Início Notícias Convenção termina com lição brasileira que encantou o mundo

Convenção termina com lição brasileira que encantou o mundo

Convenção termina com lição brasileira que encantou o mundo
Andrucha Waddington: “Seguimos toda a cartilha da franquia, mas a gente teve que abrasileirar”

Encerrando a Convenção de maneira lúdica, Andrucha Waddington trouxe uma lição sobre como trabalhar com criatividade, orçamento enxuto em tempos difíceis e colaborativamente, alcançando os melhores resultados.  Cineasta, Waddington foi codiretor da cerimônia de abertura da Olimpíada Rio 2016 juntamente com Fernando Meirelles e Daniela Thomas. O evento que para muitos seria um fracasso, resgatou a autoestima dos brasileiros e mostrou ao mundo a beleza, a cultura e a capacidade de realização do País e do povo brasileiro.

Em sua palestra “Talento para transformar, fazer mais com menos e encantar – esse é o jeito brasileiro, esse é o jeito do Franchising!”, Waddington estabeleceu uma relação entre o trabalho de dois anos e meio para criar, organizar e realizar o evento, que envolveu cerca de 3.000 profissionais diretos, e o franchising. Segundo ele, de certa forma a máquina olímpica é uma franquia, que segue metodologia e processos pré-definidos e o know-how da franquia foi importante para que os resultados fossem alcançados.

Ainda de acordo com o cineasta, três pilares estruturaram o roteiro da cerimônia: a alegria característica do povo brasileiro, o jardim – o fato de o Brasil ser um dos maiores jardins do mundo – e a diversidade.

Apesar da redução do orçamento original em quatro vezes, os diretores não permitiram a mudança do roteiro. “O orçamento mudou, foi cortado, mas o roteiro pré-definido, não”, disse. Ainda de acordo com o diretor, o famoso jeitinho brasileiro acabou funcionando. Seguimos toda a cartilha da franquia, mas a gente teve que abrasileirar”, contou.

Por determinação do Comitê Olímpico Internacional (COI), a cerimônia não poderia ter cunho religioso, político e sensual.  “Mas conseguimos fazer uma abertura de Olimpíada politizada”, disse Waddington, lembrando a mensagem dada ao planeta sobre a urgente necessidade de se cuidar do meio ambiente e preservar a natureza.

Convenção ABF termina com lição brasileira que encantou o mundo
Andrucha Waddington e Cristina Franco num bate-papo durante a Convenção

Num bate-papo com Waddington no palco, a presidente da ABF Cristina Franco também observou a similaridade da abertura da Rio 2016 com o franchising, que precisa lidar com a adversidade. O diretor reforçou que, assim como no varejo é preciso entregar, independentemente das dificuldades, o evento também precisava ser entregue. “Foi disruptivo, foi Brasil” e “acho que a gente fidelizou o mundo”, disse Cristina em relação ao sucesso da cerimônia de abertura. “O trabalho não foi fácil, foi de decantação, escolhendo o que era melhor”, explicou Waddington.

O grande legado, segundo o diretor, foi o know-how de um evento grandioso, que envolveu 12 mil voluntários, e que deixou para o País uma experiência ímpar. Ainda de acordo com Waddington, “aplicada ao varejo, uma história bem contada é sempre bem recebida. Você quer encantar o cliente para que ele volte”. Este foi o Brasil que se mostrou ao mundo e o encantou.

Convenção termina com lição brasileira que encantou o mundo
Diretoria da ABF homenageia a presidente Cristina Franco

A Convenção ABF 2016 também terminou em alto estilo, com um jantar especial, em que a diretoria e o Conselho de Associados da ABF fizeram uma homenagem à presidente Cristina Franco, que está encerrando seu segundo mandato.

Convenção termina com lição brasileira que encantou o mundo
A baiana Daniela Mercury no show final da Convenção

Outro ponto alto do encerramento do evento foi a apresentação do Dream Team do Passinho, um dos destaques da cerimônia de abertura da Olimpíada do Rio, e o show da baiana Daniela Mercury.

Fotos: Keiny Andrade