Diretoria da ABF visita a Creche Biasi

Na tarde de 27 de outubro, integrantes da diretoria da Associação Brasileira de Franchising (ABF) estiveram presentes no Centro de Promoção Social Cônego Luiz Biasi, oportunidade na qual conheceram as instalações e o grandioso trabalho realizado pela instituição e ficaram agradavelmente impressionados, abrindo possibilidades de novas parcerias. Para a ABF é muito importante investir na responsabilidade social e investir em instituições sérias como a Creche Biasi, que tem como missão promover o ser humano para o exercício pleno da cidadania através da educação e cultura; combater a exclusão e qualquer tipo de preconceito e praticar os princípios de igualdade e solidariedade para o bem comum e universal.

Na oportunidade, os dirigentes da ABF trocaram várias informações com os diretores da Creche Biasi e também com os atuais parceiros que viabilizaram a instalação da Padaria Escola da entidade, que hoje é um modelo a ser seguido. O Centro de Promoção Social Cônego Luiz Biasi é uma entidade sem fins lucrativos e de utilidade pública federal, estadual e municipal. Foi fundada em 3 de novembro de 1972 com o objetivo de educar crianças de famílias de baixa renda, possibilitando que os pais tivessem condições de trabalhar. Desde então a Biasi exerce um papel de agente de mudanças, na medida em que educa e orienta, fornece meios para o pleno desenvolvimento do ser humano, através da vivência social e familiar com plena independência. O baixo nível socioeconômico decorrente de condições precárias de emprego acarreta na região inúmeros problemas sociais: a precariedade das habitações, da saúde, higiene, educação, cultura e lazer. Inspirada e orientada por sua missão, a Biasi proporciona experiências humanas enriquecedoras para o pleno desenvolvimento social de mais de mil crianças, jovens e adultos.

Vitor Abud, diretor da Creche Biasi, se mostrava extremamente agradecido com o apoio dos atuais parceiros e também com a visita dos dirigentes da ABF. `Para nós é um prazer muito grande o fato dos diretores da Associação Brasileira de Franchising terem escolhido a nossa entidade para visitar, pois lutamos há muitos anos para que a Creche seja um modelo, demonstrando até para o próprio governo que existe a possibilidade de se cuidar bem das crianças sem artifícios, com honestidade e seriedade. Temos várias crianças, que aqui chegaram com dois anos de idade e hoje estão se formando na Padaria Escola aos 17 ou 18 anos de idade e mostrar este trabalho ao pessoal da ABF é para nós uma honra muito grande e também para os nossos parceiros que viabilizaram a instalação da nossa padaria. Temos presentes os parceiros das empresas Elvi, São Rafael, Ecolab, AER, Netter, Gran Royalle e temos que agradecer esta oportunidade e amigos como Ignácio Mello, do Outback, que conseguem tudo isso para nós.`

Compromisso

Ricardo Camargo, diretor executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), manifestou sua intenção de manter compromissos de cooperação com a Creche Biasi. `Os projetos sociais hoje visam a sustentabilidade e aqui na Creche Biasi observamos e identificamos isso claramente por meio da preocupação com a gestão profissional, aproveitando todas as dicas para inserir o jovem na comunidade desde o seu nascimento até a vida profissional. Assim, a ABF tem um braço de responsabilidade social muito forte hoje, com mais de 800 associados e 700 empresas franqueadoras, muitas de projetos e de sua inserção nelas. Não vemos outra saída, senão as empresas se inserirem cada vez mais neste contexto, pois não se pode mais depender apenas do governo para soluções sociais. As empresas precisam também realizar uma contribuição especial e projetos dessa natureza são sempre muito bem vindos e válidos. Portanto, para nós representa uma satisfação ter contatos com projetos tão vencedores, como o da Creche Biasi. Realmente a impressão que tivemos da Creche Biasi é a mais positiva possível, e só podemos esperar projetos vencedores aqui, principalmente porque esta entidade conta com o apoio de pessoas que conheço há muitos anos, como Ignácio Mello, diretor do Outback do Center Norte, e Peter Rodenbeck, que em 1979, trouxe o McDonald`s para o Brasil. Para mim, foi uma grata surpresa ver principalmente o esquema profissional da Biasi, com as crianças pequenas se servindo sozinhas, de forma tão educada, com um nível de contribuição a esta entidade de empresas com as quais também temos muito contato, pois atendem à maioria das redes franqueadoras do país. Isso é motivo para nós de satisfação e de constatação de um modelo vencedor e positivo. Foi realmente uma surpresa agradabilíssima estarmos aqui podendo privar do convívio das crianças e ter a chance de alguma forma no futuro ajudar a este projeto para que ele se fortaleça cada vez mais. No ano que vem, por exemplo, a ABF terá um seminário de premiação das empresas justamente visando incentivar a adoção de modelos de responsabilidade social dentro de cada rede e nesta oportunidade queremos ter na abertura a presença do coral da Creche Biasi, um compromisso que já estamos firmando hoje.`

