Com o slogan “Empreendedorismo é Atitude”, aconteceu na última sexta-feira, dia 29 de agosto, o 1o Congresso Estadual da Mulher Empresária, realizado pela FACESP – Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e pela Associação Comercial de São Paulo.
O evento reuniu cerca de 500 participantes vindos de todas regiões do Estado para debater o papel da atuação feminina no empreendedorismo brasileiro.
Para esse público ávido por informações sobre empreendedorismo, a presidente da ABF, Cristina Franco, apresentou o panorama atual do franchising brasileiro e ressaltou a importante participação das mulheres no sucesso das franquias.
Após sua apresentação, Cristina foi entrevistada no palco pela jornalista Carolina Sandler, ex-repórter da agência Estado e criadora do portal Finanças Femininas sobre as vantagens e desvantagens do modelo de franquia e da participaçãoo expressiva da mulher no franchising nacional.
“Responder perguntas da jornalista e da plateia foi muito produtivo”, afirmou Cristina, ressaltando que o público era composto de membros das associações comerciais de todos os municípios do Estado, ou seja, multiplicadores das informações em suas localidades.
Na sequência, o Ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, fez uma explanação completa sobre a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que recentemente ampliou o benefício do SIMPLES para um total de 142 ramos de atividade.
“A ampliação do SIMPLES impacta positivamente no setor do franchising e deve ser comemorada”, completou Cristina.
Ainda de acordo com o Ministro, existem mais de 4 milhões e duzentas mil MEIs – Micro Empresas Individuais no País e 48% delas são compostas por mulheres.
“O desenvolvimento da micro e pequena empresa funciona como um injeção na veia da geração e do emprego e da renda no nosso País”, afirmou Afif, exemplificando que ao trazer todo esse universo de trabalhadores informais para a formalidade, a economia cresceu e o Estado também. “Quando todo mundo paga um pouco, o Brasil arrecada mais”, afirmou.