônica.

Além do sabor, há, também, o modelo de negócios focado em lojas de rua. Apenas 10% das unidades da Açaí Concept estão em shoppings.

Franchising Brasil

O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que apoia a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.