Com corredores cheios, 13º Expo ABF Rio bate recorde de público

Novo espaço foi aprovado pelos visitantes que lotaram o Centro de Convenções SulAmérica nos três dias de evento

Em um novo local e com inovações, a 13ª edição da Expo Franchising ABF Rio mostrou que o franchising brasileiro é pujante e atrai cada vez mais empreendedores. O evento, que é considerado uma das dez maiores feiras de franquias da América Latina, foi um sucesso e a mudança de local atraiu ainda mais visitantes. A Expo ABF Rio deste ano bateu recorde de público, com 23.680 pessoas nos três dias do evento (realizado de 12 a 14 de setembro).No Centro de Convenções SulAmérica, os empreendedores fluminenses e de todo o País tiveram a oportunidade única de conhecer as cerca de 200 marcas expositoras e se informar por meio de das palestras gratuitas sobre os assuntos relacionados ao sistema de franquias.

O evento foi uma realização da Associação Brasileira de Franchising Rio de Janeiro (ABF Rio), com organização e promoção da DM Expo. Além do novo local, a feira deste ano trouxe novidades em termos de conteúdo, áreas temáticas e novos patrocinadores como o Bradesco, Estácio, SafraPay, Goldplus e Santander.

Novos Espaços e Fórum de Franchising

Dentre as novidades, a feira da ABF Rio 2019 apresentou duas atrações. A Ilha de Inovação reuniu especialistas de diversos setores em um ciclo de palestras gratuitas sobre ações inovadoras para os mais diferentes modelos de negócios. Além disso, o Espaço de Microfranquias contou com pelo menos 20 redes participantes, atraindo empreendedores interessados em uma operação mais simplificada e de baixo investimento.

Sucesso de público durante todo o evento, o Fórum de Franchising contou com uma extensa programação para os visitantes que desejam se preparar melhor para a escolha ou administração de seu negócio. Uma série de palestras foi ministrada por especialistas renomados. Marketing, aspectos jurídicos e financeiros, seleção de ponto comercial, cultura digital, tendências do setor de alimentação, coaching, microfranquias foram alguns temas da programação. Dentre os palestrantes, estiveram presentes o jornalista do Bom Dia Rio, da TV Globo, Flavio Fachel, e o consultor de Segurança Pública e instrutor do BOPE, Paulo Storani, com a palestra “Como montar sua tropa de elite no Franchising”.

Lotada do início ao fim, a palestra de Fachel abordou diversas questões do dia a dia da sociedade e destacou o papel das decisões no empreendedorismo. “Nós somos o senhor das nossas decisões.  Sejam os senhores das decisões das suas vidas e dos seus negócios. A economia do Brasil está nas mãos do pequeno empresário e médio empresário, que gera empregos para o povo. E para quem é candidato deve fazer a mesma apuração de um jornalista no negócio que ele quer investir antes de tomar uma decisão que vai mudar a sua vida”, declarou.

A feira, que já faz parte do calendário anual de eventos do Rio de Janeiro, contou com a presença de marcas tradicionais e de novas redes, nacionais e internacionais. “Tivemos muitas novidades este ano. Esse novo local foi um grande atrativo. Muitas marcas estão recebendo visitantes de outros estados brasileiros, isto sinaliza que há uma mobilidade maior. Foi muito assertivo. Percebemos também que o público que visitou a feira não está apenas curioso e sim efetivamente interessado em investir, inclusive já tendo realizado uma pesquisa prévia”, ressalta Beto Filho, presidente da ABF Rio.

Visitantes na Expo ABF Rio

Esse pensamento sobre a qualidade do público visitante e a nova localização também é reproduzido pelos expositores. Confira:

Emiliano Silva, diretor de operações da Divino Fogão

“O evento no novo local proporcionou uma procura muito maior e mais qualificado. Superamos o número de visitas e de reais interessados. Com certeza vamos colher bons frutos e fechar posteriormente um grande negócio”.

Lilian Marques, diretora de expansão da TRATABEM

“Somos uma rede pioneira e por isso, estamos sempre em busca do novo. O novo local, para nós, foi uma grata experiência, pois tivemos muitas visitas no estande TRATABEM. Realizamos cerca de 100 reuniões e estamos muito otimistas com a possibilidade de converter pelo menos 5 franquias, que é a nossa meta de fechamento para o ano de 2019. Além dos visitantes do Rio de Janeiro, recebemos também interessados de Minas Gerais, Espírito Santo e Maranhão. As expectativas são boas já que tivemos um público muito qualificado.”

Tiago Araújo, executivo de expansão da iGUi

“A ABF Rio é um relevante evento de empreendedorismo, que reúne os principais investidores do Brasil. Para a iGUi e, principalmente para o nosso setor de expansão, ser expositor dessa feira é fundamental. Durante os três dias, enxergamos possibilidades reais de conversão, inclusive fora do Estado. Tivemos cerca de 100 reuniões com interessados em novos negócios e essa é nossa maior motivação. Estamos muito confiantes.

