Início Não categorizado Como são os segmentos de franquia Como é uma franquia no segmento de Hotelaria e Turismo

Como é uma franquia no segmento de Hotelaria e Turismo

Por Mariana Dominiguetti

Sempre escutei que para se colher bons frutos não é somente necessário plantar uma semente e saber cultivá-la, mas sim conhecer os efeitos externos do clima para que durante o processo de crescimento já começamos a obter frutos. Ultimamente, tenho notado que esse antigo provérbio não é usado só para o campo, mas também em qualquer situação diária, e até mesmo no ramo empresarial.

Desde que comecei minha vida profissional, tinha grande interesse em ter meu próprio negócio, porém não sabia como tornar esse sonho em realidade. Sempre gostei da área de turismo e desejava unir o útil – trabalhar com negócios no ramo – ao agradável – estar vendendo e realizando viagens. Comecei a trabalhar na área de intercâmbios e turismo em uma empresa com total experiência no ramo. Foi assim que tive meu primeiro contato com o processo de aprendizado no turismo. Isso ajudou a encontrar meu caminho e mostrar qual seria minha futura plantação.

Como nas plantações, precisamos saber qual tipo de semente vai sobreviver ao clima de chuva ou sol e em qual período teremos uma boa colheita. Meu processo não foi diferente. Comecei a trabalhar na Central de Intercâmbio quando ainda a própria estava em crescimento, ou seja, a semente já estava crescendo e dando frutos. A empresa já possuía uma credibilidade muito grande. Conseqüentemente, eu me apaixonei ao conhecer diariamente esta empresa, que cultivava as sementes e procriava novos ramos, fazendo-me, assim, acreditar que através dela o meu fruto poderia nascer.

Nos negócios precisamos fazer planos, saber quais são os melhores empreendimentos e quais os setores que estão sempre em crescimento em um clima brasileiro como o nosso. Isso nada mais é que conhecer os efeitos externos, em outras palavras, conhecer o mercado e saber que ter uma franquia é o caminho mais fácil para se obter rápidos resultados.

Depois de dois anos estudando diretamente esse processo, em outubro de 2002 decidi plantar minha primeira semente. Comprei minha franquia. Hoje, além de levar o know-how da empresa, ainda tenho a vantagem de receber o suporte da mesma em outros ramos internos como o marketing, gestão, administração e tecnologia. As vantagens não param por aí. Usufruo também da competitividade que a empresa já possui no mercado, dando-me os benefícios de poder oferecer produtos que foram testados e comprovados. Obviamente que o processo de aceitação do produto no mercado é muito mais rápido, pois apesar dos frutos de minha plantação ainda serem pequenos, já estão dando lucro.

Por isso, ainda acredito que, quando chegar o momento da colheita madura, estarei plenamente satisfeita porque a interação entre a terra e o crescimento da semente cultivada será o mesmo que o crescimento de uma franquia no mercado, obtendo, é claro, excelentes resultados.

[email protected]

Portal do Franchising

Oportunidades! Franquias de Hotelaria e Turismo – várias de opções para você conhecer, pesquisar os dados de investimento e entrar em contato, não perca tempo!