Início ABF Rio II Franchising no Rio de Janeiro cresce no 3º tri de 2022

Franchising no Rio de Janeiro cresce no 3º tri de 2022

Franchising no Rio de Janeiro cresce no 3º tri de 2022

Faturamento do setor no Estado tem variação positiva de 8,3% no 3º trimestre de 2022 em comparação com igual período de 2021

Demonstrando sua maturidade e que está ganhando ritmo com o arrefecimento da Covid-19, o setor de franquias brasileiro registrou crescimento de 18,7% no terceiro trimestre deste ano comparado a igual período de 2021. É o que indica a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising. De acordo com o estudo, feito em parceria com a BR Insights, o faturamento do setor saltou de R$ 47,385 bilhões para R$ 56,256 bilhões no período.

No Rio de Janeiro, o cenário é semelhante e aponta um crescimento de 8,3% no faturamento geral das redes de franquias no período analisado, com mais de R$ 5 bilhões de receita. Já em número de unidades, o mercado fluminense expandiu 4,6%, totalizando 17.701 operações.

Os mercados que mais faturaram foram de Hotelaria e Turismo (+22,3%), Casa e Construção (+14,9) e Saúde, Beleza e Bem-Estar (+14,6). Em relação ao crescimento das operações, os segmentos com maior expansão foram Alimentação e Hotelaria e Turismo.

As pesquisas da ABF e sondagens com redes de todo o País sinalizam que este movimento está muito ligado à retomada da atividade econômica e da vida social, com o consumidor retomando hábitos até mesmo em áreas como alimentação fora do lar e turismo, com a reabertura total do comércio.

Além disso, o ganho de eficiência das redes, cada vez mais digitalizadas e com estratégias omnichannel, somada à melhora de indicadores macroeconômicos, como a desaceleração da inflação, o avanço do varejo de forma geral e a prévia do PIB nos meses de julho, agosto e setembro, que, segundo o Banco Central (BC), indica uma alta de 1,36%, contribuíram para este resultado.

Beto Filho, presidente da ABF Seccional Rio, vê com otimismo o horizonte do setor e almeja uma procura maior de marcas para a Capital. “Estamos com uma perspectiva bem positiva para o fechamento do ano. Tivemos a aprovação da diminuição da alíquota do ISS para as redes cariocas e temos a certeza de que isso irá atrair mais empresas para a cidade do Rio de Janeiro, o que reflete no crescimento do franchising em todo o Estado. Temos uma demanda reprimida que quer investir no Rio”, afirma o executivo.