O designer e professor da ESPM RIO Pedro Scripilliti falou sobre “Cultura Digital nas Franquias” no tradicional evento da entidade fluminense.
29/07/2022
Retomando os eventos presenciais, na manhã de quinta-feira (28/07) a Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio) promoveu a palestra “Cultura Digital nas Franquias”, ministrada pelo designer e professor da ESPM RIO Pedro Scripilliti, durante o evento Café com Franquia.
O mercado de franquias está em constante mudança em relação aos seus formatos e modelos de negócio. Os produtos oferecidos pelas redes também estão cada vez mais inovadores. A quantidade de informações disponível na rede é infinita e isso faz com que qualquer um possa ter acesso a uma marca com um clique.
De acordo com , é importante mostrar o cenário da cultura digital no Brasil. O professor apresentou uma pesquisa que foi divulgada em fevereiro deste ano, onde o e-commerce brasileiro cresceu 27% e totalizou R$ 182,7 bilhões em vendas no ano passado.
“O consumo tem mudado constantemente a produção, a propaganda, o próprio mercado, ou seja, cada ano vamos em direção a mais avanços digitais nas empresas e para isso elas precisam estar alinhadas entre franqueador e franqueado”, afirma o especialista.
A tecnologia hoje é somente o meio e entre ela temos uma marca e pessoas. A transformação digital tem causado mudanças nas formas de consumo no franchising, e a experiência do consumidor tem sido cada vez mais definidora na evolução dos serviços oferecidos.
“A satisfação do cliente tem que ser o centro de tudo, e para isso acontecer a principal estratégia é uma maior eficiência operacional”, explica Scripilliti.
O palestrante explicou, ainda, que a geração de leads e a utilização de CRMs são apenas exemplos de como a transformação digital tem ditado a atuação do franchising, e que o ambiente digital se tornou um dos principais meios de captação de franqueados.
“Há algumas inovações que propõem mudanças e melhorias nos negócios, e se você deseja obter vantagem competitiva na sua expansão, precisa oferecer capacitação aos colaboradores. Treinamentos, cursos e palestras se fazem essenciais para o sucesso do processo”, ressalta Scripilliti.
Concluindo a apresentação, o designer e professor da ESPM Rio explicou aos participantes que não há uma fórmula mágica estipulada para as empresas instituírem a transformação digital. O processo é contínuo e a rede precisa estar disposta a ser flexível e aberta a mudanças.
Foto: ABF Rio/Divulgação