Bruna Rocha, gerente de expansão da Tributarie

“Veio um público bem qualificado no sentido de que estavam realmente procurando uma franquia para investir. Para nós, foram grandes oportunidades de parceria e de expandir o nosso networking também. A feira está com expositores de nome forte e outros que começaram a expandir como franquia agora. Vamos fechar bons negócios na feira e estamos com grandes expectativas para os próximos quinze dias”.

Eduardo Braule-Wanderley, CEO do Grupo Petra Gold

“O Grupo Petra Gold escolheu a ABF Rio para lançar oficialmente a microfranquia GoldPlus por acreditar que o evento é uma vitrine para as marcas que desejam conquistar mais espaço no setor de franchising. O interesse dos participantes pela GoldPlus superou as nossas expectativas”.

Jonas Bechelli, fundador e presidente da Doctor Feet

“As feiras da ABF são sempre grandes canais de aproximação entre reais interessados em empreender através da compra de uma franquia. Percebemos que a Expo Franchising ABF Rio está muito mais madura e a localização melhorou, o acesso foi facilitado com a mudança para o Centro de Convenções SulAmérica. Temos a expectativa de abrir ao menos duas novas unidades no Estado através dos leads recebidos durante o evento”.

Adriano Magalhães, head de expansão Brasil da Maple Bear

“Nossa experiência foi bem positiva. O stand da rede estava bem posicionado e, somente nos dois primeiros dias de evento, recebemos 30 leads dentro do perfil de candidatos que buscávamos. Também foi uma ótima oportunidade para participarmos de boas palestras e realizarmos networking com novos fornecedores e franqueados”.

Danyelle Van Straten, sócia-fundadora da Depyl Action e diretora da ABF Minas 

“A cidade maravilhosa é estratégica para ampliar a presença da Depyl Action no cenário nacional e mundial. A depilação brasileira é conhecida em todo mundo e, estar bem posicionado no Rio, é estar em uma vitrine para o mundo. Participar da Expo Franchising ABF Rio nos permitiu conversar com pessoas de todo Estado, ter contato com nossos clientes e, também, prospectar novos clientes para as 13 lojas em operação por aqui. Até o final do ano, vamos inaugurar mais duas lojas: Ipanema e Macaé”, comenta.

Bruno Gorodicht, diretor executivo do Espetto Carioca e Bendito

“O Espetto Carioca gostou da retomada dos negócios no Rio de Janeiro. O otimismo da cidade está voltando, principalmente para negócios. Trouxemos como novidade a nossa nova marca, o Bendito. É a primeira vez que o Bendito participou de uma feira de franquias. E, estamos enxergando ainda mais oportunidade de negócios. Talvez por ser uma marca nova, as pessoas têm mais curiosidade de saber e conhecer. Estamos percebendo que o nível dos leds é muito bom, com oportunidades de negócios maiores, grupos e etc. Estamos otimistas, acreditando que vamos continuar fazendo uma continuidade, um pós-feira muito legal”.

Marco Tulio – CEO da hamburgueria LEMAX

“Estreamos na feira e lançamos nossa marca. Superou nossas expectativas, já temos mais de cinco franquias encaminhadas, já até com ponto de venda. Então para o LEMAX o resultado foi muito bom, até acima da nossa meta.”

João Baptista, diretor de expansão do Rei do Mate

A Expo Franchising Rio deste ano foi um evento que surpreendeu pela qualidade dos leads e visitação. Com certeza, o novo local, associado a uma boa estratégia de divulgação contribuíram para o sucesso. Estamos otimistas com o resultado e temos boas expectativas de realização de bons negócios.

Henrique Mol, diretor da Acquazero e Suav

O evento tem sido além das expectativas, em números de candidatos interessados. O que tem chamado muito atenção das pessoas é o aplicativo: dá conveniência ao cliente e potencial para os franqueados. Há expectativa de 15 negócios fechados pela Aquazero e uns três pela Suav neste evento.

Bruno Zanetti, presidente do Grupo ZNTT

Essa edição no Rio de Janeiro superou nossas expectativas. Tivemos interessados muito qualificados, gente que quer realmente empreender. Participamos com as franquias Mordidela; TFlow, A Marca dos Artistas; e Bem Seguros e Créditos. Estar na Expo Franchising ABF Rio nos proporcionou muitas possibilidades e tivemos uma procura significativa, aos quais daremos sequência até fechar negócio. Estar numa feira de renome traz credibilidade para o negócio e confiança para quem deseja empreender. É uma grande oportunidade tanto para o franqueador quanto para os franqueados.