Começou hoje (15) a 25ª ABF Franchising Expo. O evento realizado pela Associação Brasileira de Franchising e organizado pela Informa Exhibitions traz ao público mais de 400 marcas expositoras (mais de 50 delas estreantes na feira), nos mais diversos segmentos de negócios. A feira vai até o próximo dia 18, no Expo Center Norte, em São Paulo.
A cerimônia de abertura reuniu a presidente da ABF, Cristina Franco, o presidente do Conselho de Associados, Artur Grynbaum, o presidente do Grupo Informa para América Latina, Marco Basso e Ronaldo Nasário, o “fenômeno”, que ingressou no franchising como sócio de Carlos Wizard Martins lançando a rede de escolas de futebol Ronaldo Academy.
Homenageando marcas ícones do franchising, algumas delas expositoras desde o início da feira que completa 25 anos nesta edição, Cristina destacou o trabalho desenvolvido pelos líderes que as representam: Alberto Saraiva (Habib’s), Artur Grynbaum (Grupo Boticário), Bernardo Santana (Ambev), Carlos Wizard Martins (Mundo Verde), Jae Ho Lee (Morana) e Luciano Klima (Grupo Pearson).
A feira
Principal vitrine do mercado de franquias nacional, a ABF Franchising Expo chega a 25ª edição, trazendo oportunidades de negócios, tanto para empreendedores maduros, como para profissionais que buscam alternativas de ocupação e renda frente ao atual cenário econômico.
A partir deste ano, a feira compõe a programação da ABF Franchising Week, uma semana inteira de imersão no universo das franquias, formada a partir da união de uma série de simpósios e eventos de capacitação da ABF. A ABF Franchising Expo trará mais de 400 marcas expositoras do Brasil, Estados Unidos e Japão e espera atrair um público superior a 60 mil visitantes.
De acordo com a presidente da ABF, Cristina Franco, “ao oferecer um negócio, estrutura e produto pré-formatados e testados, o franchising se consolidou como uma alternativa mais segura e rápida de empreender. Mesmo no atual momento econômico, nosso modelo continua a atrair grandes empresas, interessadas em expandir seus negócios pelo franchising, e empreendedores maduros, que buscam melhores condições comerciais e custos mais baixos. De outro lado, recepcionamos também profissionais que, demitidos ou com poucas expectativas em seus mercados de trabalho, escolhem o franchising para abrir seu primeiro negócio, ou seja, os empreendedores por necessidade. Na ABF Franchising Expo, temos a oportunidade de reunir esses potenciais candidatos e redes de franquias”.
Fotos: Keiny Andrade