Empresa Simples de Crédito: mais uma fonte de financiamento para franquias

Empresa
Empresa Simples de Crédito: financiamento facilitado também para as franquias

Micros e pequenas empresas, como as franquias, podem contar há pouco mais de um mês com uma nova fonte de financiamento. A Empresa Simples de Crédito (ESC) – Lei Complementar nº 167/2019, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em 24 de abril –  possibilita que pessoas físicas abram empresas em suas cidades para emprestar dinheiro a micro e pequenos empresários ou microempreendedores individuais (MEIs) dessas mesmas localidades e municípios vizinhos.

Para Marcelo Maia, diretor executivo da ABF – Associação Brasileira de Franchising, “novas opções de crédito, especialmente para os micro e pequenos empresários, são sempre bem-vindas, principalmente em período de reduzido crescimento econômico. E esta iniciativa do governo federal, facilitando e simplificando a concessão de financiamento para esses investidores, a juros menores, somada a outras já existentes no mercado, certamente contribuirá para alavancar os negócios em franquias”, disse.

O franchising brasileiro vem demonstrando resiliência e força nesse período de desaceleração econômica. De acordo com a Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor, divulgada recentemente pela ABF, as franquias cresceram 7% no primeiro trimestre deste ano ante os mesmos meses de 2018.

Na avaliação do Ministério da Economia, a partir da ESC podem ser injetados R$ 20 bilhões ao ano em novos créditos para micro, pequenas empresas e MEIs no País. Esse montante deve ser alcançado, de acordo com o Sebrae, quando as primeiras 1000 empresas simples de crédito estiverem operando no mercado.

Fonte: Redação ABF com informações do Portal PEGN / foto: Divulgação