Representantes da ABF Nacional, ABF-Rio, AgeRio, SEBRAE, Fagga, Bradesco e Caixa na abertura do evento. Entre as dez maiores do mundo, feira de fraquias do Rio de Janeiro irá até o próximo dia 3
Foi dada a largada para a Expo Franchising ABF Rio 2015, uma das dez maiores feiras de franquia do mundo, que ocorre até sábado (3/10), no Riocentro. A abertura do evento, que já contava com visitantes aguardando, ocorreu por volta das 13h, com o descerramento da fita realizado pelos presidentes da ABF Nacional e ABF-Rio, Cristina Franco e Beto Filho, e pelo presidente da organizadora do evento, a Fagga | GL events Exhibitions, Arthur Repsold. A seguir, no auditório do Fórum de Franquias, foi realizada a cerimônia oficial de abertura que contou também com a participação de representantes da Caixa Econômica Federal, Bradesco, SEBRAE e AgeRio, além de diversos representantes de redes franqueadoras e da diretoria da ABF-Rio.
Ao abrir a plenária, Beto Filho fez questão de ressaltar que se trata da nona edição do evento, que cresceu em tamanho e importância. “Mesmo em nosso atual cenário de incertezas, o franchising é portador de boas notícias. Com um crescimento de 11,2% no primeiro semestre e mais de 3 mil marcas franqueadoras, o franchising nacional demonstra grande força e capacidade”, disse. O sistema é responsável por capacitar milhares de empreendedores, gerando emprego e renda. “Isso demonstra mais uma vez que em nosso país é possível empreender e que temos bons exemplos a serem seguidos”, afirmou o presidente da ABF-Rio.
Já Cristina Franco afirmou que o franchising “é energia, alegria e resiliência. Nosso negócio é baseado em compartilhar conhecimento e fazer parcerias e é para isso que viemos aqui. Somos um exemplo do Brasil que dá certo e que vai se perpetuar.” A presidente da ABF disse ainda que, além de um modelo de negócio ético e consciente, o franchising está preparado para qualquer momento econômico.
Arthur Repsol ressaltou que o sucesso da Feira está muito relacionado ao fato dela gerar resultados, especialmente para os expositores. “Como presidente de uma empresa multinacional no Brasil, devo ressaltar que acredito muito mais no Brasil que na crise. Tanto que estamos investindo pesadamente tanto aqui no Rio de Janeiro como em São Paulo. O Brasil é excepcional e vamos sair um país melhor desta situação”, disse.
Representante do SEBRAE/RJ, Ricardo Vargas afirmou que o franchising é um setor organizado e estruturado, com o qual a entidade mantém uma relação próxima há muitos anos. Uma iniciativa interessante é o programa SEBRAE Tech, que subsidia projetos de inovação em franqueadoras.
O Bradesco, a Caixa e a AgeRio apresentaram, brevemente, suas linhas e produtos para o franchising. Destaque para a linha lançada pela AgeRio, em parceria com a ABF-Rio, que financia até R$ 15 mil com juros de 3% ao ano para abertura de franquias em comunidades cariocas.
Além de conhecer as mais diversas marcas do mercado de diferentes segmentos, o público visitante pode participar gratuitamente do Fórum de Franchising, estruturado para orientar futuros franqueados. Em palestras ministradas em diversos horários ao longo dos três dias da Feira, conceituados especialistas do franchising tratam de temas fundamentais e novidades do setor. Clique aqui e acesse a programação.
Fotos: Divulgação ABF