Começa a Expo Franchising ABF Rio 2017

Representantes da diretoria da ABF Rio e Nacional, e lideranças governamentais na abertura da Feira

Feira de franquias está entre as 10 maiores do mundo. Até o próximo dia 30/9, evento reunirá cerca de 250 marcas expositoras, além de oferecer palestras gratuitas de capacitação e inspiração.

Está aberta, no Riocentro, a 11ª Expo Franchising ABF Rio. Reconhecido como uma das dez maiores feiras de franquias do mundo, o evento, que irá até o próximo dia 30/9, é a última grande oportunidade do ano para conhecer melhor o mercado antes de apostar no próprio negócio.

Em sua fala inicial, a presidente da Seccional ABF Rio, Eliane Bernardino, ressaltou a importância da feira, da cidade e do estado do Rio de Janeiro para alavancar negócios. “A partir de contatos iniciados aqui, centenas de negócios serão concretizados, tanto no Rio de Janeiro quanto em vários outros estados. Temos expositores e visitantes de diferentes regiões do País, o que sem dúvida alguma dá abrangência também nacional à nossa Feira, tal a importância cultural e econômica do Estado”.

A dimensão do mercado fluminense de franquias e do próprio setor como força econômica foi observada pelo presidente da ABF Nacional, Altino Cristofoletti Junior: “É uma alegria estarmos realizando esse evento. Temos quase 650 marcas no Rio e isso é significativo para o franchising. O franchising é transversal em toda economia e a feira é um espaço de aproximação para um sistema mais virtuoso”, declarou.

Expo ABF Rio

A feira reúne cerca de 250 marcas expositoras, número 25% maior do que a última edição. Com quase o dobro do tamanho, os organizadores esperam atrair cerca de 20 mil pessoas interessadas em abrir sua primeira franquia e franqueados que já conhecem o setor e querem aumentar ou diversificar os negócios. Na última edição, a organização da feira notou o crescimento da presença feminina e de novos perfis de investidores: estudantes, aposentados e pessoas em busca de recolocação profissional. Os maiores destaques deste ano são os novos tipos de franquias como container, foodtruck, home office, modelos em que a casa do investidor é o escritório da empresa, e a microfranquia, que exige um investimento a partir de R$ 5 mil.  Realizada pela Associação Brasileira de Franchising Rio de Janeiro (ABF Rio), em parceria com a Fagga | GL events Exhibitions, vem recebendo um público de várias regiões do país. A expectativa é a de que os negócios iniciados durante os três dias de feira movimentem R$ 200 milhões no setor. O público poderá, ainda, participar do Fórum de Franchising, com grandes nomes do empreendedorismo e especialistas em diferentes áreas, com o objetivo de informar quem planeja ingressar no setor. Os passaportes já estão à venda pelo portal www.expofranchising.com.br

A Expo ABF Rio 2017 terá duas novidades: as Estações, espaços que terão atividades paralelas, mas complementares à feira. A primeira delas, batizada de Estação Sucesso, terá curadoria da Universidade Veiga de Almeida, que lançará na feira, em parceria com a ABF Rio, o primeiro curso superior de franchising da América Latina, o segundo do mundo. No local, serão oferecidas aulas de capacitação e os interessados poderão se inscrever para a primeira turma do curso. Já a Estação Motivação, oferecida pela Fagga, terá palestras sobre microfranquias, marketing e empreendedorismo com os próprios expositores, inspirando e tirando dúvidas dos visitantes.

Após a liberação do saque das contas inativas do FGTS, que injetou R$44 bilhões na economia, além da queda da inflação e expansão do crédito às famílias, a organização e expositores apostam que, com a diversificação dos modelos de negócios, sobretudo as microfranquias, o setor continue aquecido. Segundo a ABF, no 1º semestre de 2017, o setor registrou expansão de 8% no faturamento nacional, passando de R$ 68,8 para R$ 74,4 bilhões. O levantamento também indica que no 1º semestre deste ano houve um saldo positivo de 3,1% entre unidades abertas e fechadas, na comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando 144.074 franquias em operação no País. “O Brasil é um dos maiores mercados de franchising do mundo, apresentando resultados positivos mesmo em tempos de instabilidade econômica. O franchising está atento as mudanças e enfrentou com muito profissionalismo e dedicação o desafiador cenário econômico e, com isso, foi resiliente e preservou suas operações, continuando, inclusive, a atrair novos empreendedores”, declara Eliane Bernardino.

“A grande missão da Expo Franchising ABF Rio é unir todos os agentes desse mercado em um só lugar, otimizando o contato entre marcas, fornecedores e os futuros franqueados. Com as palestras conduzidas por especialistas e empreendedores, queremos proporcionar ao visitante o máximo de informação e inspiração para que ele decida em que, como e quando investir”, conta Keila Kerber, gerente do núcleo de negócios da Fagga l GL events Exhibitions.

Fórum de Franchising

Ciclo de palestras abertas e gratuitas, que visam auxiliar os visitantes em todas as etapas necessárias para investir em um negócio com segurança. Mais de 15 nomes vão abordar temas como “Escolhendo a franquia dos seus sonhos”, “Vantagens e benefícios de uma franquia” e “Novas formas de impactar o consumo e as franquias na era pós-digital”, entre outros. O Fórum será comandado por especialistas do mercado, atuais diretores e ex-presidentes da ABF Rio, além de consultores e advogados.