Tema em evidência, a governança foi debatida por Carla Sarni, Gabriela Baumgart e Bel Carvalho Pinto.
21/10/2022
Governança é um tema frequente na pauta de reuniões nas franquias e não poderia ficar de fora da 20ª Convenção ABF do Franchising.
Pela grande importância, um painel sobre o tema Governança Corporativa marcou a programação do evento nesta sexta-feira (21). O painel foi moderado pela presidente do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e conselheira do Grupo Baumgart, Gabriela Baumgart, num bate-papo e troca de experiências com Carla Sarni, CEO do Grupo Salus – formado pelas marcas Sorridents, GIOlaser, Olhar Certo, Amo Vacinas, Sorriden, Mais Sorrisos, Hospital Mira, NewAligner, Docbiz, Indico pra Você e o Instituto Salus –, e Bel Carvalho Pinto, vice-presidente do Conselho do Grupo Malwee, membro do Conselho do Grupo Lins Ferrão, Haight e Ancar, e líder de comitês de Transformação Digital e de Gestão e Cultura.
Sobre o assunto, as executivas foram unânimes em afirmar que a governança pode ser considerada a base para toda a gerência organizacional e gestão de sucesso de uma empresa.
Gerindo 11 empresas do Grupo, Carla Sarni evidenciou as experiências que teve na China e destacou o ensinamento de que não interessa o tamanho das empresas, há possibilidade de começar um negócio com coisas simples e baratas, implantando governança desde o começo.
Além disso, Carla destacou a adoção de medidas realizadas durante a pandemia, através de planejamento estratégico, com reuniões periódicas para o debate de ideias que tornaram o processo do grupo mais eficiente.
Para a executiva, os processos das empresas de Governança devem passar pela transparência, equidade entre os franqueados e a perpetuidade dos negócios. “Muito maior do que expansão e vender franquias, nós vendemos o sonho do franqueado. Às vezes é o dinheiro da vida. Independente do tamanho do negócio, a governança é primordial para que o negócio perpetue”, afirmou.
Gabriela Baumgart destacou que governança vai muito além da criação de um Conselho. Para ela,“governança é muito mais que isso, é ter processos e responsabilidades claros, tomar decisão de forma correta e estruturada, separar família e negócio”.
Bel Carvalho evidenciou os quatro pilares para uma governança corporativa de sucesso: Transparência, Equidade, Prestação de Contas e Responsabilidade corporativa. “Quanto antes começar a implementar governança, mais claro, mais alinhados os processos e pessoas. Quanto mais processos claros e bem definidos, maior o ganho”, ressaltou. Ainda segundo ela, o franchising alimenta esses princípios. Por isso o sucesso do sistema.
Sobre o tema cultura, Bel destacou características peculiares das empresas familiares e a criação de conselhos. Para a executiva, a governança ajuda a dar foco e papel para cada Conselho e Fórum e para tornar todos mais produtivos e colaborativos.
Finalizando a conversa, Carla Sarni deixou como reflexão que “crescer dói, mas implantar governança vale a pena para esse crescimento”. E Bel orientou os participantes a terem curiosidade. “Pesquisem mais sobre governança. Esse é o alicerce de sustentabilidade das suas marcas”, concluiu.
Foto: Keiny Andrade