Responsabilidade social

Foi com determinação e disciplina que Peter Rodenbeck chegou ao topo no mundo dos negócios. Em 1979, trouxe o Mcdonald`s para o Brasil, o que representou uma revolução e uma verdadeira quebra de paradigmas no conceito de alimentação fora do lar. Iniciava-se aí, a era do fast-food no país. Hoje, como diretor do Outback SteakHouse e diretor de franqueados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), ele revela a importância da responsabilidade social. `É com muito orgulho que estamos trazendo hoje nossos amigos da ABF para visitar a Creche Biasi e já percebemos que temos muito em comum para nos aliarmos a eles no trabalho realizado aqui. Na área da educação temas franquias que gostariam de se envolver nesse tipo de projeto. Gostaria de vermos esta responsabilidade social sendo colocada em prática em todas regiões onde atuamos, mas com certeza aqui na Zona Norte de São Paulo nossa participação tem sido maravilhosa. Hoje, mais uma vez nos emocionamos com esta visita à Creche Biasi, principalmente com a apresentação das crianças do coral e por isso estamos muito felizes.`

Reconhecimento

Paulo Abud, vice-presidente do Centro de Promoção Social Cônego Luiz Biasi,, considerou a presença dos dirigentes da ABF um reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado. `Recebermos hoje a visita da diretoria da ABF e de grandes empresários representa para nós um orgulho, o reconhecimento de um trabalho sério, humilde, mas feito com muito envolvimento e dedicação.

Esta visita, abre novas possibilidades e oportunidade de implantação de projetos que temos em mente hoje. Acreditamos acima de tudo que a sociedade precisa de cada vez mais projetos como este, por isso precisamos crescer, de mais espaço físico, de conteúdo, de material humano e sem a ajuda de grandes empresários isso fica impossível. Necessitamos da responsabilidade social em todos os âmbitos, desde aqueles que fazem, como acontecem com a equipe da Biasi, como aqueles que promovem isso efetivamente, ou seja, os empresários. Nosso amor por este trabalho se deve à consciência de que o mundo só vai mudar com as novas gerações e como queremos viver em uma sociedade melhor, somente elas vão conseguir isso.`

Modelo

Ignácio Mello, diretor do Outback do Center Norte e grande parceiro da Creche Biasi, cujo modelo de trabalho ele acredita que virá a ser levado pela ABF para todo o Brasil. `Tenho certeza de que 2011 vai ser um grande ano para a Biasi no sentido da consolidação das mudanças que aconteceram, com a inclusão de novas empresas parceiras. A ABF é um grande polo nesse sentido, pois une todos os empresários no Brasil e eles estão vendo na Biasi um modelo que vai ser levado para todo o país. A ABF vai trazer também empresários que têm interesse em fazer este trabalho comunitário para ajudarem também nos projetos a serem realizados aqui. Ricardo Camargo, presidente da ABF, é nosso amigo há longa data e ficou emocionado com a apresentação do coral da Biasi, já firmou compromisso de levá-lo para um evento anual da Associação Brasileira de Franchising e também já garantiu mobilização com outros parceiros que certamente irão ajudar nos cursos profissionalizantes a serem realizados aqui. Atualmente, temos uma dificuldade no Brasil em se encontrar instituições sérias, pois existe um grande número de empresários que têm interesse em se envolverem socialmente, mas acabam esbarrando em entidades que não trabalham como deveriam. Portanto, o trabalho da ABF é o de buscar instituições sérias, idôneas como a Biasi e mostra-las para os franqueadores que ela representa. Acredito, portanto, que isso vai ajudar muito a Biasi, com toda certeza. A creche tem mudado muito, evoluído bastante e a inclusão de novos empresários patrocinadores é sempre gratificante.`

Motivação

Fernando Leite Perri, diretor vice-presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Rede Vivenda do Camarão, revelava sua motivação em participar de projetos sociais. `Todos nós somos responsáveis por um Brasil melhor e isso é uma obrigação que temos com a sociedade. É uma responsabilidade social importante e se todas pessoas soubessem o quanto faz bem praticar isso e participar mais gente pensaria assim, pois isso não é importante para o nosso bolso, mas sim para a nossa vida. Hoje estamos aqui na Creche Biasi e, indiscutivelmente, ela faz um trabalho maravilhoso, algo que estamos acostumados a acompanhar, como o que estamos fazendo também em Pirituba, onde realizamos um projeto em uma entidade na qual ajudamos a desenvolver uma padaria confeitaria e pizzaria voltadas para a formação de jovens carentes. Projetos como este que falei e o que estamos vendo na Creche Biasi nesta oportunidade são a razão de nossa motivação.`

Conheça você também o trabalho desenvolvido pela Creche Biasi, que fica localizada na Rua Maquinista Trigo, 117, Vila Isolina, Cep: 02079-040. Fone/Fax: (11) 2909.3269 e 2901.9861. [email protected] Visite o site: www.biasi.org.br

Fonte: Semanário da Zona Norte