A 58ª Convenção Anual da International Franchise Association (IFA) 2018, iniciada nesse domingo (11/2) em Phoenix (Arizona, Estados Unidos), coloca a inovação e a disrupção nos negócios no centro dos debates.
A tradicional reunião de abertura exclusiva do Grupo ABF realizada no dia anterior marcou a preparação dos representantes do franchising brasileiro para o maior evento do setor no mundo, que vai até o próximo dia 13, reunindo cerca de 3.800 franqueadores, franqueados e fornecedores do sistema de franquias vindos de diversos países.
Já na abertura oficial, o presidente da IFA, Robert Cresanti, demonstrou reconhecer os esforços empreendidos pela ABF para o fortalecimento do setor. Segundo ele, a entidade brasileira vem fazendo um forte trabalho de “joint emplayment” por meio da sua participação no Comitê Jurídico da IFA e também por sua atuação em âmbito nacional.
Case em inovação, Rohan Oza, cofundador da empresa de venture capital CAVU, contou na palestra de abertura do evento como transforma empresas pouco conhecidas em negócios disruptivos e inovadores. Africano da Zâmbia, Oza cresceu na Inglaterra e radicou-se nos Estados Unidos. Lá ele fundou a então desconhecida Glacéau, empresa de bebidas fabricante da Vitaminwater, criada após ele ter sido executivo de marketing da Coca-Cola e para quem a vendeu por US$ 4,1 bilhões posteriormente. Segundo Oza, existe disrupção em tudo hoje e criá-la deve permear toda a empresa. “Ou você causa disrupção, ou morre”, sentencia. Ainda de acordo com o investidor, o franchising lidera o movimento de empreendedorismo no mundo.
Em um dos painéis paralelos assistidos pelo Grupo ABF, Richard Greenstein e Richard Morey, sócios do escritório DLA Piper, Tom Kaiser, jornalista da revista Franchise Times e
Liam Brown, vice-presidente da IFA e CEO da rede Marriott, enfocaram tendências em franquias para 2018, as principais questões que envolvem o setor globalmente, dentre outros assuntos.
Franqueando há 30 anos, o Marriot lidera o ranking americano de hotéis há 50 anos. A rede conta com 970 franqueados em 27 marcas. Segundo Brown, 80% das hospedagens nos Estados Unidos estão sob os cuidados de franqueados e eles representam 50% do faturamento global da rede.
O primeiro dia da IFA 2018 foi repleto de palestras sobre os mais diversos e importantes temas de interesse dos profissionais do setor. Para saber em detalhes todos os insights e o rico conteúdo trazido pela delegação do franchising brasileiro no evento, inscreva-se no Pós-IFA ABF. O encontro será realizado no próximo dia 28 de fevereiro, no auditório Santander, em São Paulo. As vagas são limitadas!
Fotos: ABF/Divulgação