Início Notícias ABF em Ação Executivas tratam de governança corporativa na Convenção ABF 2022

Executivas tratam de governança corporativa na Convenção ABF 2022

Executivas tratam de governança corporativa na Convenção ABF 2022
(Da esq. à dir.) Gabriela Baumgart, Carla Sarni e Bel Carvalho Pinto analisam a governança corporativa

Tema em evidência, a governança foi debatida por Carla Sarni, Gabriela Baumgart e Bel Carvalho Pinto.

21/10/2022

Governança é um tema frequente na pauta de reuniões nas franquias e não poderia ficar de fora da 20ª Convenção ABF do Franchising.

Pela grande importância, um painel sobre o tema Governança Corporativa marcou a programação do evento nesta sexta-feira (21). O painel foi moderado pela presidente do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e conselheira do Grupo Baumgart, Gabriela Baumgart, num bate-papo e troca de experiências com Carla Sarni, CEO do Grupo Salus – formado pelas marcas Sorridents, GIOlaser, Olhar Certo, Amo Vacinas, Sorriden, Mais Sorrisos, Hospital Mira, NewAligner, Docbiz, Indico pra Você e o Instituto Salus –, e Bel Carvalho Pinto, vice-presidente do Conselho do Grupo Malwee, membro do Conselho do Grupo Lins Ferrão, Haight e Ancar, e líder de comitês de Transformação Digital e de Gestão e Cultura.

Sobre o assunto, as executivas foram unânimes em afirmar que a governança pode ser considerada a base para toda a gerência organizacional e gestão de sucesso de uma empresa.

Gerindo 11 empresas do Grupo, Carla Sarni evidenciou as experiências que teve na China e destacou o ensinamento de que não interessa o tamanho das empresas, há possibilidade de começar um negócio com coisas simples e baratas, implantando governança desde o começo.

Além disso, Carla destacou a adoção de medidas realizadas durante a pandemia, através de planejamento estratégico, com reuniões periódicas para o debate de ideias que tornaram o processo do grupo mais eficiente.

Para a executiva, os processos das empresas de Governança devem passar pela transparência, equidade entre os franqueados e a perpetuidade dos negócios. “Muito maior do que expansão e vender franquias, nós vendemos o sonho do franqueado. Às vezes é o dinheiro da vida. Independente do tamanho do negócio, a governança é primordial para que o negócio perpetue”, afirmou.

Gabriela Baumgart destacou que governança vai muito além da criação de um Conselho. Para ela,“governança é muito mais que isso, é ter processos e responsabilidades claros, tomar decisão de forma correta e estruturada, separar família e negócio”.

Bel Carvalho evidenciou os quatro pilares para uma governança corporativa de sucesso: Transparência, Equidade, Prestação de Contas e Responsabilidade corporativa. “Quanto antes começar a implementar governança, mais claro, mais alinhados os processos e pessoas. Quanto mais processos claros e bem definidos, maior o ganho”, ressaltou.  Ainda segundo ela, o franchising alimenta esses princípios. Por isso o sucesso do sistema.

Sobre o tema cultura, Bel destacou características peculiares das empresas familiares e a criação de conselhos. Para a executiva, a governança ajuda a dar foco e papel para cada Conselho e Fórum e para tornar todos mais produtivos e colaborativos.

Finalizando a conversa, Carla Sarni deixou como reflexão que “crescer dói, mas implantar governança vale a pena para esse crescimento”. E Bel orientou os participantes a terem curiosidade. “Pesquisem mais sobre governança. Esse é o alicerce de sustentabilidade das suas marcas”, concluiu.

Foto: Keiny Andrade