Início Notícias ABF em Ação FIAF: Federação Ibero-Americana de Franquias é constituída no Brasil

FIAF: Federação Ibero-Americana de Franquias é constituída no Brasil

FIAF: Federação Ibero-Americana de Franquias é constituída no Brasil

Sede da FIAF está localizada dentro da ABF, em São Paulo, e congrega 12 associações de franquias dos países-membros.

A FIAF – Federação Ibero-Americana de Franquias foi constituída oficialmente no Brasil em dezembro de 2021. A iniciativa partiu das 12 associações de franquias dos países-membros que a compõe. Sediada no mesmo endereço da ABF – Associação Brasileira de Franchising, em São Paulo, a FIAF tem como propósito estudar, fomentar e desenvolver o franchising nas dez nações latino-americanas e na península ibérica – que envolve Portugal e Espanha.

De acordo com o presidente André Friedheim, “o Brasil ter sido escolhido para sediar a FIAF foi uma grande conquista para o franchising nacional. Como representantes do setor por meio da ABF, é um fato que muito nos honra e nos motiva a nos dedicarmos ainda mais para implementarmos as ações que são o propósito da entidade e avançarmos no desenvolvimento do franchising em todos os países que integram a FIAF”.

“Foi um grande esforço de todos os envolvidos para conseguir a constituição da FIAF no Brasil, que é uma importante instituição para desenvolvermos estudos e olharmos o setor de franquias na região ibero-americana de forma mais macro”, afirma o diretor jurídico da ABF, Sidnei Amendoeira.

Ainda de acordo com o diretor, a localização da FIAF dentro da ABF é muito positiva, pois a entidade brasileira conta com uma boa estrutura para desenvolver todas as atribuições jurídicas e administrativas relacionadas à entidade ibero-americana.

Segundo Natan Baril, diretor internacional da ABF e conselheiro institucional da FIAF, os associados da ABF que pretendem realizar a internacionalização de sua marca terão mais um canal para intercâmbio de boas práticas e tendências de mercado. Para ele, “as marcas brasileiras associadas à ABF poderão ampliar sua presença internacional, assim como as marcas ibero-americanas associadas às demais entidades, além de intensificarmos a troca de conhecimento e de experiências entre todos os países-membros”.

O Brasil, por meio de André Friedheim, ocupa a cadeira da Presidência, com a função de gerir a FIAF de acordo com as diretrizes do Conselho Executivo, cujo conselheiro presidente é Gabriel Graciuso, dirigente da Câmara Uruguaia de Franquias.

A FIAF é composta por 12 associações que representam oficialmente o franchising nos respectivos países-membros: Argentina – Asociación Argentina de Marcas y Franquicias; Brasil – Associação Brasileira de Franchising; Colômbia – Cámara Colombiana de Franquicias (COLFRANQUICIAS); Costa Rica – Centro Nacional de Franquicias Costa Rica; Espanha – Asociación Española de Franquiciadores; Guatemala – Asociación Guatemalteca de Franquicias; México – Asociación Mexicana de Franquicias; Paraguai – Asociación Paraguaya de Emprendedurismo y Franquicias (APEF– Paraguay); Peru – Cámara Peruana de Franquicias; Portugal – Associação Portuguesa de Franchise; Uruguai – Cámara Uruguaya de Franquicias, e Venezuela – Cámara Venezolana de Franquicias – Profranquicias.

As decisões da FIAF são tomadas pelo Conselho Executivo, formado pelos seguintes membros:

Conselheiro Presidente: Gabriel Antonio Grasiuso Castro – Cámara Uruguaya de Franquicias;
Conselheiro Executivo: José Roberto Fernández Ponce – Asociación Guatemalteca de Franquicias;
Conselheiro Jurídico: José Francisco Cavaleiro Machado – Associação Portuguesa de Franchising;
Conselheiro de Comunicação: Carlos Eduardo Núñez Parodi – Cámara Venezolana de Franquicias – Profranquicias.

Imagem: ABF/Divulgação