Marcelo Maia, secretário nacional de comércio e serviços do MDIC, falou sobre importância do franchising no setor de serviços
Temas nortearam palestras e painéis com especialistas que falaram sob a ótica da gestão do capital humano
“O franchising é o setor que mais exemplifica o trabalho da Secretaria, que mais se internacionaliza e traz experiências externas para que o Brasil desenvolva as melhores práticas”, afirmou Maia.
Wilson Poit, secretário municipal de turismo de São Paulo: SP Negócios vai acelerar abertura de empresas
Wilson Poit, secretário municipal de turismo de São Paulo e fundador da Poit Energia, case de sucesso da Endeavor, anunciou no evento a criação da SP Negócios, empresa pública na qual também está à frente, que promoverá a aceleração na abertura de empresas. O secretário informou, ainda, que o portal spnegocios.com.br já está disponível a todos.
“O franchising é o orgulho que leva a bandeira do desenvolvimento para o nosso país”: Artur Grynbaum, presidente do Conselho de Associados da ABF e do Grupo Boticário
Segundo professor da Johnson Graduate School of Management da Cornell University, Humberto Ribeiro, a internacionalização é um passo essencial para as empresas
A internacionalização, um dos quatro pilares da gestão da ABF, é um passo essencial para as empresas, segundo Ribeiro. “É importante que as empresas de serviços atravessem a fronteira, enfrentem o mercado externo”, defendeu.
Entre as 50 maiores economias de serviços do planeta, 23 delas são países já desenvolvidos (UNCTAD). De acordo com o Banco Mundial, os Estados Unidos lideram a lista, com US$ 13 trilhões.
Como macrotendências, o especialista destacou, em primeiro lugar a oportunidade de se levar novos modelos de negócios para a China. A segunda, o foco em hospitalidade (omotenash em japonês), uma palavra-chave para o setor, cuja referência mundial é o Japão. De acordo com Ribeiro, a inovação é o primeiro indutor de diferencial em serviços.
Marcelo Cherto, membro do Conselho de Associados da ABF e Scott Chorna, vice-presidente de desenvolvimento internacional da Johnny Rockets, falaram sobre o case de sucesso da rede
Os congressistas conheceram em detalhes o case do franchising internacional da Johnny Rockets, marca americana com mais de 300 restaurantes em mais de 30 países ao redor do mundo.
Entrevistado por Marcelo Cherto, presidente do Grupo Cherto e membro do Conselho de Associados da ABF, Scott Chorna, vice-presidente de desenvolvimento internacional da rede enfatizou: “Antes de se adaptar, aprenda o máximo possível sobre o mercado local e olhe a sua marca e o que é especial nela em relação a este mercado”. Como exemplo, o executivo citou a Ásia, continente em que o hambúrguer da rede Johnny Rockets é menor pois a estatura da população é em geral baixa.
A respeito dos desafios para expansão e da escolha do modelo ideal de negócio no processo de internacionalização, Chorna afirmou que o maior desafio são os aspectos culturais. Ainda de acordo com o conferencista, o mais importante é o relacionamento entre franqueador e franqueado. “Nosso sucesso é determinado pela qualidade dos parceiros da rede, que sejam apaixonados pela marca e a entendam como um todo”, disse. Para que a marca seja bem-sucedida, Chorna deu três conselhos: diferenciar-se, encontrar os parceiros corretos e evoluir.
Formação e gestão do capital humano
Juarez Leão, diretor de treinamento, cursos e eventos da ABF, conduziu painel sobre formação e gestão do capital humano
Ana Paula Cesar, diretora de Recursos Humanos do Habib’s, detalhou a atuação da Universidade Corporativa da franqueadora. Segundo a executiva, duas ações são importantes na capacitação de colaboradores e franqueados: a adoção de um Plano de Carreira ligado à educação e a criação de Escolas de Competências divididas em quatro pilares: Gestão, Essenciais, Técnicas e de Desenvolvimento. “É realmente importante começar o processo de educação com os profissionais e estimulá-los a continuar estudando”, afirmou.
Na Localiza, as estratégias para gestão e capacitação das pessoas envolvem diversas ações, apresentadas por Bruno Moreira, diretor de franchising da empresa. Dentre elas estão o PDF – Plano de Desenvolvimento do Franqueado e pesquisas de estilos de liderança. Segundo Moreira, a Pesquisa de Satisfação de Franqueados feita pela ABF por meio do Selo de Excelência em Franchising é utilizada como indicador e instrumento para o desenvolvimento do capital humano da rede.
Isak Halfon, diretor de expansão internacional e Luiz Henrique do Amaral, diretor jurídico da ABF, falaram sobre a Fawaz A. Alhokair Co., maior grupo de franqueados do mundo
A corporação conta atualmente com 12 mil funcionários. A estratégia para reter e treinar pessoal, que reúne profissionais de diversos países, mas especialmente na Arábia Saudita, é facilitada, segundo Halfon, pelo fato de estar em um país em que não há impostos é uma das vantagens. Ainda de acordo com o executivo, o tamanho do mercado brasileiro faz com que o empresariado nacional não se importe com a exportação de sua marca.
César Souza: nas atitudes reside a grande força do capital humano
“A gestão do capital humano: diferencial para maximizar resultados nas franquias” foi tema da palestra motivacional do consultor, escritor, conferencista e fundador da Empreenda, César Souza. De acordo com o especialista, “a grande força do capital humano reside muito mais em atitudes do que em aspectos técnicos”.
Cristina Franco, presidente da ABF, no encerramento do Congresso: amor e luta
Expo Business
Paralelamente ao Congresso, a ABF realizou a 2ª Expo Business. O espaço de negócios contou com a participação das seguintes empresas fornecedoras do franchising: Antilhas (embalagens), Bematech (TI), RSA Seguros; Ticket Refeição, TTE e Triga Brasil (comunicação visual).
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Fotos: Keiny Andrade e Marcel Uyeta