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Matéria reproduzida da Revista Franquia Negócios Ed. 58


FRANCHISING ACADÊMICO

Executivos fazem pós-graduação presencial e conquistam espaço no mercado com as suas próprias franquias

Por Dalila Penteado

A caminho da 7ª Turma do (Provar-FIA), o MBA Gestão de Franquias tem formado mais do que nomes de peso como o de Cristina Franco, presidente da ABF, Altino Cristofoletti, da Casa do Construtor, e João Baptista da Silva, do Rei do Mate, entre outros que integraram a 1ª Turma desta pós-graduação lato sensu. Nesse ambiente, estão surgindo marcas e conceitos de negócios que serão o futuro do franchising no Brasil.

É o caso da marca Melts Burgers Beer, que nasceu durante o curso e para 2015, com o foco em crescimento espiral, já planeja expandir em dez unidades no interior de São Paulo.

“Fechamos uma parceria com a Água Doce Sabores do Brasil, que nos auxiliará neste processo­ de expansão”, compartilha o diretor de expansão da Melts Burgers Beer, Wendell Seara, de 37 anos.

“O MBA nos dá ferramentas para trabalharmos e desenvolvermos melhor as nossas ideias, pensando inclusive em diversos nichos de mercado”, diz o diretor geral da Melts, Paulo Eduardo Lopes, de 32 anos. Segundo ele, a expectativa era que o retorno do investimento ocorresse em aproximadamente 40 meses. “Mas, pelas minhas contas, vou ter o investimento de volta em 25 meses, o que é fantástico”.

Em seu primeiro dia de MBA, Lopes teve aula com o presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), Eduardo Terra, e se encantou com o case da hamburgueria Shake Shack­. “Achei fantástico o princípio de vender hambúrguer gourmet com um preço acessível. Foi então que comecei a pesquisar tudo sobre o assunto e já me vi abrindo um negócio neste ramo. O curso mudou a minha vida”, conta.

Lopes compartilhou a ideia da Melts Burgers Beer com o irmão Marcio Felipe Lopes, de 25 anos, e o negócio passou a ser o sonho de consumo de ambos. No entanto, quando começou a obra do novo empreendimento, no dia 1º de dezembro de 2012, seu irmão sofreu um acidente de moto e veio a falecer. Ele chegou a pensar em desistir do sonho, mas, motivado pela família e amigos e, em plena fase de decisão do logotipo, o rosto do irmão virou parte da identidade visual da empresa.

Já em processo de filiação junto à ABF, a Melts foi inaugurada no dia 27 de junho de 2013 e o MBA foi dando o passo a passo para a concretização do negócio. “Tenho um apetite empreendedor muito forte e foi por isso que procurei o MBA. O curso é muito completo, robusto, com as melhores referências, permitindo mesclar a vivência e a teoria”, disse.

Contando com a participação de bandas e karaokê, a empresa que vende “hamburger, cerveja e música” recebe aproximadamente 2,9 mil clientes por mês, tem um ticket médio de R$ 38,00 e um faturamento­ mensal em torno de R$ 100 mil. A estimativa é crescer 20% em 2015.

Para Seara, o curso o incentivou a empreender mais. Ele já é proprietário de uma agência de propaganda. “Você sai do MBA apto a formatar uma franquia, a fazer a gestão de uma rede, a dar consultoria para quem já tem uma franquia ou um negócio de sucesso que pode migrar para esse modelo de negócios”, diz. Hoje, Seara e Lopes já estão em negociação com a primeira franqueada.

De acordo com o professor Eduardo Terra, o processo de empreender foi muito bem feito por Lopes. “Ele procurou as oportunidades corretas, com referências fora do Brasil, apostou na identidade dele, gerando um potencial bastante forte de franquear e identificou as melhores operações”, disse. O setor que Lopes escolheu, o de alimentação, é o maior em número de redes de franquias, com 637 em operação, e em 2013 cresceu 16,6% em faturamento, segundo a ABF.

Necessidade de expansão

Outra marca que inaugurou e traçou planos de crescimento depois da pós-graduação lato sensu em Gestão de Franquias, neste caso na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), foi a Beijo Beijo. Segundo a formanda e gerente administrativa e de marketing da marca, Daniela Sá, de 31 anos, a especialização a ajudou enxergar a necessidade de expansão. “Já vinha pensando nisso porque algumas pessoas começaram a nos procurar para abrirem uma filial ou fazerem uma sociedade, mas eu não sabia nem por onde começar, então me matriculei no curso”, disse.

A marca, que começou em 1983 como uma fábrica de sorvete e hoje oferece também pizzas, tortas e salgados, abriu a primeira franquia em setembro de 2013 – durante o curso da ESPM. Hoje, a empresa tem uma fábrica e quatro unidades e, segundo Daniela, em 2015 eles devem desativar a primeira fábrica e inaugurar uma bem maior.

