InicioFranchising BrasilNoticiasChilli Beans e o mercado internacional: marca tem planos de expandir ainda mais no exterior em 2022

Chilli Beans e o mercado internacional: marca tem planos de expandir ainda mais no exterior em 2022

Chilli Beans e o mercado internacional: marca tem planos de expandir ainda mais no exterior em 2022

A Chilli Beans, maior rede especializada em óculos e acessórios da América Latina, não para de crescer internacionalmente. Mesmo no período pandêmico, a participante do Franchising Brasil — resultado da parceria entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a ABF (Associação Brasileira de Franchising) — alcançou o número de 800 unidades espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.

Em 2020 a marca inaugurou lojas em sete países, em 2021 prospectou parceiros para desenvolvimento em mais cinco novos mercados: Dubai, Índia, Uruguai, Austrália e Costa Rica. Para o próximo ano, a rede de franquias tem como objetivo explorar ainda mais o volume de suas operações no continente europeu, expandindo também na América Central e Oceania, com foco no México e na Austrália.

Fundada em 1997 pelo empresário Caito Maia, a Chilli Beans é a pioneira no conceito de ótica self service, que permite o cliente manusear e experimentar os produtos, melhorando sua decisão de compra.  Atualmente, a marca possui 12 franqueados fora do Brasil, e operação ativa em 13 mercados: Brasil, Peru, Colômbia, Equador, Bolívia, Uruguai, Costa Rica, Estados Unidos, Kuwait, Dubai, Austrália, Portugal e Índia.

Todo esse sucesso rendeu à Chilli o selo na categoria Máster do Certificado de Franquia Internacional 2021. A chancela, que indica um processo avançado de internacionalização, é reconhecida globalmente por investidores de todo o mundo.

A operação

Sobre o operacional no exterior, a empresa construiu uma estrutura sólida, formada por um head que coordena uma equipe responsável pelas áreas de commercial, supply, marketing, e-commerce e business development. O processo internacional é iniciado com a prospecção de um lead que tenha o potencial adequado para fazer o desenvolvimento da Chilli Beans fora do Brasil.  Durante o processo de efetivação do candidato, é estudado por ambas as partes o método de entrada no país, com objetivo de encontrar os melhores canais e sua recepção para a realização da inserção da marca.

De acordo com Renata Almeida, do departamento de expansão da Chilli Beans, o foco da rede no mercado internacional é ter uma estrutura balanceada em todos os formatos para que ela tenha um desenvolvimento saudável.

“Fora os formatos standard de loja e quiosques, é feito um trabalho paralelo de fortalecimento dos canais de wholesale e e-commerce”, finaliza.

Sobre o Franchising Brasil

O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.