Feira de franquias de São Bernardo do Campo superou as expectativas

A São Bernardo do Campo Franchising Business – a primeira feira de franquias da região do ABC, aconteceu de 26 a 27 de março, no Pavilhão Vera Cruz em São Bernardo. Organizada pela ABF em conjunto com a prefeitura da cidade, a feira tem por objetivo oferecer aos empresários da região oportunidades de investimento em franquias de diversos segmentos da economia nacional.

A abertura do evento ficou por conta do presidente da ABF, Ricardo Bomeny, que saudou os participantes e chamou ao palco os líderes locais presentes na cerimônia. Foram convidados para subir ao palco o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, o representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Edson Lupatini, o presidente do Sebrae Nacional Paulo Okamotto, o secretário de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Turismo de São Bernardo, Jefferson da Conceição e Marcos Mastrodonakis, presidente da Brasil Trade Show (BTS), empresa promotora do evento.

Bomeny falou sobre o desenvolvimento do franchising no Brasil,que faturou R$63 bilhões em 2009, e segundo ele, pretende continuar crescendo chegando a 16% em 2010. Ele ainda parabenizou a iniciativa do prefeito Marinho em trazer a feira para a cidade: `Esse é um grande passo que a prefeitura está dando em prol do desenvolvimento da economia da região`, ressaltou.

Em seguida Bomeny deu a palavra ao presidente do SEBRAE nacional, Paulo Okamotto, que elogiou a organização da feira e destacou a importância da parceria do SEBRAE com a ABF para melhorar a competitividade das empresas no mercado nacional. `Consideramos o Brasil como um país privilegiado e o setor de franchising ajuda a aquecer esse mercado`, declarou.

Representando o MDIC, Lupatini disse que cada vez mais o mercado brasileiro está se voltando para o interior e São Bernardo do Campo é um grande exemplo por estar se tornando um pólo de desenvolvimento econômico. Para ele o modelo de franquias tem sido reconhecido pois carrega muitos conceitos que representam a economia nacional. `O governo federal tem atuado junto à ABF para exportar esse modelo, além de apoiar os projetos financeiros que ajudam os empreendedores a ter acesso ao crédito e criar suas empresas`, afirmou o secretário.

Por fim, Luiz Marinho agradeceu a parceria da ABF e enfatizou a importância das franquias, devido à necessidade do fortalecimento do setor de serviços, não só para os shoppings centers, como para os grandes bairros. `É preciso estar de olho para que os investimentos sejam distribuídos por toda a cidade gerando desenvolvimento para toda a região`, destacou o prefeito.

Após o pronunciamento das autoridades a São Bernardo do Campo Franchising Business foi aberta oficialmente, com o desenlace da fita inaugural e todos foram convidados a visitar a feira.

São Bernardo do Campo Franchising Business

A parceria da ABF com a prefeitura de São Bernardo teve início em agosto de 2009, com a assinatura de um protocolo de intenções entre ambos, durante o 3º Seminário Setorial de Redes de Alimentação da ABF. A feira é a primeira ação dessa parceria.

O evento contou com total apoio da prefeitura, que tem como missão estimular a geração de trabalho e renda no município de SBC e na região do Grande ABC e incentivar a abertura de novos shoppings e lojas de franquias.

 

Fonte: Redação DFREIRE
Fotos: StudioF/Fabio Castro