InicioFranchising BrasilNoticiasCasa e construção: conheça duas marcas do setor de franquias que mais cresce no Brasil

Casa e construção: conheça duas marcas do setor de franquias que mais cresce no Brasil

Casa e construção: conheça duas marcas do setor de franquias que mais cresce no Brasil

O setor de casa e construção é o que mais cresceu no mercado brasileiro de franquias desde o ano de 2020. Indo na contramão de outros mercados, a área foi impulsionada pelo decreto federal de maio de 2020, que estabeleceu a construção civil como um serviço essencial durante a pandemia. De acordo com dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o faturamento desse segmento teve uma alta de 19,6% de abril de 2020 a março de 2021, se comparado aos 12 meses anteriores. Também houve um aumento significativo no número de unidades, de 36,5% no primeiro trimestre deste ano, quando comparado ao ano anterior.

Confira, abaixo, informações sobre duas franquias deste setor que participam do Franchising Brasil — parceria entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a ABF (Associação Brasileira de Franchising):

Casa do Construtor Locação de Equipamentos:

A história da marca, desde sua origem, é inspirada na amizade entre dois universitários, os engenheiros civis Altino Cristofoletti Junior e Expedito Eloel Arena.

A ideia iniciou em 1993, com uma modesta loja de materiais de construção em Rio Claro, cidade no interior paulista. Três anos depois, foi criado o projeto da primeira empresa brasileira especializada na locação de máquinas e equipamentos de pequeno porte para a construção civil. Em 1998, a marca é registrada, e surge então, a primeira unidade oficial da rede. No mesmo ano, é inaugurada também loja piloto da franquia, em Americana, cidade localizada no interior do estado de São Paulo. Foi só dois anos mais tarde que a Casa do Construtor iniciou suas atividades no franchising.

Em 2010, a marca foi eleita a melhor franquia pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Em 2021, a marca foi chancelada com o Certificado de Franquia Internacional 2021, na categoria Pleno. Hoje, a Casa do Construtor conta com 360 lojas por todo o Brasil, cresce a cada ano e tem planos de alcançar 1000 lojas até 2026. A rede possui, ainda, duas unidades no exterior: atuando no mercado paraguaio.

Tudo indica que as expectativas de crescimento serão alcançadas: apenas em 2020, o negócio registrou alta de 18% na receita e aumento de 30% da clientela.

Saiba mais sobre a franquia aqui.

iGUi

A iGUi é a maior empresa de piscinas em fibra de vidro do mundo, com mais de 25 anos de mercado brasileiro. Hoje, a franquia tem cerca de mil unidades, sendo que 307 destas são franqueadas. Além disso, está presente em mais de 55 países, totalizando 222 franqueados no exterior.

A iGUi é a top of mind do segmento e possui cerca de 40 fábricas e mais de 30 prêmios de excelência. Em 2021, a marca foi contemplada com o Certificado de Franquia Internacional, na categoria Mega. Além disso, foi eleita, em 2019, pela ABF, como a franquia mais internacionalizada do Brasil. O grupo possui três modelos de negócio: iGUi, Tratabem e A Original SPLASH.

A Tratabem é uma franquia especializada em serviços de manutenção, assistência técnica, tratamento e venda de produtos químicos para todos os tipos de piscinas. Já A Original SPLASH, foi pensada e criada para comercializar os antigos sucessos e modelos de iGUi, dando sequência aos desenhos tão desejados e mantendo a qualidade original. O grupo iGUi detém 30% do mercado nacional de piscinas e fatura R$4,5 bilhões por ano.

Saiba mais sobre a franquia aqui.

Sobre o Franchising Brasil

O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.