Segundo Daniela, o novo parque fabril terá também uma loja escola, cuja finalidade é oferecer treinamento para as franquias. Com ticket médio de R$ 25,00, a Beijo Beijo atende em torno de 6 mil clientes por mês e tem planos de participação muito mais ativa no mercado de franchising, aonde já iniciaram inclusive os trâmites necessários para filiação na ABF.

“Até o final de 2015, esperamos chegar ao total de quatro ou cinco franquias, sendo que em uma loja de 30 m2, a estimativa de faturamento é em torno de R$ 100 mil mensais. E, se chegarmos nesta quantidade de lojas, a rede deve faturar em torno de R$ 6 milhões”.

Daniela Sá, Gerente Administrativo e de Marketing da Beijo a Beijo

Daniela Sá, Gerente Administrativa e de Marketing da Beijo Beijo

Formada em Publicidade e Propaganda também pela ESPM, Daniela explica que, durante o curso Gestão de Franquias, recebeu importantes indicações de assessorias jurídicas e de recursos humanos, além de informações essenciais sobre os padrões de uma loja que garantem o sucesso do negócio.

Segundo outro formando da turma da ESPM e diretor de franchising da Billy The Grill, Luiz Felipe, de 28 anos, o curso possibilitou um networking muito bom, “permitindo importantes contratações, a exemplo de uma que já tinha mais de 20 anos de experiência em franquias e virou diretora de desenvolvimento em franquia da Billy, e, a outra pessoa virou minha franqueada, bem como consultora de expansão”.

Livro sobre as práticas do FranchisingUniversidades renovam acervo literário sobre o setor

As bibliotecas de, ao menos, três mil universidades brasileiras receberam nos últimos meses exemplares da obra Franchising: Aprenda com os especialistas. Com o objetivo de contribuir para a democratização do conhecimento sobre o setor, a ABF Rio disponibilizou a obra em versão bilíngue e vem recebendo agradecimentos das reitorias, que consideram que o acervo será enriquecido com a contribuição.

O livro fala sobre as práticas do franchising nacional e mundial sob o ponto de vista de consultores renomados. “O leitor saberá sobre o grande sucesso que o franchising produz há mais de duas décadas. Esta obra tem o propósito de fornecer informações de aplicação prática, imediatas e seguras sobre o sistema”, afirma o presidente da entidade, Beto Filho.

Programe-se para estudar

Em São Paulo, o MBA Gestão de Franquias, parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e o Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração (Provar-FIA), inicia a 7ª Turma no primeiro semestre de 2015. O curso tem duração de 500 horas e, desde o início, já formou aproximadamente 150 pessoas.

Juarez Leão e Flávia Angeli

Juarez Leão e Flávia Angeli Ghisi Nielsen

A parceria veio com o “intuito de criar algo que até então era inédito na América Latina. Foi o primeiro, lançado em 2008. Então, em conjunto, elaboramos toda a grade do curso, pensamos em cada detalhe”, conta o diretor de treinamento, cursos e eventos da ABF e, professor da FIA, Juarez Leão.

Além dos professores, os alunos têm contato com os executivos influentes e de renomes no mercado de franchising. Com uma troca de experiência e equilíbrio entre a teoria e a prática, “a abordagem também é ampla e aprofundada, a fim de deixá-los mais seguros, com a utilização, inclusive,  de cases nacionais e internacionais”, ressalta a professora do curso oferecido pela FIA, Flávia Angeli Ghisi Nielsen.

Já a pós-graduação Gestão de Franquias da ESPM é uma parceria com a ABF do Rio de Janeiro. “É uma continuidade da qualidade e do crescimento do mundo do franchising no Rio de Janeiro que, é o segundo mercado de franchising do Brasil”, afirma o diretor e presidente da ABF local, Beto Filho. Com duração de 360 horas, desde a sua criação, em 2012, já foram formadas em torno de 70 pessoas. Para 2015, as matrículas serão abertas no início de janeiro e as aulas iniciam no final de abril.

Formando gestores para atuar no mercado de franchising, o coordenador da pós-graduação da ESPM e diretor de sustentabilidade da ABF do Rio de Janeiro, Romualdo Ayres, reforça que o aluno “já sai pronto para assumir a gestão de qualquer operação. E, toda essa pujança no mercado está atraindo uma procura maior pelo curso, oferecendo muita empregabilidade e oportunidade”.

Outro MBA latu sensu voltado ao franchising acaba de ser lançado  e será oferecido pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), cujo objetivo será preparar o aluno, com uma abordagem multidisciplinar, para os cargos de liderança e funções estratégicas. Em São Paulo, a especialização terá duração de 400 horas e a primeira turma iniciará em fevereiro de 2015.

SERVIÇO:
MBA FIA: www.fia.com.br
MBA ESPM: www2.espm.br
MBA FMU: www.portal.fmu.br

 

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