Início Revista Franquia Como fazer bons negócios na ABF Expo Franchising 2012

Como fazer bons negócios na ABF Expo Franchising 2012

jun/2012

Por Luis Henrique Stockler

Maior feira do setor em todo o mundo deve reunir mais de 400 marcas e receber cerca de 50 mil visitantes

A edição de 2012 da ABF Expo Franchising , promovida pela Associação Brasileira de Franchising vai receber a visita de aproximadamente 50 mil pessoas interessadas nas muitas opções e modelos de negócios, palestras, encontros e networking do  mais alto nível.

Para enfrentar esta maratona, nesta que se consolida como a maior feira do setor no mundo, é preciso fazer a lição de casa. Luis Henrique Stockler, sócio-diretor da consultoria de varejo ba}Stockler, selecionou  cinco dicas para quem quer aproveitar o evento para fazer bons negócios:

1. Guie-se: Adquirir o Guia de Franquias da ABF 2012 é o primeiro passo. ‘Com auxílio da publicação, o interessado poderá fazer uma pré-seleção de marcas que o interessam e focar sua pesquisa nos selecionados quando chegar a hora do evento’, afirma Stockler.

2. Afinidade: Entre as pré-selecionadas, o potencial franqueado deve pesquisar quais estarão presentes na Expo ABF 2012, aproveitando o momento para checar sua afinidade com as marcas, levando em conta seu perfil, formação e área de maior interesse. ‘Só depois vem a preocupação com o investimento, pois não se deve escolher uma franquia avaliando apenas o preço’, diz o consultor.

3. Em campo:  Como os portões da feira só  abrem às 13h, use as manhãs, durante os dias do evento, para visitar algumas lojas das marcas pretendidas na capital paulista. Confira o atendimento, os produtos disponíveis, as condições de trabalho e faça muitas perguntas. ‘Esta ‘aula de campo’ pode descartar algumas opções e fazer com que as tardes na feira sejam mais produtivas. Com mais tempo, é possível até participar das palestras, por exemplo’, aconselha.

4. Hora marcada: Após filtrar as marcas, o ideal é tentar agendar previamente um  horário com os franqueadores, que pode ser também no período da manhã ou lá no estande da empresa durante a feira. Nesta conversa, o interessado deve se informar se a cidade onde ele pretende abrir o negócio está dentro da área de expansão da marca, além de pedir uma lista dos atuais franqueados, que servirá como fonte para pesquisa posterior.

Detalhes operacionais, como o suporte dado aos franqueados, e o investimento necessário também não podem ficar de fora deste bate-papo. Também é bom verificar se é possível realizar um test-drive com a franquia escolhida.

5. Cabeça fria: Pense bem antes de fechar o negócio. Por lei, após receber a Circular de Oferta de Franquia -COF, o futuro franqueado tem dez dias para analisar a proposta do franqueador, ‘período ideal para ele avaliar todas as condições e propostas com a cabeça fria’, finaliza  Stockler.

*Luis Henrique Stockler, é consultor da ba}Stockler, empresa especializada em consultoria de varejo