Encontro da Comissão de Food Service foi exclusivo para as marcas que responderam a pesquisa e que, portanto, receberam o estudo também na íntegra
A Comissão de Food Service da ABF realizou um encontro, exclusivo para as marcas associadas que responderam a Pesquisa Anual Setorial de Food Service ABF 2020. O estudo divulgado no final de junho durante a ABF Franchising Week Virtual foi feito em parceria com a Galunion, consultoria especializada em food service. Patrocinado pela 99 Food e Sodexo, o evento on-line realizado no último dia 27/7 reuniu associados do segmento Alimentação e contou com a participação de Tom Moreira Leite (Grupo Trigo), vice-presidente da entidade e diretor da Comissão; João Baptista Junior (Rei do Mate), coordenador; Adriana Auriemo (Nutty Bavarian), diretora de Relacionamento, Microfranquias e Novos Formatos; Leonardo Lamartine (Business Hub & Franchising) e Simone Galante (Galunion), membros da Comissão.
Simone apresentou a pesquisa, que chegou à sua 11ª edição, na íntegra. O estudo envolveu uma amostra de 76 redes, que respondem por 55% das unidades e 49% da receita do setor de franquias brasileiro, e a 66% das operações e 59% do faturamento das marcas do segmento de Alimentação associadas à entidade. Desse total de redes, 15 se destacaram como Top Performers por terem registrado faturamento por loja em 2020 (ano marcado pela pandemia) maior que em 2019. Mostrando o peso do delivery, essas 15 redes operam 100% com serviço de entrega.
Entre os resultados, o levantamento mostrou que o ticket médio (TM) no delivery das marcas pesquisadas alcançou o maior valor no ano passado. O delivery com taxa chegou a um TM de R$ 52,40 e a R$ 46,09 sem taxa, ante R$ 36,73 do TM geral e a R$ 33,40 em balcão. Já entre as redes Top Performers, o ticket médio no delivery aumentou ainda mais: R$ 63,55 com taxa, R$ 53,70 sem taxa e a R$ 44,81 no TM geral. Apenas o valor médio da venda em balcão entre as redes Top em faturamento foi menor na comparação com as demais marcas respondentes, com um TM de R$ 27,70. “Há estratégias por trás desses números”, afirmou Simone. Segundo Moreira Leite, os dados mostram a relevância do canal delivery.
A pesquisa apontou, ainda, que a abertura de restaurantes virtuais 100% delivery é a principal alternativa que deve ser adotada pelas redes respondentes como estratégia de expansão. Os “Dark Restaurants” (restaurantes a portas fechadas que operam exclusivamente por delivery) são a opção de 53% delas, índice que sobe para 67% entre as Top 15 em faturamento; 47% preferem adotar o menu reduzido, alternativa para apenas 27% das Top Performers.
Imagem: ABF/Reprodução