InicioFranchising BrasilNoticiasAcquazero planeja expandir sua operação em 1200 unidades no Brasil e inaugurar lojas em mais três países

Acquazero planeja expandir sua operação em 1200 unidades no Brasil e inaugurar lojas em mais três países

Acquazero planeja expandir sua operação em 1200 unidades no Brasil e inaugurar lojas em mais três países

A Acquazero Eco Wash, participante do Franchising Brasil — resultado da parceria entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a ABF (Associação Brasileira de Franchising) — retomou com muito afinco seu processo de expansão internacional no fim do ano passado. A rede iniciou o processo de internacionalização ainda em 2019 e, após um período de pausa da expansão durante a pandemia, voltou a crescer no exterior. Para 2022 a marca tem planos de alcançar 1200 operações no Brasil e inaugurar unidades em mais de três países. Até 2026, a empresa tem objetivos ainda mais ambiciosos: atingir o marco de 4 mil unidades.

“Voltamos com todo o gás na área de internacionalização, participando de muitas reuniões e criando um novo departamento, que hoje foca integralmente na parte que tange o desenvolvimento do negócio no exterior”, cita Henrique Mol, presidente do grupo Encontre Sua Franquia, que detém a marca Acquazero.

A marca já possui implantações em Creta, no México; em Santo Domingo, na República Dominicana; em Sidney, na Austrália; e uma unidade operando em Orlando, nos Estados Unidos. Agora, a estratégia da Acquazero é trabalhar em mercados prioritários definidos para o momento: Peru, Colômbia, Paraguai, Uruguai e mais países latinos. De acordo com Henrique, as principais frentes de foco da rede para esse ano são a América do Sul e Central, além do desenvolvimento específico nos EUA, no estado da Flórida.

“O México também tem potencial para desenvolvimento, inclusive mês que vem participaremos de uma feira na cidade do México”, cita o head em relação à participação da empresa na FIF (Feria de Franquicias de México), que ocorrerá em breve.

A Acquazero

A Acquazero Eco Wash é uma referência no segmento de estética automotiva e higienização residencial. A rede tem como pilar e diferencial competitivo a limpeza ecológica: atua com produtos biodegradáveis e um método de limpeza sustentável único que utiliza apenas 300ml de água para a limpeza de um carro. A empresa se orgulha em já ter economizado mais de 200 milhões de litros de água desde sua fundação em 2009. Em 2018, a marca foi comprada e incorporada pelo grupo Encontre Sua Franquia e, desde então, vem expandindo de uma forma bem significativa, apresentando crescimento acelerado.

Outro destaque da marca é a padronização de seus serviços, já que os produtos são fornecidos aos franqueados, são todos da ZaplusCar, empresa também pertencente ao grupo detentor da Acquazero.  Esse controle no abastecimento das unidades gera uma experiência única na ponta, ou seja, aos clientes.

Mas o principal chamativo da rede é a parte de tecnologia, como seu sistema próprio, o “AcquaOn”, que o franqueado utiliza para dar entrada na movimentação financeira, dos serviços prestados e dos clientes. Essa tecnologia disponibiliza os canais de vendas online, como o e-commerce e o aplicativo da marca. O mais interessante do sistema é sua capacidade de criar inteligência de marketing com os dados armazenados. As estratégias são criadas a partir dessas informações internas, sem a dependência do franqueado. A franqueadora cria essa prospecção e o franqueado apenas foca na operação e em prestar um bom serviço.

“Por exemplo, a unidade colocou lá que fez um carro do cliente, aí tenho no sistema os dados desse cliente, o que foi feito e o que consumidor precisa, mas não foi vendido. Cria-se estratégias nesse sentido. Também fechamos recentemente uma parceria com a Sem Parar, então todos os nossos pontos terão também esse meio de pagamento. Assim, conseguimos, em conjunto com a Sem Parar, trabalhar a estratégia de marketing desses dados que temos dentro de uma base única”, explica Henrique.

Pandemia e crescimento da marca

A rede, que está entre as melhores franquias para se investir conforme dados da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, cresceu 153% em 2020, mesmo em meio à pandemia.

“Quando falamos do nosso modelo, não ganhamos dinheiro lavando carro. O ticket médio é baixo, precisamos agregar trabalhos. Temos um leque grande de serviços que oferecemos ao cliente e, durante a pandemia, vendemos mais produtos, que geralmente são difíceis de serem vendidos, como, por exemplo, a higienização interna e a oxi-sanitização, que mata fungos, bactérias e vírus. A demanda cresceu no período pandêmico, assim como o ticket médio, que gerou um aumento do faturamento das unidades”, cita o presidente.

Outro fator que possibilitou o crescimento da franquia na pandemia foi a forma madura em que a empresa já trabalhava a questão do online e do delivery, que ficou ainda mais em alta durante o período. Em 2019, o grupo comprou uma startup de tecnologia que possibilitou dois canais de venda online: o e-commerce o aplicativo Acquazero, em que o cliente consegue contratar o serviço de forma remota, deslocar o veículo até uma loja ou, ainda, solicitar o atendimento delivery em sua casa ou empresa.

Sobre o Franchising Brasil

 O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.