Início Notícias ABF em Ação Detalhes na saúde mental e na cultura geram resultados

Detalhes na saúde mental e na cultura geram resultados

Detalhes na saúde mental e na cultura geram resultados

Especialistas debatem cases de sucesso para garantir a saúde mental e resultados a partir do engajamento da equipe de uma franqueadora.

O primeiro Encontro da Comissão de Saúde, Beleza e Bem-Estar de 2024 foi marcado por debates voltados à saúde mental de colaboradores das franqueadoras Oral Unic e FarMelhor. O evento aconteceu na quinta-feira (28/2), de forma online e gratuita para os associados da ABF.

Em uma reflexão inicial, Claudia Vobeto (Majô Beauty Club), diretora de Capacitação da ABF, pontuou as mudanças nas relações de trabalho que foram vistas nos últimos anos, principalmente no período pós-pandemia. “É um tema prioritário e não podemos deixar passar. Precisamos abordar cada vez mais no franchising, com qualidade e seriedade. As pessoas, as interações humanas e as contratações de hoje não são mais como antigamente e as mudanças geram ensinamentos incríveis”, afirmou.

Nadim Farid (Oral Unic) apresentou as iniciativas promovidas na franqueadora especializada em serviços odontológicos, que beneficiam não só a marca, mas o bem-estar dos colaboradores internos, a integração de áreas distintas e a cultura organizacional.

“O fortalecimento dos valores, missão, normas adotadas e humanização de processos é crucial. Sou uma pessoa voltada para gente e percebi que precisava deixar explícito o nosso diferencial não só para os clientes, mas para todos os colaboradores que sustentam isso no interno”, disse.

Neste sentido, explicou, ainda, que “o fundador tem que criar um time e reforçar laços com pequenas coisas que são construídas ao longo da jornada”. Traçar metas, reconhecer o desempenho de cada um como indivíduo e sua influência na equipe são pontos fundamentais neste processo de reter talentos. “Para avaliar todos os colaboradores e reter talentos, utilizamos pesquisas, como o clima da organização e aplicamos a metodologia dos KRs [sigla em inglês para ‘Resultados-Chave’]”, – indicadores específicos e mensuráveis ​​que ajudam a medir o progresso na direção de seus objetivos.

Para complementar o debate, Renan Reis (FarMelhor) falou sobre a importância de ter um olhar mais atento para a equipe, o que acelera os resultados ainda mais. “Ter atenção, estar concentrado e alerta ao que a equipe faz e diz, além de ser cuidadoso e dedicado a pessoas, colabora e muito para os resultados. Hoje estamos bem mais focados em investir na humanização dos processos e em empresas parceiras que possam agregar ainda mais a interação dos nossos colaboradores”, comentou.

Um dos principais frutos colhidos a partir do momento em que se tem um olhar mais dedicado à equipe é o engajamento. “Os detalhes nas campanhas internas fazem a diferença. As pessoas precisam se sentir parte da marca, não só fazer parte de um nome. Devem levar consigo o melhor da experiência de toda a cadeia interna até chegar ao cliente final”, explicou Juliana Anjos (FarMelhor).

Imagem: ABF/Divulgação